Destiny 2: Shadowkeep

O texto abaixo foi publicado no site oficial do jogo.


Ei aí, pessoal,

Algumas semanas, eu fiz uma retrospectiva (muito?) longa [Parte IParte II e Parte III] dos últimos seis meses de Destiny 2 aproximadamente. E cobri o que achamos que funcionou, o que não funcionou como gostaríamos e alguns pensamentos sobre o futuro de Destiny 2. Vocês verão representações disso nos próximos lançamentos:
  • Uma expansão do tamanho da Ascensão do Ferro, Fortaleza das Sombras, onde exploraremos como a Lua evoluiu desde que estivemos lá pela última vez. (Perceberam como estou sendo vago? É para evitar SPOILERS. Ainda falta muito.)
  • Revisão de sistemas-chave no jogo, como armadura, que oferecem mais escolhas para o visual e para como jogar.
  • Evolução do sistema de dificuldades do jogo, começando pelas mudanças nos Assaltos do Anoitecer. (Talvez vocês tenham visto uma prévia semana passada na Gamescon; mais sobre isso à frente.)
  • Recursos que facilitam jogar com amigos, como Nova Luz* (mais informações abaixo) e Dados Multiplataforma. (Estou com você jogadores novatos no PC. Obrigado à comunidade do PC por acolhê-los!)
Estamos aprofundando simultaneamente as partes de Destiny 2 que conhecemos e amamos, mas também removendo as coisas proibitivas de antes que tornavam Destiny 2 difícil de jogar com os amigos.
Esse é um passo muito difícil. Queremos que Destiny se torne um jogo em que qualquer possa chamar a Torre de lar.
Minhas mãos tiraram uma folga da digitação, então vamos falar da filosofia da temporada e sobre como as temporadas estão mudando para se adaptar a como contamos as histórias e avançamos o mundo na perspectiva de Destiny 2 enquanto um mundo único e em desenvolvimento
Eu mencionei na Edição do Diretor – Parte III que desejamos ritmo para a narrativa do mundo de Destiny, e a forma como as Temporadas suportam o Ano 3 será chave para isso. Em junho passado, mencionamos que uma das formas como facilitamos para que amigos joguem juntos foi oferecer tudo “à la carte”. É isso que faremos como cada temporada. Você e seus amigos podem escolher o que querem jogar e o mundo vai mudar a cada temporada
O Ano 3 terá quatro temporadas de conteúdos completamente compatíveis (o Passe Anual do ano passado tinha apenas 3!), mas, este ano, você pode optar por cada temporada por 10 dólares – você não tem que pagar adiantado pelo conteúdo do ano inteiro, como no Passe Anual de Renegados. (Para sua informação, a primeira temporada nessa perspectiva, Temporada dos Imortais, está inclusa em Fortaleza das Sombras, mas, caso queira experimentar apenas a Temporada dos Imortais, você pode adquiri-la “à la carte” sem precisar de Fortaleza das Sombras.)

O MUNDO DE DESTINY 2 MUDA A CADA TEMPORADA

A cada nova temporada em Destiny, queremos que os jogadores, enquanto comunidade, sintam que estão contribuindo para a evolução do mundo de Destiny. Cada temporada de Destiny precisa navegar entre entregar arcos de conteúdo sazonal específico e fundamentar caminho para a temporada seguinte. Juntas, as temporadas fazem o mundo de Destiny evoluir.
Na Temporada dos Imortais, o portal para o Jardim Sombrio, que foi aberto como parte da JacketQuest, despertou os Vex e eles, agora, estão invadindo a superfície lunar. Trabalhando com Ikora, os jogadores irão [Fazer coisas, Chegar a lugares, Lutar contra coisas e Solucionar um Problema, também conhecido como SEGREDO]. Até o fim da temporada, o portal se fechará, o mundo vai mudar e a atividade sazonal ligada a ela vai desaparecer.
Porém, algo vai continuar. Vai ser o tempo exato para [SEGREDO] para introduzir o começo da 9ª temporada — A Temporada da Alvorada.
Todos os jogadores de Destiny poderão ver o quanto o mundo está diferente e o quanto ele evolui durante a tempo. Quem possuir o Passe de Temporada poderá jogar a atividade sazonal dentro do Jardim Sombrio para obter aquele nível extra de equipamento da hora (semelhante ao acesso do antigo Passe Anual), mas o objetivo é que todos estejam envolvidos em como o mundo muda.
