PlayStation 5

O CEO da Epic, Tim Sweeney, disse que os consoles da próxima geração, em particular o PlayStation 5 da Sony, trarão mudanças no desenvolvimento de jogos que vão muito além de um salto na qualidade dos gráficos. Durante uma coletiva de imprensa para a recém-anunciada Unreal Engine 5, que é otimizado para trabalhar com os consoles de última geração, Sweeney diz que o PS5 é um “dispositivo notavelmente equilibrado”.

“Ele possui uma quantidade imensa de energia da GPU, mas também aumenta a largura de banda de vários pedidos no gerenciamento de armazenamento. Isso será absolutamente crítico”, diz ele. “Uma coisa é renderizar tudo o que pode caber na memória”, acrescenta, mas um feito muito mais impressionante para renderizar um mundo que “pode ​​ter dezenas de gigabytes de tamanho” quase instantaneamente, como o novo console da Sony e seu M.2 SSD são promissoras.

A nova unidade, que a Sony afirma ser mais rápida do que qualquer outro dispositivo disponível no mercado no momento, não só tornará os tempos de carregamento quase inexistentes, mas também permitirá que os desenvolvedores acessem os dados de seus jogos com uma velocidade sem precedentes. O resultado é um mundo de jogos maior carregando muito mais rápido do que nunca, o que pode resultar em mudanças drásticas na maneira como os desenvolvedores abordam tudo, desde equilibrar qualidade visual e desempenho até design de nível.

Sweeney não está dizendo que você não pode obter uma unidade M.2 comparável para o seu PC, agora, se quiser pagar por isso. Em vez disso, ele está dizendo que o drive personalizado criado pela Sony e a maneira como ele interage com o sistema geral de gerenciamento de dados PS5 o torna mais rápido e mais impressionante do ponto de vista do desenvolvimento que qualquer coisa que um consumidor possa comprar hoje, especialmente considerando que os desenvolvedores de PC ainda não estão montando jogos que aproveitam essas velocidades. Isso pode mudar no futuro quando os dois novos consoles chegarem e, como prevê Sweeney, inspirar atualizações significativas no design de componentes de PC e no desenvolvimento de jogos específicos para PC.

Quanto ao Xbox Series X da Microsoft, Sweeney não está dizendo que o novo Xbox não será capaz de alcançar algo semelhante; ambos estão usando SSDs personalizados que prometem velocidades incríveis. Mas ele diz que o forte relacionamento da Epic com a Sony significa que a empresa está trabalhando mais de perto com a criadora do PlayStation do que com a Microsoft nessa área específica.

Vale destacar também que a demonstração (tech demo) da Unreal Engine 5 no PlayStation 5 de hoje não contou com a tecnologia Ray Tracing, porém a Epic Games garante que tal funcionalidade estará presente na engine. A Digital Foundry divulgou um estudo aprofundado sobre o que a UE5 é capaz.

Winz.io