Dragon Ball FighterZ foi um popular jogo de luta em 2018. O título, além de ter boas vendas, quebrou recordes de audiência durante a EVO 2018 em agosto. Considerando o seu sucesso, os fãs acreditavam que o suporte ao jogo era algo certo, mas infelizmente parece que esse não é o caso.

Primeiramente, a lista de jogos que terão torneios na EVO Japan (que acontece em 15, 16 e 17 de fevereiro) não incluía Dragon Ball FighterZ. Depois, o Anime Ascension, que ocorrerá no mesmo fim de semana da EVO, mas na Califórnia, também teve que cancelar o torneio de DBFZ. Antes ainda da EVO Japan e do Anime Ascension, DreamHack Atlanta já havia cancelado o torneio, mas não causou muita atenção na época.

Não há um comunicado oficial do motivo dos campeonatos estarem sendo cancelados. No entanto, segundo o que os organizadores têm divulgado, a culpa é basicamente da Toei (ou da Shueisha). No caso, a Bandai Namco paga para a companhia um valor fixo para poder lançar um jogo Dragon Ball. Depois, as vendas e suporte é tudo por conta e risco da Bandai Namco. No entanto, como DBFZ virou um título eSport, a Toei (ou Shueisha) não estava vendo um centavo desses campeonatos e, ao que parece, resolveu agir. Ela está cobrando valores altamente absurdos para que os campeonatos possam ser realizados, a ponto de que o lucro que os organizadores recebem ao realizar os torneios não seria o suficiente para pagar o que está sendo exigindo. Com isso, os campeonatos estão sendo simplesmente cancelados.

É difícil saber ainda o que vai acontecer. Se a Bandai Namco realizar um acordo, é possível que tudo volte ao normal. Caso nada ocorra, é bastante provável que o jogo “morrerá”, pois não haverá mais campeonatos e dificilmente transmissões ao vivo serão feitas com medo da Toei agir também.

Além disso, rumores apontavam que veríamos anúncios de DBFZ na Jump Festa 2019 que ocorreu neste fim de semana no Japão. Por ser um evento focado justamente nas franquias da Jump, era onde os jogadores esperavam ver um anúncio de uma segunda temporada de DLCs. Mas nada aconteceu.

A esperança em vista de todos os jogadores no momento é a World Tour de DBFZ. É o campeonato oficial e o único que ainda não foi cancelado devido a esses problemas. As finais serão em 26 e 27 de janeiro. Resta, portanto, aguardar para ver o que vai acontecer.

O vídeo no topo desta notícia é do YouTuber Maximilian Dood, o qual explica em mais detalhes ainda o que foi escrito nesta notícia.

Winz.io