A Turtle Rock Studios, através do site oficial, explicou como funciona alguns modos de jogo e a campanha de Evolve.

Para isso, foi tomado um exemplo hipotético para explicar a sucessão de acontecimentos chamado “Evacuation”.

Apesar de não ser uma campanha nos moldes clássicos, há uma história: o planeta Shear está sendo tomado por monstros. Dentro de cinco dias, a batalha por Shear será ganha ou perdida dependendo das ações de quatro Hunters e um monstro. Esses cinco dias são cinco rounds que você participa. O primeiro round é sempre no modo Hunt, em um mapa aleatório.

Hunt é uma corrida para que o Monstro coma o suficiente no ambiente para evoluir para o estágio 3 e destruir o objetivo. Hunters e o monstro participam de uma partida “gato e rato”.

Após a primeira vitória, os jogadores continuam a luta em um modo que pode ser diferente.

Nest coloca o jogador que controla o monstro protegendo sua cria espalhada pelo mapa, enquanto que os Hunters precisam caçar os ovos aliens. Se o monstro conseguir os ovos, ele tem a opção de chocá-lo em um servo (um Goliath no estágio 1). Se os Hunters derrotarem todos os ovos e os servos, ou até mesmo o monstro, eles ganham.

Rescue coloca pessoas machucadas tentando escapar do monstro em locais aleatórios do mapa. Hunters precisam localizar, reviver e protegê-los enquanto escapam. Monstros precisam comê-los. Vence quem conseguir pontuar mais.

Após quatro partidas nestes modos, acontece o desafio final: Defend.

Em Defend, o ganhador leva tudo. Se for um caçador, você precisa defender o ponto de evacuação enquanto a nave é preparada. Como monstro, você lidera hordas de Goliath que atacam esse ponto.

A imagem acima mostra o exemplo de uma batalha de cinco dias no Evacuation. Note que dependendo do que acontece em um dia (se o monstro ganha, por exemplo), o dia seguinte começa com vantagem para ele. Por exemplo, no dia 3 do mapa acima, os Hunters ganharam e no dia 4 eles terão uma cerca protegendo.

Evolve será lançado para o PS4 no dia 10 de fevereiro de 2015.