Deracine

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


Olá, sou Masaaki Yamagiwa, produtor de Déraciné no Japan Studio.

A aventura para PlayStation VR Déraciné, co-desenvolvida pelo Japan Studio e a FromSoftware, será lançada em breve, no dia 6 de novembro de 2018.

A história se passa num internato, onde 3 meninos e 3 meninas vivem com seu tutor. Os jogadores serão uma fada invisível, vivendo num mundo onde o tempo não passa.

O mundo onde o tempo parou

A fada, que vive em outro mundo, invisível aos humanos, pode interagir com as crianças apenas de maneira indireta. Para que ela se aproxime das crianças, a fada usa alguns de seus poderes para interagir com o mundo delas, movendo objetos pelo tempo e espaço, e adicionando tempo à vida de alguns objetos.

No mundo onde o tempo não passa, as crianças também estão congeladas – incapazes de se mover ou falar e sequer ver a fada. Entretanto, há uma maneira que a fada pode aprender mais sobre elas. As memórias das crianças são deixadas nesse mundo; e assistindo essas memórias, a fada pode aprender mais e conseguir dicas de como interagir com elas. Eventualmente, as crianças notam a presença da fada, e se tornam amigos apesar de viverem em mundos separados.

Uma história contada em “fragmentos”

Explorando o mundo atemporal, a fada pode encontrar várias pistas fragmentadas, na forma de visões e memórias, além de itens como cartas, chaves e instrumentos. Juntando esses fragmentos, os jogadores podem começar a ver o que está acontecendo no mundo das crianças, o que podem fazer e como a exploração do mundo acaba formando a história.


Déraciné teve início quando o Japan Studio e a FromSoftware tentaram ver se conseguiriam criar uma experiência inteiramente nova usando a tecnologia VR.

Quando o diretor Hidetaka Miyazaki encontrou VR pela primeira vez, ele sentiu uma sensação enorme de presença – como se os personagens em VR existissem, e ao mesmo tempo fossem desconectados de nosso mundo. Déraciné é um jogo que tenta capturar esta estranha sensação, única ao VR, e criar uma experiência interessante tornando-a o conceito central do mundo do jogo. A ambientação, apresentação e conhecimento de um mundo onde o tempo não existe, além do papel do jogador como uma fada invisível, são usados para enfatizar esta sensação.

Este estilo de apresentação agrega valor à ações básicas como apenas observar o ambiente e explorar, que se encaixa também no centro de jogos de aventura clássicos. Dessa maneira, Déraciné é um jogo que pode não ter sido feito se não fosse pela plataforma VR, e mostra o nosso ponto de vista sobre o que um jogo VR pode ser.

Caso esta experiência baseada nos conceitos de presença e ausência seja intrigante para você, o jogo já está disponível na pré-venda na PlayStation Store. Déraciné será lançado dia 6 de novembro de 2018.

  • Bônus de pré-venda
  • Tema Dinâmico Déraciné – Classroom (tema para PS4)
  • Conjunto de Avatares Déraciné (6 Avatares PSN)
Winz.io