E, no final de cada temporada, suas ações coletivas terão causado mudanças no mundo e a atividade sazonal relacionada a tais eventos também desaparecerá.
Fazer isso nos permite causar evoluções no mundo no que tange à narrativa, mas, em potencial, fisicamente também. Não é possível manter Destiny estático permitindo que atividades permaneçam ativas para sempre enquanto mudamos o mundo de forma significativa. Essa estratégia permite que nossa equipe seja ágil e inovadora. Acreditamos que Destiny ficará ainda melhor com as mudanças no mundo, e que as melhores histórias de Destiny são aquelas em que “você tinha que estar lá quando…”
Mas enquanto eventos e atividades vêm e vão com a evolução do mundo, as armas-chave para determinados contextos não serão bloqueadas a cada temporada para novos jogadores ou para os que perderam determinada temporada. Lendários e Exóticos necessários para permanecer competitivo serão reabilitados no futuro, embora nem sempre assim que a temporada terminar. Falaremos mais sobre isso mais tarde. Essa é uma área em que, com o novo modelo sazonal, esperamos que nossos planos evoluam através das temporadas para suprir as necessidades da comunidade Destiny.
E por falar em equipamento e armas, quero comentar sobre outras adições que estamos fazendo para a sua busca por construir seja-lá-qual-for-seu-Guardião-perfeito.
Filosofia das Recompensas em Destiny 2 Ano 3
Enquanto investigávamos como aprofundar a customização dos seus Guardiões, buscamos um sistema de recompensas que: padronize alguns dos mecanismos de recompensa a cada temporada, forneça valores claros nas recompensas, torne o valor de uma temporada paga super claro, e permitir uma progressão previsível via EXP.
Todos nós gostamos da busca — aquela combinação perfeita — mas todos jogamos de forma diferente. O Ano 3 trará mais transparência e previsibilidade sem tirar a opção de RNG para o equipamento inesperado ou a combinação que você nem sabia que queria até obtê-la.
Vamos adicionar duas novas empreitadas com recompensas previsíveis na Temporada dos Imortais.
Artefato Sazonal
Nossa primeira adição é o novo Artefato Sazonal, que é gratuito para todos os jogadores. Isso permitirá maior personalização dos Guardiões a cada temporada ao desbloquear mods adicionais a serem incorporados ao seu equipamento da Armadura 2.0. Seu artefato pode subir de nível ao ganhar EXP só por jogar, permitindo desbloquear o próximo mod que você quer para seus personagens.
Ao subir de nível e desbloquear mods, o poder do seu artefato também aumentará, e continuará a aumentar até o fim da temporada (não, não tem limite). O poder do artefato soma-se ao seu poder total em toda a conta. Estamos animados, e um pouco aterrorizados, para ver até onde os jogadores conseguem aumentar o poder de seus artefatos até o fim da temporada.
Queremos que o artefato nos permita experimentar mais livremente com a sandbox. Nos últimos 5 anos de Destiny, nós lutamos muito (e continuamos a lutar) com a obsolescência e permanência do poder do jogador. Então, quando estávamos pensando em algo novo para o artefato sazonal, queríamos decidir como implantar um sistema que permitisse ao jogadores criar poderes que alterassem composições, sem que as criações fossem um compromisso permanente.
Queremos datar novas composições, sem fixá-las no ecossistema de combate permanente.
Não precisa mais durar para sempre. O artefato pode identificar formas diferentes de jogar cada temporada e introduzir novos tipos de vantagens, enquanto nós (e vocês!) ousamos experimentar mais com novas combinações e expressões de poder. Queremos usar o artefato como uma mecânica que permita ao jogo mudar um pouco a cada temporada. Em um jogo de ação com Destiny, parte da graça está em descobrir novas formas de jogar.
Aqui está um exemplo do meu próprio jogo: Eu ganhei Wendigo nesta temporada. Fiz isso naturalmente, enfrentamos um monte de assaltos (embora eu estivesse tentado a recorrer ao Poço Cego com um grupo para ser mais rápido). Eu acabei usando muito o Leão de Briga nesses assaltos para obter baixas com granadas (por quê os caras no fim do Covil Oco não contam???). O que eu descobri foi que eu gostei muito de usar lança-granadas, mas eu não os tinha dado espaço no meu arsenal PvE de costume (eu não tenho o Topo da Montanha). Mas enquanto jogava com o Leão de Briga, eu melhorava minha performance com os lança-granadas e com a temporização das detonações etc.
