O site Eurogamer obteve os detalhes do firmware 5.0 do PS4, o qual a Sony pretende realizar um teste beta muito em breve.

Segundo o site, uma das principais novidades será a transmissão no Twitch a 1080p e 60 quadros por segundo para os donos do PS4 Pro.

Com o firmware 5.0, será possível seguir qualquer conta da PSN, e não apenas as verificadas ou oficiais. Dessa forma, você pode ver o que o usuário está fazendo, sem ser amigo dele necessariamente. Além disso, o compartilhamento de conteúdo deverá ser ainda maior.

Outra novidade é em relação a sub-contas ou para crianças. Pessoas que usam esse sistema na família poderão definir quem são os pais e controlar as contas das crianças com mais facilidade. Um aplicativo será lançado para PC e smartphones que possibilitará ainda mais esse manuseio.

Por fim, as notificações do sistema ficarão visíveis no menu rápido do PS4. Ou seja, você não precisará ir até a tela principal para ver o que teve de notificação. Status de upload e download também estarão no menu rápido.

Outras mudanças pequenas incluem notificações para eventos, comentários de espectadores na tela enquanto transmite via PS VR, possibilidade de conectar transmissões ao PlayStation Community e suporte a sete novas línguas: tcheco, tailandês, grego, indonésio, vietnamita, romena e húngaro.

Para os desenvolvedores, a Sony adicionará um suporte a bundles e discos de compilação de jogo com DLC. Ou seja, os desenvolvedores poderão lançar uma GOTY Edition sem uma programação adicional, basta compilar todos os arquivos (jogo e DLCs) no disco.

Outra novidade é que o PlayStation App para smartphones sofrerá uma alteração que melhorará seu design e perfomance.

Ainda não há uma data para o firmware 5.0.