Maquette

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


Maquette é um game de puzzles, mas não no sentido que Sudoku é um puzzle, é mais como uma história com puzzles espalhados por ela. Conforme explorar o mundo recursivo do game, descobrirá as memórias de um jovem casal apaixonado, e resolverá puzzles usando pensamento criativo.

Mundo Recursivo

O nosso game se passa em um mundo que vive dentro de si mesmo recursivamente. É uma ideia bem mais fácil de entender quando a ver em ação, mas aqui está um experimento que podemos fazer agora mesmo para transmiti-la.

Imagine que, para este experimento, todo o mundo de Maquette é apenas uma casa, e toda ação do jogador acontece dentro desta casa. Agora imagine que há uma pequena maquete desta casa em uma mesa na sala de estar. Se olhar para dentro dela, verá exatamente o que existe na casa real, mas em escala menor. Só que não são duas casas diferentes – são duas instâncias do mesmo mundo existindo simultaneamente, só que um dentro do outro.

Agora, com isso em mente, se você corre e abre a porta da casa e depois volta para a maquete, verá que sua porta também está aberta. Da mesma forma, se fechar a porta da maquete com o dedo, ouvirá a porta da casa real se fechando também.

Manipulação de Tamanho de Objetos

E tudo fica ainda mais estranho. Objetos muito pesados para você mover na casa real, podem ser facilmente levantados e movidos na maquete – e conforme o fizer, o mesmo objeto se moverá na casa real.

E isso não é tudo, se for abrir a porta da casa normal e sair, se encontrará em uma mesa numa sala de estar gigante, dentro de uma casa gigante 9que também teria a porta da frente aberta). Maquette leva a ideia além de uma única casa e a aplica a uma série de locais fantásticos.

Desafios de Quebrar a Cabeça

Os puzzles de Maquette seguem as regras mágicas deste mundo diferente do nosso, e as usam de maneiras não tão óbvias a princípio. Então quando uma solução óbvia não funcionar, pense no mundo recursivo e o que o torna diferente do nosso, e em como essas diferenças podem permitir que alcance seu objetivo de maneira impossível na vida real.

Criamos a simulação recursiva e depois exploramos suas características para criar situações exclusivas ao nosso mundo que fossem puzzles. Conforme o jogador destravar os segredos do mundo, criamos novas situações que utilizam o que o jogador já aprendeu, mas com truques e mudanças.

Maquette tem muito a oferecer emocionalmente, tanto nos puzzles quanto na história. Em primeiro lugar, a sensação de surpresa de alegria de explorar um mundo fisicamente impossível. Os puzzles e a realidade recursiva são cheios de momentos “a-há” e “nossa”, e a narrativa pede que faça uma jornada de amor, perda e aceitação. Juntos são uma mensagem de compreensão – no mundo físico, na mente e no coração.

Winz.io