DualSense

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog.


Chegamos a um marco emocionante com o PlayStation 5, pois estamos começando a enviar nosso novo controle em seu design final para desenvolvedores que estão implementando seus recursos exclusivos em seus jogos. Mas, primeiro, queríamos que todos na comunidade PlayStation pudessem dar uma primeira olhada no controle sem fio DualSense e ouvir nossa visão de como o novo controle cativaria mais seus sentidos à medida que você interage com os mundos virtuais nos jogos PS5. Os recursos do DualSense, juntamente com o Tempest 3D AudioTech do PS5, proporcionam uma nova sensação de imersão aos jogadores.

Quando o PS4 foi lançado em 2013, o controle sem fio DualShock 4 recebeu muitos comentários positivos de jogadores e desenvolvedores por ser o melhor controle PlayStation até agora e por apresentar recursos avançados como o botão Compartilhar. Isso nos levou à próxima pergunta – como construímos esse sucesso?

Após uma análise cuidadosa, decidimos manter intacto o que os jogadores adoram no DualShock 4, além de adicionar novas funcionalidades e refinar o design. Com base em nossas discussões com os desenvolvedores, concluímos que o senso de toque na jogabilidade, assim como o áudio, não tem sido um grande foco para muitos jogos. Tivemos uma grande oportunidade com o PS5 para inovar, oferecendo aos criadores de jogos a capacidade de explorar como eles podem aumentar esse sentimento de imersão por meio de nosso novo controle. É por isso que adotamos o feedback háptico, que adiciona uma variedade de sensações poderosas que você sente quando toca, como a lentidão de dirigir um carro na lama. Também incorporamos gatilhos adaptáveis ​​nos botões L2 e R2 do DualSense para que você possa realmente sentir a tensão de suas ações, como quando desenha um arco para disparar uma flecha.

Isso nos proporcionou um desafio empolgante para projetar um novo controle baseado na geração atual, levando em consideração os novos recursos que estávamos adicionando. Por exemplo, com gatilhos adaptáveis, tivemos que considerar como os componentes se encaixariam no hardware, sem dar uma sensação volumosa. Nossa equipe de projeto trabalhou em estreita colaboração com nossos engenheiros de hardware para posicionar os gatilhos e atuadores. Os designers foram capazes de desenhar as linhas de como o exterior do controle pareceria e se sentiria, com o desafio de fazer o controle parecer menor do que realmente parece. No final, alteramos o ângulo dos gatilhos das mãos e também fizemos algumas sutis atualizações no punho. Também levamos em consideração as maneiras de manter uma vida útil forte da bateria recarregável do DualSense,

Para os botões, você notará que não há mais um botão “Share” como o DualShock 4. Não se preocupe – ele não vai embora. De fato, aproveitamos o sucesso do nosso primeiro botão Share do setor para oferecer a você um novo recurso de botão “Criar”. Com o Create, somos novamente pioneiros em novas maneiras de os jogadores criarem um conteúdo épico de gameplay para compartilhar com o mundo ou apenas para se divertir. Teremos mais detalhes sobre esse recurso à medida que nos aproximamos do lançamento.

O DualSense também adiciona um conjunto de microfones embutido, que permitirá aos jogadores conversar facilmente com amigos sem um fone de ouvido – ideal para iniciar uma conversa rápida. Mas é claro que, se você planeja conversar por um longo período, é bom ter esse fone de ouvido à mão.

Agora, vamos falar sobre as cores. Tradicionalmente, nossos controles básicos têm uma única cor. Como você pode ver, desta vez seguimos uma direção diferente e decidimos por um design em dois tons. Além disso, alteramos a posição da barra de luz que fornecerá um pop extra. No DualShock 4, ele estava na parte superior do controle; agora fica em cada lado do touch pad, dando uma aparência e sensação um pouco maiores.

Ao todo, passamos por vários conceitos e centenas de modelos nos últimos anos antes de nos decidirmos sobre esse design final. O DualSense foi testado por uma ampla gama de jogadores com uma variedade de tamanhos de mãos, para alcançarmos o nível de conforto que desejávamos, com grande ergonomia. Nosso objetivo com o DualSense é dar aos jogadores a sensação de serem transportados para o mundo dos jogos assim que abrirem a caixa. Queremos que os jogadores sintam que o controle é uma extensão deles quando estão jogando – tanto que eles esquecem que está nas suas mãos!

Estamos empolgados em compartilhar a aparência final do controle DualSense com nossos fãs, e mal podemos esperar para que todos ponham as mãos nele! Gostaria de encerrar com uma mensagem do Presidente e CEO da SIE, Jim Ryan, para a comunidade:

“O DualSense marca uma mudança radical em relação às ofertas anteriores de controles e captura o quão forte nos sentimos em dar um salto de gerações com o PS5. O novo controle, juntamente com os muitos recursos inovadores do PS5, será transformador para os jogos – continuando nossa missão no PlayStation de ultrapassar os limites do jogo, agora e no futuro. Para a comunidade PlayStation, eu realmente quero agradecer por compartilhar esta emocionante jornada conosco, enquanto caminhamos para o lançamento do PS5 no feriado de 2020. Estamos ansiosos para compartilhar mais informações sobre o PS5, incluindo o design do console, nos próximos meses. ”

– Jim Ryan, Presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment

“DualSense” é uma marca registrada ou comercial da Sony Interactive Entertainment Inc.

Winz.io