The Last of Us Part II

Se você usou uma rede social antes do lançamento de The Last of Us Part II, provavelmente acabou sabendo de uma parte importante da história e viu inúmeras piadas que envolviam um taco de golfe.

Dito isso, a partir deste momento a notícia terá spoilers de The Last of Us Part II. Porém, são spoilers apenas relacionados ao que vazaram antes do jogo ter sido lançado.


O diretor Neil Druckmann, juntamente com Ashley Johnson (Ellie) e Troy Baker (Joel), participou do spoilercast do Kinda Funny e finalmente pôde dizer o seu lado sobre os vazamentos que aconteceram.

Caso você não saiba, o que acabou vazando na época foi a cutscene da morte de Joel nas mãos da Abby, entre outras coisas também importantes, mas que não se comparam a essa cena tão importante. A morte de Joel é a coisa que inicia a missão de vingança de Ellie, preparando o resto do jogo. É um momento grande e impactante – que seria melhor experimentar por si mesmo.

Os vazamentos também começaram o que agora se transformou em meses de toxicidade no debate em torno do jogo. Algumas pessoas viram os vazamentos, decidiram que não gostavam da história e começaram a criticar o jogo.

Então, como esses vazamentos afetaram a Naughty Dog? Segundo Druckmann:

“O que foi realmente difícil foi quando os vazamentos aconteceram e você vê aquela cena sair [publicamente]. O amor que as pessoas têm por esse personagem, e tudo o que elas têm é isso, e [o fato de] você jogar como a pessoa que o matou. E eles perdem a cabeça. Compreensível. Depois, temos que ficar sentados lá por dois meses, tipo ‘há mais, mas não podemos dizer nada agora’. Eles apenas vivem com essa frustração e raiva. Isso foi dificil. Isso foi realmente muito difícil.

Foi um dos piores dias da minha vida quando o vazamento aconteceu. Eu vi isso acontecer em tempo real. Vi quando chegou ao YouTube. Estávamos todos em pânico, pedindo para eles derrubarem. Depois, há um atraso, por isso leva uma hora para derrubá-lo. Talvez tivesse mil visualizações quando tudo foi retirado. Então você fica sentado lá e seu coração afunda, e você pensa: ‘está por aí, é apenas uma certa quantidade de tempo até que exploda’. Algumas horas depois, está em todo lugar e você começa a ser odiado em todas as mídias sociais em que está, e logo isso se transforma em ameaças de morte, comentários anti-semitas e apenas loucura que eu nunca poderia ter previsto. Eu sabia que as pessoas ficariam chateadas com um personagem que amam morrer. Eu nunca pensei que chegaria a esse tipo de ódio? Eu nem sei como descrever. Frustração?”

Druckmann diz que o estúdio sabia que haveria alguns fãs que ficariam zangados com a forma como Joel é morto. Eles sabiam que seria polarizador. Mas eles não estavam preparados para o que aconteceu.

“O difícil de ver é que as pessoas cravam os calcanhares na areia e tomam essa posição como ‘eu já odeio esse jogo, nenhuma quantidade de contexto vai mudar isso para mim'”, explicou Druckmann.

De certa forma, isso provou ao estúdio que a cena funciona. A Naughty Dog queria que os jogadores se sentissem como Ellie se sentia naquele momento: zangada, com raiva, enojada. Se os comentários na internet sobre os vazamentos foram um parâmetro para atingir essas emoções, foi um sucesso.

“Em algum momento, levou alguns dias, você percebe que o pior aconteceu”, continuou Druckmann. “A pior maneira de apresentar este jogo aconteceu – nosso pior medo. Porque fizemos muito para tentar proteger essa história”.

Neste mesmo podcast, Druckmann confirmou que não teremos DLCs para The Last of Us Part 2.

Winz.io