FIFA

O texto abaixo foi publicado no site oficial do jogo.


Olá, fãs do FIFA,

Com a EA PLAY cada dia mais próxima, e com os novos anúncios de produtos, gostaríamos de oferecer uma atualização sobre a jogabilidade do FIFA e dar mais detalhes sobre as noções básicas de jogo que queremos melhorar no FIFA, ao longo do próximo ciclo de vida do produto.

Ouvimos os seus comentários ao longo do ano, e gostaríamos de tratar algumas das áreas perguntadas em diversos canais, além de responder por que alguns aspectos não foram tratados nos últimos patches.

Também gostaríamos de mostrar algumas ideias iniciais em que estamos trabalhando para o futuro. Com sorte, isso responderá às perguntas mais frequentes que vocês enviaram, além de esclarecer como seus comentários mais recentes estão sendo priorizados e tratados. Mas note que tudo o que for comentado abaixo não fará parte de um patch do FIFA 19: trabalharemos nessas questões para a próxima edição do jogo.

Embora o assunto deste artigo sejam as principais mecânicas de jogo, também gostaríamos de mencionar nosso trabalho para corrigir problemas referentes à resposta de jogabilidade online. Vamos monitorar continuamente essa área e divulgaremos mais atualizações conforme medidas forem tomadas. Embora o assunto deste artigo seja a jogabilidade atual, é importante observar que teremos mais coisas para mostrar sobre novos recursos de jogo no futuro próximo, além de mais informações sobre como vamos inovar áreas como o Modo Carreira e os Pro Clubs. Ouvimos seus comentários e teremos mais a compartilhar sobre melhorias dos modos e recursos adicionais em breve.

Patches/Atualizações de Jogabilidade

Anualmente, a equipe de jogabilidade faz o que pode para ajustar e refinar a jogabilidade ao longo do ano: implementando atualizações de grande porte, novos modos e novos recursos de jogo para cada nova edição do FIFA. Com o surgimento das opções online/multiplayer e o contínuo feedback da comunidade, a equipe conseguiu tratar de problemas com patches referentes a certas áreas do jogo que não funcionavam conforme o planejado. Com o passar do tempo, o conteúdo em tempo real tornou-se mais e mais importante para cada edição. De pequenos ajustes a atualizações de conteúdo com recursos para novas campanhas, diferentes itens, alterações dos rostos de jogadores e atualizações simultâneas de elencos, os patches tornaram-se mais constantes e importantes para a comunidade.

Quanto aos patches e correções de jogabilidade, a questão é mais complexa. Há vários segmentos de jogadores cujos comentários levamos em consideração: jogadores profissionais, jogadores básicos e jogadores casuais. A cada versão do FIFA, tentamos manter um equilíbrio entre uma jogabilidade acessível e baseada em habilidades, além de dar espaço para ajustes com patches de jogabilidade, quando possível.

Embora nossa ideia seja sempre entregar um sistema de jogabilidade refinado, há certas alterações que ficam mais difíceis de tratar em meio ao ciclo de vida do jogo. Podemos citar como exemplo o FIFA 19 e a Defesa de IA. A Defesa de IA tem um grande impacto em várias mecânicas de jogo. Para ajustar a Defesa de IA de maneira apropriada, a equipe precisa ter tempo suficiente para ajustar o impacto sentido em outras funções no gramado. É diferente da precisão de chutes de primeira, que é uma mecânica isolada que pode ser ajustada sem afetar outras áreas do jogo.

Feedback da comunidade

Já estamos tomando medidas para priorizar o feedback da comunidade numa etapa inicial do processo de desenvolvimento. Este ano, começamos a ter sessões de feedback interno, mais cedo do que antes, e incluímos Game Changers e jogadores profissionais no processo para garantir uma gama de opiniões mais ampla dentro da comunidade. É importante observar aqui que a comunidade do FIFA é vasta, e recebemos feedback de várias fontes, então às vezes o feedback pode ser bastante diferente dependendo de sua origem. O objetivo, conforme seguimos para a próxima edição do FIFA, é aumentar a qualidade geral e aplicar nosso tempo tratando dos principais problemas de jogabilidade que os jogadores mencionam.

Prioridades atuais de jogabilidade

Após várias sessões de feedback, e ao coletar feedback direto de jogadores em diversos fóruns, pesquisas, conteúdos e canais de mídia social, conseguimos implementar patches para tratar de alguns dos problemas nas etapas iniciais do FIFA 19, como: Chutes com Voleios Aéreos, Táticas Dinâmicas no meio do jogoChutes Colocados de Primeira, Pressão Defensiva, Finalizações Próximas à TraveBloqueios de Chute com Companheiros IA, Velocidade de Dividida, Vigor para Pressão Constante Defensivaajustes posteriores de Chutes e FintasChutes Colocados Calibrados, Intervalo de Chute Calibrado, e Movimentação do Goleiro.

