PlayStation 5

No jornal inglês ‘Metro’, em sua seção de “Opinião do Leitor” (Reader’s Feature), o leitor de nick Sigmundo assinou uma peça bem interessante sobre a guerra de geração de consoles entre a Microsoft e a Sony. O autor dá seus argumentos para justificar que a Sony parece estar vencendo a batalha até o momento, e a leitura é instrutiva. O PlayStation 5 parece permitir várias novas possibilidades para os gamers, especialmente na parte gráfica. Jogue roleta online por BRL nas melhores plataformas de cassino, e ainda assim não conseguirá atingir a sensação de espanto que Sigmundo notou com a última demo – isso porque o PlayStation 5 parece estar acima de tudo o que os PC e laptops conseguem devolver ao usuário. No mais, com um pouco de sorte, talvez a roleta lhe dê um prêmio que permita comprar o novo console quando for lançado.

A nona geração de consoles

O PlayStation 5 e o Xbox Series X são considerados a nona geração de consoles de videojogos, com sua chegada sendo muito antecipada para 2020. A pandemia veio, claro, estragar os planos de toda a Humanidade para esse ano e os gamers não são exceção. Todavia, em meio ao cenário caótico que está se vivendo na economia mundial, os diversos países estão implementando esforços para avançar e o PlayStation 5 deverá chegar em breve.

A nona geração vem substituir a oitava geração de consoles, que os especialistas consideram ter chegado em novembro de 2012 com o lançamento da Wii U da Nintendo, a que se seguiram seus concorrentes: o PlayStation 4 da Sony e o Xbox One da Microsoft, ambos em novembro de 2013.

O SSD e a qualidade gráfica

O leitor referiu-se ao “tech demo” do Unreal Engine 5 como um momento com “uma grande dose de positividade”, em uma tradução literal. Os momentos de demonstrações nem sempre correspondem ao que acontece na realidade, e por isso os usuários sempre ficam um pouco desconfiados; mas há motivos para crer que o PlayStation 5 será realmente revolucionário. Tim Sweeney, da Epic Games, afirmou que o nível de qualidade gráfica mostrado pela Sony é do melhor que se consegue com o hardware atual.

A Epic Games acrescentou que o SSD do PlayStation 5 permite criar efeitos de qualidade cinematográfica impossíveis em consoles anteriores. Cada vez mais, a experiência gráfica e visual de um videojogo está se aproximado daquilo que podemos ver no cinema, talvez como a qualidade da narrativa se aproxima dos seriados de TV. Isso faz com que a relevância cultural dos videojogos se aproxime, cada vez mais, da dos filmes e das séries. Mas para isso será necessário que o público tenha acesso a hardware que permita colocar em prática as ideias dos roteiristas (se assim lhes podemos chamar) dos jogos e de suas equipes de design gráfico.

Sigmundo acrescentou um comentário ao demo em “extended gamplay” do jogo Ghost of Tsushima correndo em uma PS4 Pro. A qualidade gráfica e a envolvência do jogo, segundo o autor, prometem bastante; se aquele resultado foi possível em um PS4 Pro, mais deverá ser possível no PS5. Sigmundo acrescentou que a demo de SpiderMan mostrou que frame rates mais altas são úteis para jogos em movimento rápido.

John Carmack concorda

No mais, o famoso programador da id Software, John Carmack, veio suportar a opinião do CEO da Epic Games. Segundo o site Eurogamer, um internauta perguntou a Carmack se concordava com as declarações de Sweeney, ao que ele respondeu que sim: “poder carregar dados formatados diretamente para a memória de uma GPU vindos do SSD” é algo tecnicamente excelente.

Parece que estamos enxergando um futuro bem emocionante para os potenciais compradores do PlayStation 5.

Winz.io