DualSense

O último episódio do “Play, Watch, Listen”, um podcast organizado pela ex-editora do site IGN, Alanah Pearce, contou com a participação do compositor Austin Wintory, o designer e desenvolvedor de jogos Mike Bithell e o dublador Troy Baker. Entre as coisas discutidas, está uma curiosidade do DualSense do PlayStation 5.

No final do podcast, Wintory (Journey, Assassin’s Creed Syndicate), começa a discutir em geral como a música e os efeitos sonoros são capturados no mundo real para serem processados ​​e adicionados ao ambiente de um jogo. Um processo típico inclui alguém saindo para capturar o som da chuva, por exemplo, que eles usariam para criar um arquivo de áudio estático de sons da chuva.

Comparando isso com a demonstração da Unreal Engine 5 que tivemos na semana passada, Wintory observa que a nova engine promete fornecer áudio que permite a amostragem de apenas uma única gota de chuva, momento em que cada gota de chuva individual se torna seu próprio ‘evento’, e o jogo é escalado som e chuva conforme necessário.

Durante essa explicação, Bithell (Thomas Was Alone, John Wick Hex) começa a digitar furiosamente em seu computador, dizendo ao podcast: “estou apenas procurando no Google para ver se já foi anunciado”, referindo-se ao fato de que ele viu e usou o hardware de desenvolvimento PlayStation 5, incluindo, como descobriremos, um controle DualSense do novo console.

“Dançando em torno de [acordos de não divulgação]”, diz Bithell, “tudo o que estou dizendo Austin é que você vai adorar o que eles estão fazendo com o controle no PS5… as coisas relacionadas ao DualSense”.

Bithell continua dizendo que viu algumas demos do feedback háptico especificamente de gotas de chuva que sugerem que o controle permitirá que você sinta quando está chovendo no jogo, ou talvez outros efeitos ambientais.

Embora isso não seja exatamente uma novidade do DualSense, é interessante notar que os desenvolvedores já possuem o controle em mãos e termos mais um exemplo de como a implementação da tecnologia háptica pode acontecer.

O podcast pode ser visto logo abaixo. O comentário do DualSense acontece na marca de 1:20:30.

Winz.io