Veja abaixo uma lista de mais ajustes e mecânicas/recursos solicitados pela comunidade em que a equipe está trabalhando e que serão priorizados na próxima edição do produto:

Defesa de IA

Muito trabalho está sendo realizado para criar uma experiência melhor para os jogadores quanto aos movimentos/posicionamento/reações da Defesa de IA e aos Companheiros de IA, pois essas foram questões continuamente mencionadas e solicitadas pelos jogadores para a próxima versão do FIFA:

  • Sistema de Defesa Renovado os sistemas de defesa estão sendo renovados, com a revisão do posicionamento e o ajuste da cadência e do fluxo no gramado. A defesa manual será realçada, resultando em conclusões mais gratificantes para quem a executar.
  • Dividida Planejada é um novo sistema que favorece a dividida manual, garantindo que o zagueiro que tente fazer a dividida a execute em um contexto favorável para a equipe (como recuperar a bola ou passar para um companheiro próximo, por exemplo).
  • Eficácia da Contenção e Contenção Secundária será reduzida, mantendo o posicionamento mais distante de jogadores/Companheiros de IA e tendo uma reação mais lenta com mudanças de direção do driblador, raramente resultando em uma autodividida ou um autobloqueio. Assim, a defesa manual será não só mais eficaz como também mais recompensadora.
  • Um Sistema de Cerco Aprimorado será implementado com mais agilidade e precisão, recompensando jogadores que decidem controlar a defesa.

Com esses sistemas e mecânicas variados, esperamos que os jogadores sintam a diferença em termos de Defesa de IA, que era um problema frequentemente levantado pela comunidade durante FIFA 19.

Consistência de Finalização 1v1

A equipe trabalhou bastante para melhorar as circunstâncias em que um jogador se encontra numa situação 1v1 fácil contra o goleiro:

  • Precisão de Chute 1v1 será melhorada, resultando em mais chutes a gol e melhor consistência em situações fáceis dentro da área.
  • Situações de Gol Aberto também serão tratadas, e veremos jogadores sendo recompensados por situações 1v1, criando maiores chances de marcar “gols fáceis”, conforme indicado em muitos exemplos da comunidade.
  • As Reações do Goleiro também serão ajustadas (especificamente em situações 1v1), resultando em menos reações “super-humanas”, humanizando a movimentação dos goleiros e resultando me melhores oportunidades de gol para o atacante.
  • Situações de Chute de Trivela serão melhoradas e só devem acontecer para jogadores com o atributo Trivela.
  • Os ajustes de Potência/Elevação do Chute também possibilitarão que chutes de menor potência resultem em chutes parecidos com Chutes Diretos, criando mais consistência, oferecendo melhores oportunidades de gol.

 

Finalização Calibrada

Há muito feedback a respeito da Finalização Calibrada: um novo mecanismo que foi incluído em FIFA 19. Essa mecânica será mais ajustada e tratada conforme o feedback de diversos membros da comunidade:

  • Intervalo de Calibração Verde de chutes calibrados será reduzido (de 2 a 4 quadros para 2 quadros em todos os chutes), dificultando e exigindo mais habilidade para executá-los.
  • Precisão nas Finalizações serão ajustados para resultar em chutes menos precisos, embora Chutes Calibrados Verdes ainda serão mais precisos que “chute não calibrados”.
  • Chutes difíceis em 180° serão ajustados para resultar em chutes de menor potência, mesmo se calibrados à perfeição.

 

Chutes e Cruzamento Altos

A eficácia de cruzar e chutar uma bola por cima será reduzida na próxima edição:

  • Maior Dificuldade e Erro: cruzamentos de bolas altas terão menos precisão e resultados mais variáveis.
  • Cabeceios de 2 Jogadores terão mais variedade, com os jogadores saltando/colidindo ao disputar a bola no ar dificultando o gol do atacante em tais situações.
  • Redução de Precisão de Voleios – Chutes de voleio terão menos precisão e resultados mais variáveis.

A equipe trabalhou nesses mecanismos específicos durante investigações aprofundadas de diversos vídeos e exemplos enviados pela comunidade e por jogadores profissionais em FIFA 19 ao longo do ano.

Fintas em sequência

Um dos principais problemas mencionados pela comunidade durante FIFA 19 é a “sequência” de fintas que resultariam em uma tática dominante contra a qual é dificílimo se defender. A equipe tratou desse feedback incluindo erros em fintas consecutivas, aumentando a probabilidade de o jogador perder o controle da bola. A chance de erro cresce exponencialmente ao executar mais de 2 fintas seguidas, fazendo com que cada finta subsequente seja mais propensa a erros do que a última.

Fintas complexas, como El Tornado ou toques para cima serão mais propensos a erro ,aumentando as chances de o jogador perder o controle da boal durante a finta.

