Toda vez que você ganha um troféu no seu PS4, o sistema tira uma captura de tela para comemorar o momento – se você deixar a funcionalidade ativada, é claro.

Quando você vasculha sua lista de troféus, pode ver as capturas de tela anexadas para recordar não apenas a conquista, mas exatamente como isso aconteceu. Para caçadores de troféus, esse recurso pode oferecer uma divertida recordação.

No entanto, muitos jogos ficam com uma captura das telas de carregamento em preto, imagens borradas ou totalmente desinteressantes e que não representam o momento em que o troféu foi conquistado. As capturas de tela decepcionantes são as que mais prevalecem nos troféus relacionados à história, que geralmente aparecem quando a tela fica preta para carregar o próximo capítulo, cena ou momento do jogo. No entanto, o PS4 realmente possui funcionalidades incorporadas que os desenvolvedores podem usar para tirar melhores capturas de tela dos troféus.

Em uma entrevista ao blog The Broken Road, Eric Jensen, designer de mundo aberto de Days Gone, revelou uma ferramenta oculta que os desenvolvedores podem usar para garantir capturas de tela de troféu com base em histórias com script (ou basicamente qualquer troféu que aparece em um momento específico do jogo) para que não caia na armadilha de ser telas de carregamento pretas ou imagens irrelevantes que não conseguem capturar o momento. A função de cache da captura de tela do PS4 permite que um desenvolvedor capture um quadro-chave antes que o troféu apareça e depois o anexe ao troféu assim que for desbloqueado para o jogador. Days Gone e Spider-Man usaram essa técnica para garantir que as capturas de tela dos troféus fossem de momentos memoráveis ​​do jogo.

Leia o comentário de Eric Jensen na íntegra:

“Aparentemente, esse é um recurso pouco conhecido, mas o PS4 tem uma função de cache de captura de tela, na qual é possível ativar uma captura de tela do troféu antes do desbloqueio dele. Spider-Man da Insomniac usou a mesma técnica com seu ato de história e seu chefe.

Como Days Gone era um jogo pesado para a história, escolhi momentos importantes da história para amarrar os troféus e, em seguida, encontrei os quadros mais legais da cinemática ligados aos momentos. Eu adicionava um quadro-chave a cada cutscene e, quando chegava nele, capturaria a tela. Quando a missão estava completa e o troféu aparecia, ele anexava o a imagem capturada anteriormente ao troféu. Minha esperança é continuar essa técnica e avançá-la no futuro, para que os jogadores tenham algo legal para olhar depois de completarem seus jogos favoritos”.

Days Gone