Luna

O texto abaixo foi postado no PlayStation.Blog brasileiro.


Olá, sou Robin Hunicke, CEO e co-fundador do Funomena, e é com prazer que anuncio hoje que a nova Storybook Edition de Luna estará disponível dia 18 de junho para PS4 e PS VR!

Este game é especial para mim por vários motivos. Para começar, ele marca o primeiro lançamento do estúdio Funomena para PlayStation. Martin Middleton e eu fundamos Funomena após trabalharmos juntos em Journey para PS3. Nosso objetivo explícito era criar um estúdio diverso e inclusivo que exploraria o futuro dos games e consoles. Então você pode imaginar como ficamos empolgados quando o PS VR foi anunciado. Lançar um game para esta plataforma é a realização de um sonho!

Luna também é o primeiro título comercial que lançamos como estúdio, então marca o fim de vários primeiros esforços para nós como equipe: entre conseguir o dinheiro para criar o jogo e encontrar nosso primeiro escritório, até contratar nossa equipe, aprendermos a colaborar e finalmente vender nosso primeiro título para VR. Muitas pessoas maravilhosas nos ajudaram pelo caminho, também há um imenso senso de gratidão inerente a este lançamento.

Criativamente falando, Lura é um título bem pessoal, com elementos de cada membro da equipe tecidos em seus ambientes e história. iniciei o desenvolvimento enquanto passava por grandes mudanças em minha vida. Durante esse tempo, senti que havia uma sensação constante na barriga — um nó de energia nervosa, excitada e assustada ao mesmo tempo. Com o tempo, comecei a perceber que haviam elementos do meu passado que contribuíram para esse sentimento, e conforme aprendi mais sobre trauma e recuperação, comecei a pensar: será que criar um game ajudaria essa sensação se resolver?

Conforme a equipe crescia, passamos mais e mais tempo falando sobre como ser criativo é uma das melhores maneiras de comunicar como experiências passadas nos afetam. Usamos a noção de que a arte pode curar feridas nas mecânicas do jogo, criando uma experiència tátil, áudio visual que desafia os rótulos normais dos games. Um conto de fadas meditativo, escultural, sobre deixar nossos erros no passado e aprender a curar os outros curando a si mesmo.

Penso muito sobre esta idéia: que passar mais tempo nos ajudando é relaxante, pacífico e que nos deixa entrar me contato com nosso valor criativo, poderemos trazer paz e alegria ao que muitas vezes é um mundo caótico, imprevisível e estressante. Enquanto jogos com muita ação e emoção tem seu lugar, títulos como Luna também, dando liberdade para ficar calmo, se esticar e formar algumas árvores, tocar uma música em lírios musicais e brincar com um pássaro. Sim, você pode fazer carinho no pássaro. 😀

Não quero dizer muito sobre o jogo em si, já que é melhor vivenciado do que explicado. Mas para encerrar, vou dizer que o título exemplifica a crença central do Funomena de que jogos devem explorar todo o espectro de experiências — do sem noção ao divertido ao contemplativo ao criativo. Como os jogos são um imenso mar de possibilidades, temos sempre novos lugares para navegar.

Não vemos a hora de compartilharmos Luna com vocês e ouvir sua opinião!

Winz.io