Então, enquanto eu estava na jornada Wendigo, eu acabei desenvolvendo um apreço pelo arquétipo que eu tinha ignorado, e desenvolvi novas habilidade (ok, habilidade) enquanto ganhava Wendigo.
Artefatos Sazonais e mods sazonais não permanecem depois da temporada. E a nova temporada trará um novo artefato, novos mods, e uma nova busca por poder. Assim, podemos experimentar escolhas de equilíbrio mais ousadas a cada temporada com a sandbox, e se não acertarmos de primeira, podemos ir tentando durante a temporada sem enfraquecer nossa nova composição favorita.
Progressão de EXP Sazonal
A segunda busca pela recompensa previsível que adicionaremos às temporadas são os Ranques de Passe de Temporada. Alguns de vocês devem ter visto isso no vídeo de 14 de agosto sobre as armaduras, mas não demos qualquer contexto. Sem contexto, é muito fácil presumir coisas. (Totalmente normal, todos fazemos isso. Eu certamente faço. Tudo bem.)
Vamos falar sobre esses tais ranques.
Queremos garantir que cada temporada tenha múltiplas fontes de recompensa que se complementem, porque todos jogamos Destiny de uma forma diferente, e queremos poder personalizar nossos Guardiões da forma que bem entendermos. Continuaremos a ter recompensas RNG como parte das nossas atividades, e queremos adicionar também uma trilha direta de recompensas a cada temporada, na qual se possa progredir toda noite. As melhores armas e armaduras continuarão nos baús do tesouro dos nossos monstros e vilões mais durões, mas esperamos que, de agora em diante, os jogadores não sintam tão frequentemente que entraram no jogopara nada.
A internet tem falado muito sobre composições diferentes nos jogos. Ranques de temporada são uma espécie de composição por jogar uma temporada de Destiny. Pegar contratos, participar de assaltos, concluir desafios semanais – essas são maneiras diretas de desbloquear Ranques de Passe de Temporada quando não se tem tempo de organizar um grupo para uma incursão, ou procurar no Google a melhor estratégia para resolver um problema, ou apostar contra o RNG (onde parece que a casa sempre ganha). Os ranques ajudam nossos amigos da comunidade que têm famílias e/ou trabalham em tempo integral, ou precisam estudar para as provas da faculdade. Às vezes você só quer entrar, pegar uns contratos, atirar em alguns aliens (ou Guardiões), ganhar EXP e se divertir com os amigos.
Por isso adicionamos 100 ranques a serem conquistados a cada temporada, com recompensas gratuitas e premium, além de uma configuração de UX intuitiva e familiar se você joga outros jogos. Diferente desses outros jogos, você fará progresso ao ganhar EXP por fazer as coisas que você já faz em Destiny — derrotar monstros e concluir contratos e objetivos. Trata-se de uma nova camada adicional de recompensas previsíveis por simplesmente jogar.
Aqui está uma mostra da interface do Passe de Temporada:
Tudo Faz Parte da Temporada
A cada Passe de Temporada, você vai ter tudo o que espera de uma temporada de Destiny (novas atividades, recompensas, histórias etc.), não só a interface do Ranque de Temporada e a lista de recompensas. Como eu mencionei, lá atrás na primeira Edição do Diretor, precisamos de mais maneiras sustentáveis de entregar recompensas, e a Interface do Ranque de Temporada é um grande passo para chegar lá.
Então, agora, com todo esse contexto, vamos ver o que vocês, portadores do Passe de Temporada, ganham na Temporada dos Imortais (que, repetindo, está inclusa em Fortaleza das Sombras):
  • Portadores do passe de temporada têm acesso à nova atividade sazonal, A Ofensiva Vex, que inclui:
    • Quatro armas lendárias, deixadas por inimigos derrotados
    • Contratos semanais e diários adicionais
    • Desafios semanais adicionais com poderosas recompensas
  • Uma nova jornada de arma pelo arco exótico, Sopro do Leviatã
    • Exclusivos para portadores do passe de temporada
  • Um novo canhão de mão exótico, Voto de Eriana
    • Ganho no ranque 35 da lista gratuita
    • Ganho no ranque 1 da lista premium
  • Três conjuntos de armaduras lendárias sazonais (um para cada classe)
    • Colete um conjunto completo durantes os 25 primeiros ranques da lista gratuita
      • OBSERVAÇÃO: Essa é uma mudança do Passe Anual, onde era preciso comprar equipamento da temporada.