Posicionamento de jogada ensaiada

Jogadores comentaram que muitas vezes um zagueiro mais baixo marcaria um atacante mais alto ou que um atacante perigoso não se apresentava na área. A equipe vem trabalhando para melhorar a inteligência por trás dessas situações, que resultaria em uma marcação/posicionamento mais realista durante jogadas ensaiadas de defesa ou ataque no futuro.

Movimentação de goleiro manual

A eficácia da movimentação manual de goleiro está sendo drasticamente reduzida para o futuro, com uma velocidade mais realista e lenta. Jogadores controlando o goleiro usando o movimento manual do controle direito agora terão que escolher uma direção, aumentando o fator risco/recompensa. Já recebemos feedback de jogadores principais e jogadores profissionais durante as últimas sessões de feedback e estamos confiantes de que as alterações resolveram os problemas dessa mecânica.

Passes

Jogadores comentaram sobre a mecânica de passes ao longo do ciclo de vida do FIFA 19. Veja como estamos resolvendo os problemas para a próxima produção:

  • Aumento de Erro em Passes de Posição Difícil – Passes de 180 graus, de primeira e com pressão resultarão em bolas mais fracas/mais lentas, com menos eficiência e mais fáceis de interceptar pelo adversário.
  • Incluímos Precisão Aprimorada para passes em situações muito fáceis. Passes sem pressão, bem posicionados e sem obstáculos terão uma precisão aprimorada nesses tipos de situação.
  • Passes Controlados pelo Usuário (“Encobertos”) serão uma nova opção para passes no chão e bolas enfiadas. Passes “encobertos” são ligeiramente elevados para ultrapassar a perna do zagueiro. Esses tipos de passes não serão mais contextuais e só acontecerão se executados manualmente com a nova mecânica.
  • A mecânica Passar e Partir Direto será ativada como outra opção de passe, resultando em um Passar e Partir mais forte e mais mobilidade/posicionamento ao atacar. Como resultado dessa mudança, a mecânica “passe manual” que estava disponível com a combinação de botões L1/LB + R1/RB + Passe não estará mais disponível no futuro.

Troca de jogadores

Recebemos comentários dos jogadores ao longo do FIFA 19, relatando que, alguns casos, um jogador ficaria travado com uma bola solta sempre que isso acontecia. A equipe está trabalhando para melhorar essas situações, além de esclarecer alguns pontos relacionados ao mecanismo de troca assistida, que agora terão uma opção de troca automática em situações de Bolas Aéreas + Bolas Soltas.

Recebemos feedback relatando que a troca nem sempre selecionava o jogador correto. A equipe está trabalhando para melhorar a precisão da troca em várias situações, como Bolas Aéreas, desvios e cruzamentos. A equipe também está trabalhando para deixar a troca com o controle o mais consistente e reativa possível, além de aprimorar a inteligência entre a troca automática de jogadores mais próximos da bola.


PRÓXIMOS PASSOS

Consideramos importante esclarecer algumas das principais questões da comunidade em relação à jogabilidade e como vamos tratá-las daqui para a frente. Vamos fazer isso agora, antes de grandes anúncios, como forma de mostrar nosso comprometimento com você: nossos jogadores mais entusiásticos. Com uma nova temporada do FIFA chegando, teremos mais notícias sobre a jogabilidade para mostrar, incluindo mais informações sobre recursos como o FUT, o Modo Carreira e os Pro Clubs, mas seu feedback é da maior importância e achamos que você deve saber desde o começo como planejamos resolver os principais problemas mencionados pela comunidade em FIFA 19.

Queremos muito ouvir seus comentários iniciais sobre o que mostramos hoje. Ao longo das próximas semanas, vamos monitorar o post do fórum dedicado a este artigo AQUI para ver as perguntas mais frequentes e quais serão as medidas adotadas.

No dia 8 de junho, vamos realizar uma transmissão ao vivo durante a EA PLAY, mostrando um pouco do que discutimos aqui hoje. Também vamos mostrar um plano de desenvolvimento para mostrar quando haverá mais discussões no Bate-bola sobre futuras mudanças do FIFA.

Teremos semanas agitadas daqui para a frente, e queremos agradecer à comunidade pelo feedback e apoio contínuo. É emocionante revelar o futuro da franquia FIFA e será uma grande emoção mostrar mais detalhes em breve.

Gabriel Zaro, Corey Andress e a Equipe de Desenvolvimento de Jogabilidade da FIFA

Para mais artigos detalhes escritos pela equipe de jogo, confira a página Bate-bola. 

Observação: Este artigo descreve em termos gerais que atualizações as Equipes de Desenvolvimento estão trabalhando para FIFA no PlayStation 4, Xbox One e PC. Estamos procurando melhorar constantemente a experiência de jogabilidade para os nossos jogadores, por isso este artigo pode ficar desatualizado à medida que fizermos ajustes para manter o nosso jogo divertido para todos.

Winz.io