Cyberpunk 2077

Durante a E3 2019, a CD Projekt RED mostrou Cyberpunk 2077 à imprensa em uma sessão a portas fechadas.

A demo começa com a introdução de Johnny Silverhand, interpretado por Keanu Reeves, que aparece como um fantasma virtual visível apenas para o jogador. Johnny convenceu o protagonista a ajudar a encontrar sua namorada, Alt Cunningham, e a próxima peça do quebra-cabeça é uma mulher conhecida como Brigitte. Ela é uma líder entre os Voodoo Boys, uma facção canônica do RPG de mesa original de Mike Pondsmith, Cyberpunk 2020. No meio do caminho estão os Animals, uma facção de fisiculturistas que modificam seus corpos com drogas ilegais em vez de usar aprimoramentos mecânicos.

A CD Projekt RED reformulou os Voodoo Boys como espiritualistas haitianos cuja forma de adoração envolve hacking e viagens pelo ciberespaço. Eles têm uma paixão por couro preto e computadores poderosos, e são bem respeitados por todo o bairro de Pacifica.

A mecânica de condução desempenhou um papel central na demonstração Cyberpunk 2077. Foi exibido o jogador pulando a bordo de uma motocicleta futurista e percorrendo o mundo aberto do jogo de um local para outro. CD Projekt disse que na versão final será possível passar o tempo simplesmente vagando pelas ruas em um veículo, ouvindo o rádio e procurando por missões.

A maior parte da demo se concentrou em uma missão de infiltração em que o jogador teve que invadir um prédio controlado pelos Animals. No início, a demonstração mostrava como um Netrunner – uma classe de personagem capaz de invadir qualquer sistema eletrônico do jogo – poderia explorar o ambiente para obter uma vantagem. Ao desligar as câmeras de segurança e aumentar o zoom com a audição sobre-humana, era bastante fácil conseguir entrar no complexo.

O que surpreendeu foi a eficácia da classe Netrunner no combate. A principal arma em exibição era chamada de nanofio, uma fina extensão de cabo laranja neon. De perto, o nanofio funcionava como um chicote, cortando cabeças facilmente. Em um encontro dramático, um lutador de corpo a corpo atacou o jogador, que rapidamente cortou o soco no meio do braço.

Mas o nanofio não é apenas para combate. Ele também pode ser usado para acessar as mentes das pessoas. Como a modificação do corpo é tão proeminente, não é difícil para um Netrunner hackear pessoas – é a mesma coisa que invadir computadores. Uma vez dentro da mente do líder do grupo, o jogador teve acesso fácil aos implantes cibernéticos de todos que estavam abaixo deles. O que se seguiu foi uma terrível série de suicídios, quando o jogador assumiu o controle dos inimigos e forçou-os a detonar granadas de mão ou atirar na cabeça.

A CD Projekt RED explicou que as classes de personagens fixas não existem em Cyberpunk 2077. Com o seu sistema, os jogadores são capazes de misturar e combinar habilidades de diferentes estilos de combate para criar seus próprios personagens altamente personalizados. No centro da experiência estarão as habilidades tradicionais de mesa, com stats representando reflexos, habilidade técnica, corpo e inteligência servindo como base para a criação de personagens.

O site Polygon, porém, acredita que o combate ainda não está perfeito. A I.A. deixou a desejar na demonstração, ficando presa no cenário em certos momentos. Também aconteceu dos inimigos socarem o ar várias vezes, sem que o jogador esteja perto. A parte do tiroteio também foi meio estranha, de acordo com o site, dizendo que era como se fosse um The Division 2 em primeira pessoa (portanto sem as animações que o personagem do jogo da Ubisoft faz e você pode conferir). Ou seja, era meio “desajeitado”.

Paralelo a isso, em entrevista ao E3 Coliseum 2019, a CD Projekt RED revelou que Keanu Reeves ficou cerca de 15 dias gravando as suas falas na desenvolvedora. São tantos diálogos que apenas o protagonista possui um número maior de conversas.

Por fim, a CD Projekt RED divulgou mais duas imagens inéditas do jogo (veja logo abaixo). Cyberpunk 2077 será lançado em 16 de abril de 2020 para PS4, Xbox One e PC.

Winz.io