Sony Microsoft
Kenichiro Yoshida, Presidente e CEO da Sony Corporation (à esquerda), e Satya Nadella, CEO da Microsoft.

A Sony e a Microsoft anunciaram na semana passada uma parceria para desenvolver tecnologia em nuvem. Ou seja, as duas empresas trabalharão em soluções para a nuvem dentro do Microsoft Azure.

Quando esse anúncio foi feito, a indústria foi pega de surpresa. E não apenas a indústria, a própria divisão PlayStation também. De acordo com o Bloomberg, as negociações da Sony com a Microsoft ocorreram sem o envolvimento da divisão.

Tais negociações começaram no ano passado e foram comandadas diretamente pela Sony em Tóquio. Apesar disso, gerentes deixaram claro para os funcionários que os planos da companhia em relação à próxima geração não tiveram alterações.

A Sony foi a primeira grande companhia a investir na nuvem com a compra da Gaikai em 2012. Três anos depois, tivemos o PlayStation Now que possui mais de 700 mil assinantes. No entanto, o serviço ainda não agrada de uma maneira geral, principalmente em relação à conexão.

A PSN possui como host a Amazon Web Services. Segundo o Bloomberg, a Sony e a Amazon tiveram conversas relacionadas à nuvem em videogames, mas acabaram não fechando negócio. Isso levou a Sony a conversar com a Microsoft e fechar o acordo que vimos na semana passada.

Winz.io