A última edição da Dengeki PlayStation revelou novos detalhes de Natural Doctrine.

O jogo está sendo dirigido pelo diretor da série Patapon, Atsushi Ii, possui design dos personagens por Atsushi Ikariya e a música está sendo composta por Noriyuki Asakura.

Natural Doctrine é um simulador RPG com um sistema de batalha por turnos. Ele terá batalhas dentro de áreas gigantes com diversos personagens. A história e o multiplayer são completamente diferentes e no multiplayer existirá tanto um modo competitivo quanto cooperativo. O modo história é contado através dos olhos do personagem principal If, que é acompanhado de duas garotas chamadas Vashiri e Anka.

Conforme você avança nos turnos das batalhas, pode controlar o tempo de forma dinâmica. Múltiplas unidades podem ser controladas em um espaço único e os oponentes e aliados formam acampamentos enquanto lutam. Enquanto a área vermelha do campo inimigo é atacada pela área azul do seu campo, e não é exterminado, você retornará para a sua área azul quando o turno acabar. Áreas coloridas não indicam quais áreas você controla, porém. É possível esconder atrás de objetos, também.

O jogo é da Kadokawa Games e será lançado para o PS3, PS4 e Vita em 22 de fevereiro no Japão.