O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


Quase sete anos se passaram desde o último lançamento principal na série Borderlands, e o mundo está pronto para retornar ao universo de Claptrap. Se você jogou os títulos anteriores, sabe que pode esperar ação co-op maluca com ênfase em armas estranhas. Embora Borderlands 3 entregue a ação looter-shooter em primeira pessoa que você espera, também chega com várias melhorias à fórmula e muito mais qualidade de vida. Estes são os detalhes que me impressionaram em uma sessão recente que tive com o jogo em mãos.

As armas são incríveis

Borderlands é sobre conseguir armas melhores e melhores progressivamente, e destruir seus inimigos com elas. Estas ferramentas de destruição são mais divertidas e impactantes do que nunca. Além dos números aparecendo em cima da cabeça dos inimigos, as armas agora possuem impacto e feedback mais convincente. Um pobre bandido pode acabar voando pelo mapa ao levar um tipo de espingarda, antes de levantar e voltar para apanhar mais. O design de som nítido e pontuado de cada concussão ou o ‘tra-ta-ta’ causam uma sensação bem gostosa.

Uma cornucópia de armas malucas

Falando de armas — são muitas e todas são especiais. Use submetralhadoras que se tornam torres quando você recarrega. Uma arma que precisa ser molhada quando sobreaquece. Segure o botão para carregar um incendiário elemental ou explosão corrosiva. Estes incríveis brinquedos possuem personalidade e variedade de sobra.

As classes de Vault Hunters são coloridas e distintas

Nunca tive tanto problema ao escolher qual classe de personagem usar em um game da série Borderlands — são todas incríveis. O mech de Moze, Iron Bear, garante mais armadura, escudos e artilharia. FL4K pode ficar invisível e mandar seus fiéis bichos de estimação Skagg ou Rakk para atacar inimigos por ele. Amara — a Siren — conjura braços espectrais para prender e esmagar os tolos que ficam em seu caminho. E Zane, tendo sido um agente secreto sinistro no passado, pode enviar drones e criar clones como distração (podendo depois teletransportar para onde eles estiverem). Mal posso esperar até ver como esses Vault Hunters se complementam a longo prazo.

Opções de fogo alternativas dão versatilidade às armas

Muitas armas em Borderlands 3 possuem modos de fogo alternativos (pressione o botão direcional para baixo) que variam o combate. Um mini-gun com escopo se encaixa em uma poderosa sniper. Troque de habilidades elementais que queimam e congelam os oponentes. Use uma barragem de foguetes explosivos com sua pistola. Sempre que conseguia uma arma com mais de um modo de fogo, me animava, já que no fundo são duas armas em uma.

Pontuações de itens tornam a escolha um processo mais simples

Armas, granadas e escudos possuem muitos atributos, e a comparação pode ser demorada. Quem quiser espremer seus itens até a última gota para sempre estar com o melhor possível ainda podem se divertir mergulhando nos detalhes, mas todo o resto pode apenas dar uma olhada na pontuação do item. Este número destilado dá aos jogadores uma boa idéia se seu novo item brilhante e fofo é melhor. Adoro que isto dará mais qualidade de vida já que não perco mais muito tempo trocando itens e volto logo para a ação. Nada de tempo perdido com mudanças laterais!

O movimento é natural e fluido

Prepare-se para o Borderlands com a melhor jogabilidade da série — e não estamos falando apenas de armas. Subir em paredes é libertador, e a Gearbox usa isso muito bem com puzzles ambientais interessantes. Escorregões fazem sua estreia dramática na série também. Em um momento corri até um barril explosivo, escorreguei pelo chão, e o joguei em um inimigo — tudo em uma sequência incrivelmente fluida.

O humor está ridiculamente divertido

Ok, isso pode não ser 100% jogabilidade, mas Borderlands 3 é muito engraçado. Uma missão inesquecível na bela Eden-6 estrela Balex, uma IA cuja voz na versão americana é emprestada do inimitável Ice-T. O boca suja do Balex perde o acesso ao seu “corpo” principal em um infortúnio e está temporariamente habitando um ursinho de pelúcia bastante detonado. Sua missão o levará para dentro de uma instalação infestada por criaturas chamadas Ratch. Você então descobre que os parasitas gosmentos são… razoáveis… e a IA operando a instalação é uma amante rejeitada por Balex que está lidando com a peste. Não vou dar mais spoilers, mas esta missão é hilária e pitoresca.

Mais locais exóticos

Correr e atirar pelos campos estourados de Pandora ainda é divertido, mas novos ambientes como Eden-6 servem para mudar os ares. Por exemplo, os destinos em Eden-6 variam de florestas mortais e vilas em cima de árvores até instalações tecnológicas abandonadas. A Gearbox também já mostrou grandes cidades futuristas, pântanos traiçoeiros e muito mais.

A insanidade looter-shooter de Borderlands 3 está quase aqui. Comece a recrutar seus amigos co-op agora mesmo (até quatro jogadores online, ou dois com splitscreen), estourar os miolos de bandidos e dinossauros assassinos é sempre melhor com amigos. A próxima aventura da Gearbox chega dia 13 de setembro para PS4.


Confira abaixo novos vídeos de gameplay de Borderlands 3.

Por fim, veja um pequeno vídeo que mostra mais sobre o planeta Athenas de Borderlands 3.

Winz.io