Borderlands 3

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


Borderlands 3 chega em 13 de setembro, e estamos torcendo para que todos curtam muito.

O novo título da série pioneira looter-shooter traz alguns rostos conhecidos, mas também quatro novos vault hunters, um exército de novos inimigos e milhões bilhões gazilhões de armas malucas.

Já que este é o primeiro jogo Borderlands criado do zero para esta geração de consoles (incluindo, claro o PS4 e o PS4 Pro), conversamos com Scott Velasquez, Online & Social Product Owner de Borderlands 3 sobre a tecnologia por trás do jogo. Sabe, as coisas que fazem o jogo funcionar.

PlayStation Blog: Borderlands 3 usou a mesma engine dos jogos anteriores? Se este é o caso, fizeram alguma mudança?

Scott Velasquez: Ao contrário de Borderlands 2 e Borderlands: The Pre-Sequel, que rodam em uma versão modificada da Unreal Engine 3, Borderlands 3 foi criado do zero usando a nova Unreal Engine 4 da Epic. Como sempre, customizamos a Unreal 4 para se encaixar às necessidades de Borderlands 3 e nossa equipe.

Algo do qual nos orgulhamos muito é a velocidade com que fizemos a mudança de engine, o que geralmente some dois ou até três anos a mais no desenvolvimento. Parabéns à toda a equipe pelo esforço!

PlayStation Blog: Quais são as diferenças chave de se criar um game para PS4/PS4 Pro comparado com os da geração passada?

Scott Velasquez: O PS4 é um console incrível, mas o PS4 Pro leva tudo até o próximo nível, nos permitindo melhorar ainda mais o jogo com resoluções e taxas de quadro por segundo ainda maiores. Como o hardware da geração anterior de consoles foi estático para a geração inteira, o que, para nós como desenvolvedores é uma pena, já que sempre queremos melhorar tudo. A Sony fez um ótimo trabalho nesta geração para deixar tudo fácil para nós game designers.

PlayStation Blog: Conte-nos uma coisa que a equipe fez em Borderlands 3 que não poderia ter sido feito nos games anteriores?

Scott Velasquez: As capacidades online do PS4 e da PSN nesta geração tiveram um avanço incrível comparado com as gerações anteriores. Muitas de nossas capacidades online não poderiam acontecer antes desta geração. Por exemplo, integração de amigos online e funcionalidade de matchmaking são muito importantes para Borderlands 3 e não poderiam ter sido criadas nas gerações anteriores de consoles da mesma maneira.

PlayStation Blog: Borderlands 3 possui suporte para 4K e/ou HDR? Em caso positivo, há alguma maneira especifica que o jogo usa a tecnologia?

Scott Velasquez: Sim, Borderlands 3 suporta 4K e HDR, e de fato, permitimos que sejam configurados individualmente, ou seja, você pode jogar em 1080P HDR se realmente quiser!

Em 4K e com HDR, o jogo fica maravilhoso. Tudo, da arma nas suas mãos até os inimigos e os efeitos de combate ficam excepcionalmente detalhados neste modo. O anoitecer é bem mais escuro, e as paisagens realmente fazem você se sentir dentro do mundo que a equipe criou. Se você quiser, vai poder jogar assim!

PlayStation Blog: Haverá modos gráficos diferentes para escolher?

Scott Velasquez: Sim, os jogadores poderão escolher entre “favorecer a resolução” e “favorecer a performance” no PS4 Pro atravéz de uma configuração nova chamada de Graphics Preference. Quando “favorecer resolução” for selecionada, o jogo aumentará a resolução o máximo possível, com no máximo 30 quadros por segundo. No modo “favorecer performance”, aumentamos o limite para 660 quadros por segundo, renderizados em 1080P.

Uma nota interessante é que ao favorecer a resolução em uma TV que suporta apenas 1080p, o jogo usará “supersampling” de resolução maior através do hardware do console. Por isso, o display de 1080p deste modo parecerá mais afiado que o normal, graças ao poder do PS4 Pro.

Esta configuração, entre muitas outras, é central ao nosso objetivo de não apenas englobar o maior número possível de pessoas, mas também permitir que joguem como preferirem.

PlayStation Blog: Você tem alguma outra história ou curiosidade sobre o desenvolvimento de BL3 para esta geração de consoles que gostaria de compartilhar?

Scott Velasquez: As ferramentas e processos de desenvolvimento para o PS4 e PS4 Pro esta geração têm sido incríveis. A Sony realmente ouviu nosso feedback como desenvolvedores e entregou uma melhora imensa que nos permite criar iterações mais rapidamente, otimizar o jogo com mais eficiência e providenciar uma experiência melhor para o jogador PlayStation.

PlayStation Blog: Você tem algum conselho para os jogadores que estão se preparando para mergulhar em Borderlands 3 este ano?

Scott Velasquez: Meu maior conselho para iniciantes e veteranos da série é para tentar jogar Borderlands 3 no modo co-op. Traga um amigo ou deixe o jogo escolher um Vault hunter para acompanhar você online enquanto continua a jogar sua partida. O co-op soma outro nível de diversão e caos à série Borderlands, que acredito deixamos ainda mais maluco em Borderlands 3.

Winz.io