PlayStation 5

Apesar de já sabermos da existência do PlayStation 5 e de alguns outros detalhes, as especificações técnicas do console por enquanto são apenas especulações. Com o anúncio do Xbox Series X na TGA 2019 e a confirmação de algumas informações, estamos cada vez mais próximo da Sony apresentar informações concretas do hardware do PS5.

O site Eurogamer, através da Digital Foundry, investigou um possível leak de informações que surgiu dias atrás e confirmou o vazamento das informações técnicas do próximo console da Sony. As informações não foram confirmadas pelas Sony e podem mudar eventualmente, porém temos aqui a arquétipo base do que seria o hardware do PS5.

  • Processador customizado de 8 núcleos baseado na tecnologia Zen 2 da AMD (possivelmente com clock a 3.2GHz).
  • Memória RAM GDDR6 com barramento de 512GB/s (possivelmente 16GB).
  • GPU baseada na tecnologia NAVI da AMD, com 36 unidades de processamento a 2GHz.

A especificação em questão daria ao PS5 uma GPU com poder de processamento próximo a 9.2 teraflops, baseado pelas placas de vídeo de PC com poder similar. O alto barramento de transferência de memória encaixaria bem com as ótimas velocidades de leitura e gravação do SSD que o console irá usar.

Em comparação com possíveis especificações do Xbox Series X, temos o seguinte:

  • Processador de 8 núcleos baseado na tecnologia Zen 2 da AMD (clock não especificado).
  • Memória RAM GDDR6 com barramento de 560GB/s.
  • GPU baseada na tecnologia NAVI da AMD, com 56 unidades de processamento a 1.7GHz.

De acordo com as especificações, o Xbox Series X alcançaria algo próximo a 12 teraflops de processamento em sua GPU. Observando apenas pelo valor bruto, há uma diferença considerável entre os dois consoles, mas temos que observar alguns pontos.

  • O grande diferencial da próxima geração será o uso de SSD substituindo os HDD atuais. Os ganhos com velocidades de leitura serão imensos em jogos, independente do poder de processamento dos mesmos.
  • 1 teraflops da arquitetura NAVI é muito superior ao mesmo teraflop das GPUs da geração atual. A comparação entre as gerações não são mais válidas e só poderemos ver o resultado dos 9 e 12 teraflops no lançamento da próxima geração.
  • No leak não há menções da arquitetura do PS5 possuir ray tracing via hardware, porém o detalhamento de cada processador acontece de maneiras bem distintas. Outro ponto que reforça a estrutura da próxima geração é que o próprio arquiteto do PS5, Mark Cerny, já confirmou anteriormente que o console de fato terá ray tracing direto por hardware.
  • A diferença nas GPUs dos dois consoles pode criar uma diferença de preço entre eles. A produção do chip do Xbox Series X pode ter um custo bem mais elevado e, portanto, ser um console mais caro no lançamento. Isso inclusive reforça a hipótese da Microsoft querer lançar um console mais barato e menos poderoso em algum momento da próxima geração.
  • A tecnologia usada nos dois consoles são similares e, portanto, não há uma diferença grande na estrutura de hardware, como quando no lançamento do PS3 e Xbox 360. A grande questão aqui será como cada empresa personalizará seus hardwares para tirar o melhor proveito de cada um.
  • O alto custo da memória GDDR6 e de um possível SSD de 1TB implicaria nos consoles sendo lançados com um valor acima do que foi o PS4 por 399 dólares. Mesmo que seja possível alcançar esse valor, o PS5 seria o melhor candidato a conseguir, já que traria um melhor custo/benefício, diferente do console mais potente da Microsoft.

Para finalizar, o artigo mostra, da parte técnica, como funcionaria a retrocompatibilidade no PlayStation 5. A GPU conseguiria simular a performance da geração anterior. Há três modos de execução detalhados, sendo um deles o modo padrão, ou nativo, denominado Gen2 e funcionaria com todo seu poder liberado. Os outros dois modos seriam Gen0 e Gen1. O primeiro simularia na a mesma capacidade computacional e frequência do PS4 base, enquanto Gen1 seria a simulação da GPU do PS4 Pro.

Apesar de ser um vazamento confirmado pela Digital Foundry, não há certeza alguma de que essas serão as especificações finais. Até um anúncio oficial do detalhamento técnico dos próximos consoles tanto da Sony quanto da Microsoft, devemos observar as informações aqui como um ponto de partida para o que teremos no fim do próximo ano.

Aos interessados em toda a informação técnica que já apareceu na internet sobre os próximos consoles, um tópico no ResetEra faz um apanhado geral e apresenta bastante conteúdo.

Winz.io