Confira alguns detalhes sobre o design externo do PlayStation 4, revelados pelo designer-chefe do grupo responsável pelo visual do novo console, Tetsu Sumii.
 
– A princípio, eles começaram o design do produto tendo em mente a criação de uma nova identidade através do produto, sem pensar na forma final dele;
– Tetsu admite que seu primeiro conceito foi "totalmente diferente" do PS4 final. Sua filosofia de design foi que o produto deveria ser consistente, e isso é evidenciado pelas linhas e contornos fortes que o produto final apresenta: "queria fazer um objeto simples para a sala de estar. Às vezes, os produtos são exagerados. Ele deveria ser simples. É o que penso.";
– A ideia foi fazer com que o console ficasse bonito visto de qualquer ângulo, seja deitado ou em pé: "penso sobre o horizontal, não apenas o vertical. Penso na visão em 360 graus. A traseira deve ser bonita, também.";
– Traços do DNA do PS2 podem ser vistos no design final do PS4, ainda assim ele mostra traços que mostram que é uma nova geração: "uma das minhas tarefas é criar uma única identidade para o PlayStation. Não foi apenas pensar no console, mas também no DualShock 4, a estação de recarga do DualShock 4, a base vertical, o headset mono, PS Vita – tudo";
– "Creio que a imagem do PlayStation deva mudar um pouco, já que é um novo console, e temos que mostrar o caminho que queremos trilhar no futuro. Assim, pensei que deveria ser um dos produtos Sony mais legal, descolado e inteligente. Não apenas da Sony Computer Entertainment, mas de toda a companhia.";
– Tetsu finaliza comentando que "é um dos melhores, mais legal e sofisticado produto que já criamos. É isso que queremos."