Katamari

Em uma entrevista com o site GamesIndustry.biz, Keita Takahashi, criador de jogos como Katamari Damacy, Noby Noby Boy e Wattam, revelou ser uma pessoa bastante negativa com as coisas.

Takahashi disse que o objetivo que ele tinha com Katamari era mostrar para os jogadores e as publishers que os jogos podem ser diferentes, que poderiam oferecer sentimentos e humores diferentes quando comparamos com outros jogos. Apesar do sucesso comercial e de crítica com Katamari, Takahashi sente que não foi um sucesso para ele.

“Eu não sei se foi um sucesso. Eu sei que Katamari deixou as pessoas felizes, mas talvez uma pequena parcela de pessoas apenas, não como um título AAA com milhões, bilhões de pessoas. Não como um Fortnite ou um GTA, blá, blá, blá. Eu não acho que eu fiz a mudança [na indústria], ou não o suficiente”.

Com Wattam, título que anda sumido mas ainda está em desenvolvimento (e esteve na E3 2018 a portas fechadas), Takahashi ainda está tentando fazer as pessoas pensarem sobre os jogos, mas ele está quase desistindo desse objetivo.

“Eu não sou otimista. Para mim, ainda não está mudando. Ainda é a mesma coisa. Nunca mudará. É sempre assim. Eu estou tentando ir contra a onda dos jogos do momento que temos no momento. Você sabe: tiros e lutas. Eles nunca mudam, mas quase todas as pessoas amam esse tipo de jogo, o que eu entendo. Tiroteio ou luta é meio que divertido. Mas como um game designer, isso é meio triste, porque não podemos oferecer uma perspectiva diferente para o jogador. Eu entendo que luta é divertido, mas essa é uma perspectiva diferente de diversão. Eu ainda acredito que os jogos são uma mídia muito única, que é interativa, possui música e visão, e pode oferecer mais que uma história emocional. Mas ainda oferecemos ao jogador uma perspectiva muito pequena de experiência de vida”.

Winz.io