No dia 19 de novembro, em uma prévia para o Salão do Automóvel de Los Angeles, a Chevrolet revelou o modelo em escala real do Chaparral 2X Vision Gran Turismo. O veículo, que ultrapassa as fronteiras do automobilismo moderno, estará presente no “Gran Turismo 6”, título exclusivo para o sistema PlayStation®3, em uma atualização com lançamento previsto para o final do ano, na qual os jogadores do mundo todo poderão experimentar a sensação única de pilotar esse carro revolucionário.

A Chaparral produziu carros de corrida inovadores e ousados que revolucionaram o automobilismo. A empresa, que tem sede no Texas, formou uma parceria com o departamento de pesquisa e desenvolvimento da Chevrolet há mais de 45 anos, sendo pioneira em métodos e materiais hoje consagrados nas áreas da fabricação de veículos e do automobilismo contemporâneos. Além de chassis monobloco de aço composto, sistemas de design de motor de liga leve, transmissões automáticas para corridas e um conceito de aerodinâmica ativo e moderno, a parceria também gerou uma inovadora tecnologia de aquisição de dados de veículo por telemetria. A Chevrolet continua a usar programas de corridas para testar e desenvolver novas tecnologias e materiais.

O ponto alto do Chevrolet Chaparral 2X Vision Gran Turismo, que herdou o espírito revolucionário da marca, está no seu estilo e no design do motor. O suprimento de energia selecionado para esse carro é um incrível sistema de propulsão a laser. A unidade de raio laser montada no centro do carro produz um pulso que aciona uma turbina, resultando em uma onda de choque que gera o movimento para impulsionar esse veículo extremamente leve de corrida. Com um gerador movido a laser e ar de 671 kW, esse carro atinge uma velocidade máxima de 384 km/h e acelera de 0 a 96 km em 1,5 segundos.

A unidade de direção não tem precedentes e está intimamente ligada à posição do piloto no veículo. O piloto fica praticamente inclinado à frente do carro, com os quatro membros posicionados em direção ao volante ao dirigir. O sistema de propulsão a laser e a unidade de suspensão estão dispostos para ser compatíveis com essa posição, o que permite o controle aerodinâmico futurista.

Por conta de ser possível controlar a aerodinâmica desse carro na direção da onda de choque liberada, ele não precisa de um aerofólio traseiro. Como resultado, a carroceria do Chaparral 2X Vision Gran Turismo ficou extremamente leve. O sistema de visualização das informações do carro também é mínimo. Exibições de instrumentos do carro são projetadas diretamente dentro do visor do capacete do piloto.

“O Chaparral 2X Vision Gran Turismo é um projeto audaz e ambicioso. Ele demonstra a um novo público como as equipes de engenharia e design da Chevrolet desafiam as normas e exploram as tecnologias do futuro”, exaltou Clay Dean, diretor executivo de design avançado. “O carro é uma ode à parceria ímpar que foi pioneira em tantas tecnologias inovadoras usadas hoje, nas pistas e nas ruas.”

Frank Saucedo, supervisor da equipe que trabalhou no protótipo, afirmou o seguinte sobre o veículo: “Ele foi criado numa atmosfera sem regras, desafiando os designers e os engenheiros de teste a oferecer as sensações mais indescritíveis. Como os carros originais da Chaparral décadas atrás, o Chaparral 2X Vision Gran Turismo exibe tecnologias aeroespaciais avançadas no design, para obter um desempenho incrível. Pense nele como uma fusão entre um wingsuit planando no ar e um carro de corrida. Assim como o paraquedista controla a membrana dos pés e das mãos em um wingsuit, o piloto controla a aerodinâmica desse carro. Sob todos os aspectos, o Chaparral 2X é um ‘wingsuit de corrida’ que voa nas pistas.”

O modelo em escala real do Chevrolet ​Chaparral 2X Vision Gran Turismo será exibido no Salão do Automóvel de Los Angeles, realizado no centro de convenções de LA até 30 de novembro.

Confira mais fotos no site oficial.