NotíciasPlayStation 4PlayStation 5

Falcom comenta sobre planos para o PlayStation 5, Ys X e mais em entrevista

A última edição da revista Dengeki PlayStation (Vol. 682) inclui uma entrevista com o presidente da Falcom, Toshihiro Kondo. Ele falou sobre a série Ys, Ys IX Monstrum Nox, a série Trails / Kiseki e o que a Falcom está planejando fazer com o PlayStation 5.

Kondo falou primeiramente sobre o que a Falcom fará com Ys X. Ou melhor, que eles ainda não sabem o que fazer. No momento, os planos para Ys X não existem, mas Kondo definitivamente quer transformá-lo em um jogo memorável, pois será Ys X afinal de contas. Ele quer evoluir a série e seus sistemas ainda mais em comparação com Ys IX, mas talvez também o aproxime de suas raízes, enquanto vê o que pode ser melhorado.

Kondo também mencionou que Ys X será um jogo para PS5 se houver demanda suficiente dos fãs. Mas se muitos fãs ainda desejam jogar no PS4, será no PS4. A Falcom é um estúdio muito pequeno, então, a menos que o PS5 seja realmente fácil de desenvolver e que os custos de desenvolvimento não sejam muito maiores do que para o PS4, eles não correrão o risco e permanecerão no PS4 por um ou dois anos pós-lançamento do PS5.

Kono também falou sobre a série Kiseki. Mais notavelmente, sobre um possível novo jogo Ys Vs Kiseki. Ele mencionou como jornalistas não japoneses costumam perguntar a ele sobre isso e que gostaria de fazer um novo título um dia. Ele disse, brincando, que poderia escrever uma lista de “jogos que a Falcom precisa criar” e fazer tudo isso, mas não vai acabar até que ele complete 60 anos (atualmente possui 44 anos).

Em seguida, Kondo falou sobre o Ys IX Monstrum Nox em detalhes. O jogo recebeu uma nova atualização em 29 de novembro, que corrigiu o problema da taxa de quadros por segundo e, a princípio, é a atualização final do jogo. Ele também mencionou que Ys IX poderia ter uma versão aprimorada lançada no PS5, o que acrescentaria muitos elementos novos, como tornar a Aprilis jogável.