Predator: Hunting Grounds

A Sony e a desenvolvedora Illfonic lançaram o primeiro trailer de gameplay de Predator: Hunting Grounds durante a noite de abertura da Gamescom 2019. Veja mais abaixo.

Predator: Hunting Grounds será lançado em 2020 para o PS4.

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


Nosso CEO Charles Brungardt acabou de sair do palco com Geoff Keighley mostrando nosso primeiro trailer de jogabilidade. Caso não tenha visto, estou aqui para dar um resumo sobre o que estamos mostrando na gamescom e o processo de criar este game.

Predator: Hunting Grounds é um shooter online multiplayer*. Achamos que esta é a melhor maneira de entregar nossa visão para o projeto: recriar o medo puro de estar sendo caçado por algo mais rápido e forte que você, e a adrenalina de ser o caçador. É isto mesmo: Predator: Hunting Grounds será 1v4, e sim, você poderá jogar como o Predador! Todos os outros na partida serão parte de uma Fire Team elite de quatro pessoas, os melhores soldados para encarar este desafio.

Esta é a primeira vez que mostramos a jogabilidade do título, e não podemos estar mais animados. Ainda estamos no início do desenvolvimento—o que estão vendo são imagens de um build pré-alpha, mas já podem ter uma idéia da nossa visão para o projeto. Podem ver como queremos que nossas missões iniciem, onde a Fire Team está chegando de helicóptero na selva. Alguém reconheceu a música? Direto de 87! Como estava dizendo, você chega no mapa e a Fire Team parte para completar os objetivos que foram dados, eliminar a IA e tudo mais. Queremos que o jogo como a Fire Team pareça seu próprio game: há combatentes de IA para encarar, objetos para coletar ou destruir, e o mais importante, sair de lá o mais rápido possível quando tudo terminar.

É esta dualidade que faz as coisas particularmente interessantes quando o jogo dá uma guinada e o Predador entra em cena. Você nunca sabe o que vai acontecer… O Predador caçará a Fire Team e receberá seus troféus, ou será que a Fire Team conseguirá terminar sua missão e matar o Predador? Assim a jogabilidade permanece intensa e rápida, algo que queremos mostrar no trailer.

A cena da selva na demo é bela e cheia de perigos. Com a folhagem para camuflar, as ameaças podem vir de qualquer direção. Diferente de vários games, aqui você PRECISA se lembrar de olhar para cima. A selva é um parque de diversões para o Predador, com árvores para escalar e galhos para saltar. Realmente quisemos capturar aquele elemento surpresa e a antecipação do que está por trás de cada arbusto, árvore ou pedra ao se aproximar. A Fire Team deve se sentir poderosa contra os inimigos humanos, mas com medo do verdadeiro perigo do mapa: o Predador.

Usamos o filme de 1987 para a maior parte de nossa inspiração para o jogo. Esperamos que isso seja visível aos jogadores pelo ambiente na selva, mas também pelo esforço que tivemos nos bastidores. Pesquisamos as armas originais e chegamos até a gravá-las sendo usadas em áreas de vegetação densa para garantir que o som e a reverberação entre as árvores e folhas ficasse o mais realista possível. Claro, usamos armas mais modernas também e evoluímos a tecnologia para o jogo; queremos que a Fire Team esteja na melhor condição possível para enfrentar o caçador mais perigoso do universo. Além disso, encontramos os sintetizadores usados na trilha sonora original. Estes são apenas alguns dos exemplos dos detalhes que a equipe colocou na criação de Predator: Hunting Grounds. Tem sido um sonho de infância nosso trabalhar em um título Predador. O meu lado criança que brincava de Predador no quintal com amigos está muito contente!

Quando olhamos para este IP, é realmente importante que ficássemos dentro do que é aceito como parte real do universo Predador, mas também ir além. Tem sido ótimo ter todos da Fox para responder nossas perguntas e checar tudo. Especialmente já que fomos entregues a oportunidade única de tudo que fizermos para este jogo passar a fazer parte do universo Predador.

Preferimos nos inspirar no filme original de 1987 em vez de nos filmes mais recentes já que acreditamos ser o melhor exemplo da franquia. Esperamos que os fãs dos filmes vejam este jogo como uma carta de amor ao longa metragem. Tendo dito isso, nosso game se passa algumas décadas no futuro, então tivemos que incorporar todos os filmes na história. Os jogadores poderão ver isso em pequenos detalhes. Por exemplo, usamos Stargazer, do filme mais recente, e adicionamos mais história entre as duas facções. Mal podemos esperar para a comunidade entrar no game e ver como juntamos tudo!

