Battlefield 4 terá quatro classes no multiplayer.

A “Engineer”, desta vez, possui mais variação em armas anti-veículos. Também foi melhorado a forma que os veículos são desativados e o sistema de armas guiadas para oferecer um novo set de táticas para a classe.

“Support” possui mais opções ofensivas e continuará com seu C4 e Claymores. “Recon” ganhou mais mobilidade, assim como o retorno do estilo Spec Ops de Battlefield 3, além de que as mecânicas de sniping foram rebalanceadas o que deve agradar os fãs. Recons continuam podendo usar a MAV, T-UGS e Radio Beacon para ajudar sua equipe.

Por fim, “Assault” ainda é quem vai na frente correndo e com armas, além de servir como médico.

As imagens abaixo mostram as quatro classes para cada uma das alianças: EUA, China e Rússia, respectivamente.

Um dos principais objetivos da equipe quando desenvolviam Battlefield 4 era criar um campo de batalha mais móvel. Isso já havia acontecido em Battlefield 3 e foi ajustado ainda mais mudando os kits, acessórios e as especializações disponíveis. Há diversos novos acessórios (gadgets), como Portable Laser Designator, além de packs com First Aid e munição – Assaults podem usá-los para fornecer à sua equipe enquanto andam na batalha.

A mecânica de gameplay de supressão de Battlefield 3 retornará na sequência, mas a DICE considerou todas as sugestões dos fãs. Light Machine Guns tiveram um efeito maior, enquanto que outras menor. Há várias mecânicas a serem estudadas pelos jogadores para que tenham uma boa precisão.

O foco do jogo é recompensado por trabalho em equipe para que você evolua, através de ações, e obtenha recompensas. Entretanto, se sua equipe for eliminada, você perderá algum de seu progresso no caminho de atualização. Finalmente, “lobos solitários” podem tirar benefício da base de especialização, que sempre está destravada e disponível.

Cada uma das classes possuem quatro “atualizações de carreiras” disponíveis. Duas são globais e usáveis para qualquer kit – uma focada em defesa (ARMOR, COVER, FLAK e QUICK REGEN) e outra na ofensiva (SPRINT, AMMO, MORE GRENADES e REDUCED FALL). As outras duas são únicas para cada classe e permitem uma especialização em papeis específicos de combate. A Assault, por exemplo, possui os caminhos “Combat Medic” e “Grenadier”.

Se você não gostar do caminho que escolheu para evoluir, sempre será possível reselecionar, sem perder progresso.

Especializações únicas de Battlefield 3 eram sete. Agora são mais de 25.

A DICE está permitindo que os fãs votem em uma das quatro diferentes atualizações de carreira em seu blog. Confira o blog oficial com mais detalhes e para votar nas atualizações, clicando aqui. Confira também uma tabela para você planejar sua carreira e ver quais especificações pode evoluir.