    • Na lista premium você ganha os três conjuntos no primeiro ranque.
    • Elas também se encontram na atividade sazonal A Ofensiva Vex
      • Quem quiser versões com maiores níveis de atributos precisa jogar A Ofensiva Vex para ganhar
  • Algumas recompensas adicionais da lista premium:
    • Três conjuntos de armaduras de Ornamento Universal (um para cada classe)
    • Um ornamento de arma exótica para o Voto de Eriana
    • Dois ornamentos de arma lendária
    • Um novo finalizador
    • Um gesto exótico
    • Uma nave exótica
Progressão, ou Maneiras Particulares de Jogar Destiny
Para muitos de nós, Destiny 2 é um hobby constante, mas a forma como esse hobby se enquadra em nossas vidas é diferente. Há os que jogam todos os dias, os que jogam 10 a 15 horas por semana e há aqueles que jogam com o tempo que lhes resta. Toda temporada, Destiny 2 mudará, e o trabalho da comunidade para mudar o mundo é nossa forma de deixar que toda a nossa comunidade possa fazer parte dele.
Alguns outros jogos permitem que os jogadores comprem todos os ranques quando uma nova temporada começa. Em Destiny, queremos que o seu tempo de jogo valha a pena; queremos que os primeiros a desbloquear um monte de coisa legal consigam isso jogando e não pagando. Alguns jogadores vão ralar muito para chegar ao ranque 100 o mais rápido possível. Achamos isso ótimo!
Porém, como eu disse, todos jogamos Destiny 2 de forma diferente, e quando dizemos que queremos toda a comunidade fazendo parte das mudanças no mundo a cada temporada, voltamos à discussão sobre dar aos jogadores a escolha de como usar seu tempo. Dependendo de como vocês jogam, dá para conseguir os 100 ranques durante a temporada, mas nem todo mundo vai ter tempo para isso.
Para resolver a questão para toda a comunidade Destiny, planejamos liberar os ranques de temporada para compra como uma forma de avançar o progresso no fim da temporada. Vamos esperar para ver como os jogadores lidam com os ranques de temporada e garantir que funcionam bem, antes de determinar quando exatamente liberaremos a habilidade.
A Temporada dos Imortais decorre por 10 semanas, e atualmente pensamos em liberar isso entre as últimas 2 ou 4 semanas. Sabemos que às vezes a vida atrapalha, e que os jogadores só querem conseguir as últimas recompensas antes que a temporada acabe e tudo seja reiniciado. Da mesma forma que temos usado uma mecânica de avanço para poder, achamos que permitir o avanço dos ranques no fim da temporada faz sentido. Essa versão inicial é o nosso ponto de partida, e a forma como desenvolvemos as temporadas no futuro implica em termos flexibilidade para afinar como isso vai funcionar depois de vermos o resultado da Temporada dos Imortais.
Tamo junto: “A Bungie aumentou a quantidade de EXP necessária para alcançar um ranque a um nível ridículo só para que os jogadores comprem ranques no fim da temporada?” A resposta é NÃO! Por exemplo, a nossa equipe interna de testes, jogando assaltos de uma forma tranquila (18 minutos de assaltos por tempo de jogo) com uma pilha de contratos, consegue um ranque de temporada em menos de uma hora. Toda semana, os Guardiões também recebem bônus de EXP em repouso (por conta), em que os 3 primeiros ranques têm EXP triplicada. Jogar assaltos com pilhas de contratos e EXP de repouso pode liberar 10 ranques em aproximadamente 8 horas. E conhecendo vocês, veremos formas ainda melhores de conseguir ranques em um bom tempo.