Os Predadores caçam em locais cheios de combate e conflito. Também usam caminhos menos acessíveis: árvores, telhados e outras posições para obter a vantagem. Nossos mapas foram feitos para ter dois caminhos: O chão, onde os humanos (a Fire Team e os inimigos) operam, e o mapa “Predkour” que o Predator usa primariamente. O Predador pode, claro, usar ambos os caminhos, mas é muito mais divertido usar o Predkour para espreitar sua presa.

O Predador pode rapidamente correr e pular de árvore para árvore, ou descer até o chão e subir novamente enquanto se move pelo mapa. O Predador é um monstro que aparece do nada e mantém a Fire Team sempre alerta. Isso cria a tensão e o terror que pelo qual o Predador é conhecido.

Criamos um sistema para o Predador que chamamos de “Predkour” aqui no estúdio; tipo parkour encontra Predador. O Predador possui a habilidade de atacar de cima e do chão, assim como nos filmes. Isso quer dizer que precisávamos criar um sistema para o Predador subir nas árvores e se mover de galho em galho, ou estrutura. O sistema Predkour tem sido o elemento mais desafiador de criar o jogo. Queremos que o movimento do Predador pareça fácil e o faça se sentir sobrehumano com seu poder de atravessar o mapa sem esforço.

Isso também explica porque o Predador joga em terceira pessoa, versus o estilo em primeira pessoa da Fire Team. A visão em terceira pessoa permite que o jogador do Predador veja não só o Predador, como também os caminhos disponíveis para ele tomar, e caçar, tudo ao mesmo tempo.

O Predador, sendo até o nome do jogo, deve ser poderosos e inumano, mas de certa forma equiparado à Fire Team. A Fire Team joga em primeira pessoa, e a mudança de câmera ajuda na sensação de criar dois jogos separados. É mais difícil de criar, mas vale o esforço. A primeira pessoa dá mais noção do que está à sua frente, mas pelo campo de visão menor, aumenta o medo quando se sabe que um Predador está te caçando.

Só porque a Fire Team está sendo caçada, não quer dizer que são indefesos. O Predador é poderoso, mas não invencível. “Se sangra, é possível matá-lo.” É tudo sobre a visão de combate; o Predador não é completamente visível, mas pode se ver um pouco dele quando se move pelo mundo, mesmo quando está camuflado, mostrando sua localização, também por seus sons e o movimento nas árvores.

Quando surgiu a idéia original (antes mesmo de falar com nossos parceiros), queríamos criar um game que pudesse ser bom mesmo se o inimigo não aparecesse ou fosse ruim. Adoramos jogos de tiro co-op, então a idéia de criar um shooter de equipe com um inimigo controlado por um jogador que aparece eventualmente nos deixou bem animados. Quando apresentamos a idéia para nossos parceiros, todos entenderam o que queríamos fazer e logo apoiaram. Este tipo de estilo de jogo não foi abusado até a morte, mas ao colocar inimigos de IA, mudamos tudo para algo ainda mais interessante e novo. Achamos que acertamos na estrutura e ritmo das missões, e mesmo sem o Predador, seria um co-op de tiro legal para jogar com seus amigos.

O Predador é conhecido por usar várias armas diferentes, mas entre as mais conhecidas estão suas lâminas no pulso e seu atirador de plasma. Elas sozinhas já tornam o Predador perigoso. São as armas que vemos na demo. A combinação das duas faz do Predador um inimigo extremamente formidável.

O equilíbrio dos Hunting Grounds é importante e está sempre em mutação. Uma boa Fire Team se comunica bem e rastreia e indica a posição do inimigo muito melhor do que uma equipe que corre para todo lado sem trabalhar junta. Um Predador que caça sua presa e espera pela melhor oportunidade de atacar pode ser mais perigoso que um que pula em cima do primeiro inimigo que vê ou tenta enfrentar a Fire Team toda de uma vez. É um verdadeiro jogo de gato e rato, onde o rato pode se tornar o gato algumas vezes.

•••••

Conforme continuamos o desenvolvimento, mostraremos mais do jogo, e já estamos extremamente orgulhosos do que estamos criando. Mais perto do lançamento, os fãs dos filmes e jogos do Predador terão mais notícias, e ficarão tão animados quanto nós.

*O multiplayer online requer uma conexão com a internet e uma assinatura PlayStation®Plus ativa (vendida separadamente).

Winz.io