Nosso objetivo é aprimorar isso para que os nossos jogadores de Destiny mais dedicados, os que começam na 1ª semana, alcancem o ranque 100 apenas fazendo as coisas que eles já gostam de fazer. Se isso não acontecer, nós teremos a liberdade e capacidade de ajustar. Queremos que Destiny esteja à disposição para você jogar como quiser e alcançar o 100. Talvez você nunca queira comprar um ranque. Só queremos que os membros da comunidade possam jogar juntos facilmente, e façam parte da narrativa do mundo de Destiny a medida em que ele muda.
Seu ranque de temporada também se reinicia com o fim da temporada — uma nova temporada com ranques e recompensas toma seu lugar. E como as nossa atividades sazonais, não queremos que importantes recompensas ligadas à jogabilidade fiquem inacessíveis para jogadores que perderam uma temporada, então todas as armas lendárias ou exóticas apresentadas em um Passe de Temporada estará disponível em temporadas futuras. Essas cobiçadas recompensas não estarão disponíveis imediatamente, mas também não vai levar mais de seis meses para que estejam. Mais detalhes sobre isso em breve.
*Nova Luz, Removendo as Barreiras para os Amigos, e custo 0
Conversemos bastante sobre o que se ganha ao comprar o passe de temporada, mas vamos falar sobre o que se ganha com Destiny 2 sem gastar nada. Nesta primavera, novos amigos estarão jogando Destiny 2 pela primeira vez, e faremos do jogo uma grande experiência para todos. O que torna Destiny 2 especial e um lugar para onde sempre voltamos são a comunidade, as amizades, e as lembranças construídas no caminho. Destinyé melhor se você convence os amigos a jogar, e achamos que a etiqueta de preço a $0 é uma forma de facilitar as coisas. A versão padrão de Destiny 2 nesta primavera será Nova Luz, e além de todo o Destiny 2 Ano 1 disponível gratuitamente, nós vamos garantir que haja bastante conteúdo novo grátis em Temporada dos Imortais. Aqui está uma mostra do que todos os jogadores (mesmo os sem passe de temporada) podem acessar em 1º de outubro:
Alt: Todos os jogadores de Destiny 2, tenham eles vindo com Nova Luz ou com todo o conteúdo de Fortaleza das Sombras e Temporada dos Imortais, terão acesso ao seguinte:
  • O destino Patrulhando a Lua
  • A missão de abertura de Fortaleza das Sombras
  • Dois novos assaltos
  • Atualizações no Crisol
  • Dois mapas da era de Destiny 1 voltando para PvP — Corte da Viúva e Fenda do Crepúsculo
  • Eliminação em Laboratórios do Crisol
  • Personalização da Armadura 2.0
  • Artefato Sazonal Olho do Senhor do Portal
  • Novas finalizações
  • Duas novas armas de alto nível: uma pela Artimanha e uma pelo Crisol
  • Recompensas Grátis de Ranque Sazonal, que incluem:
    • Nova arma exótica — Voto de Eriana
    • Três conjuntos de armaduras lendárias (1 por classe)
    • Duas armas lendárias
    • Engramas Brilhantes Melhor do Ano 2
    • Lúmen e módulos de aperfeiçoamento
A armadura lendária e armas que vêm com o ranque sazonal gratuito são amostras grátis do passe de temporada. Quem quiser encontrar as melhores combinações de atributos para a armadura precisa jogar atividades sazonais e pegar o que é deixado pelos inimigos derrotados. Mas jogadores que querem apenas montar toda a armadura pode ganhar a versão base na lista gratuita.
O Voto de Eriana, a nova aram exótica na nossa lista sazonal também é adquirido na lista gratuita (mas você consegue antes se tiver o passe de temporada). Também acrescentamos na lista gratuita belas recompensas de qualidade de vida para os jogadores, como módulos de aperfeiçoamento, que são Infusões grátis.
Como Isso Poderia Ter Funcionado Ano Passado
Esta é uma pilha de informações bem densa (felizmente tem mais figuras do que a Edição do Diretor). Eu queria terminar examinando como uma temporada de conteúdo feita no estilo do Ano 3 poderia ter funcionado com conteúdos do Ano 2 dos quais todos lembramos.
Vamos reimaginar a Temporada da Forja no Ano X do Destiny-bizarro
(começa Quanto Mais Idiota Melhor la-la-la)
Uma semana antes da temporada começar, todos os jogadores recebem um aviso por e-mail. Ele simplesmente diz: “Eu retornei das estrelas. Me encontre no dia 4 de dezembro às 14:15 horário de Brasília. – Ada” Uma vez que esse aviso tenha sido dado, uma pequena contagem regressiva aparece no Viajante. Quando o contador chega ao 0, os jogadores na Torre veem uma nave diferente de todas que já viram aterrissar entre Zavala e Lorde Shaxx. Uma figura se transmaterializa do lado de fora e anda pela Torre, ela abre uma porta que há muito foi fechada. Jogadores seguem o personagem pela Torre e a figura remove seu capuz cumprimentando os jogadores, “Eu sou Ada, e temos trabalho a fazer.”
O Passe de Temporada no Navegador é atualizado, as recompensas são reveladas, e agora Ada e jogadores começam uma experiência, que dura toda a temporada, refinando forjas pelo mundo, concluindo contratos, encontrando materiais, trabalhando em conjuntos de armaduras do Arsenal Negro e enfrentando a nova incursão, Flagelo do Passado. Numa reviravolta, Datto e seu grupo são os primeiros a terminar.
Enquanto jogadores trabalham juntos para forjar as primeiras armas da lista, reparando e construindo novas, a sala em torno de Ada começa a mudar. Os dados esquemáticos do trabalho dos jogadores resultam em novas armas e mods a serem criados pelos jogadores. Nem todos esses mods e armas exigem que se jogue a atividade sazonal — alguns deles são encontrados em enfrentamentos dentro de assaltos, outros são forjados no Último Desejo (como o Laboratório de Alquimia no Antro de Blackwing).
Enquanto a comunidade joga, objetivos-chave são revelados. Uma vez que jogadores tenha desbloqueado ranques no passe, cenas são desbloqueadas para que todos vejam. Vemos o Derivante e Ada discutindo sobre algo que os joga um contra o outro, a cena acaba com o Derivante levantando uma sobrancelha para um conjunto de esquemas de armas atrás de Ada.
Enquanto a temporada vai acabando, O Derivante começa a evocar jogadores para si. Ele está construindo um novo espaço na Torre, e as primeiras pessoas a quem ele pede ajuda são aquelas que ganharam o título de Dredgen. Então jogadores começam a juntar materiais e doá-los para fomentar o novo plano do Derivante. O Derivante não para de falar sobre os esquemas de armas que viu atrás de Ada.
No fim da temporada, os jogadores notam que as coisas na sala de Ada parecem estar sendo empacotadas. Ela está partindo. Os esquemas que estavam atrás dela sumiram. No curso de poucas semanas, ela empacota seu equipamento e, da mesma forma que chegou, ela parte. Ada, seus equipamentos, e suas forjas se foram.
Banshee-44 relembra aos jogadores que embora Ada tenha partido, ela lhe deixou os esquemas para suas armas e armaduras e que ele os rolará com o tempo.
E O Derivante pede que você o visite, dizendo que tem uma surpresa…
(fim de Quanto Mais Idiota Melhor la-la-la)
E embora hoje, a seção “Façamos de Conta” acima seja apenas uma obra de ficção, estamos trabalhando para construir a tecnologia que faria algo assim possível, e para que o passe de temporada seja algo pitoresco de Destiny.
Encerrando
O passe de temporada no Ano 3 vai de alguma forma parecer novo e ao mesmo tempo muito semelhante à experiência do passe anual de Renegados. Nossa intenção é que o mecanismo do passe de temporada — uma vez que alinhamos tudo em mundo único em evolução e estamos avançando a história de Destiny de forma significativa — seja um aditivo para a experiência do Destiny base (ainda teremos coisas como eventos de feriados, masmorras e missões secretas, e todo tipo de coisa que possam surpreender vocês!). É uma evolução e um experimento, esperamos que vocês tenham notado que continuaremos sendo ágeis tomando as melhores decisões para o jogo junto com vocês. Estamos animados para ver onde nossa filosofia sazonal unificada nos permita ocupar o universo de Destiny no próximo ano.
(Além disso, obrigado por todos os comentários e respostas às Edições do Diretor — Eu deletei algumas cenas e ideias sobre como o formato pode evoluir quando retornar ano que vem!)
Vejo vocês em breve.
Luke Smith
Winz.io