O fim de ano vem chegando e com ele a época de compras e grandes promoções também. Nessa época três datas se destacam: a Black Friday, a Cyber Monday e o Natal. Para o Natal, as compras são realizadas antecipadamente e ninguém precisa de explicação sobre a data. Mas e quanto à Black Friday e à Cyber Monday – qual a diferença e em qual dia é melhor comprar?

Você pode pensar que são apenas grandes dias de promoções para movimentar o comércio, certo? Também, mas na verdade, há um pouco mais na história.

Quando começou a Black Friday?

As origens da Black Friday são um pouco nebulosas, com uma teoria bastante apócrifa a mais amplamente aceita: como o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos, era tipicamente um dia de folga, permitiu que os compradores de Natal tivessem um impulso inicial na compra de presentes. As lojas de varejo aproveitaram essa oportunidade realizando grandes vendas, o que, por sua vez, as ajudou a colocar seus números anuais de vendas no “preto”, o que no Brasil comumente falamos em “deixar as contas no azul”. Parece uma teoria bastante plausível.

Mas a história real é um pouco diferente. Segundo o History.com, a força policial da Filadélfia usou o termo “sexta-feira negra” em resposta ao tráfego caótico causado não por grandes vendas, mas pela presença maciça do jogo de futebol entre a Marinha e o Exército, realizado anualmente no sábado após o Dia de Ação de Graças. (Aparentemente, todo mundo chegou à cidade um dia antes.) Foi somente na década de 1980 que os varejistas começaram a realmente abraçar o dia para fins de vendas e adotaram o termo já existente de Black Friday.

No Brasil, a Black Friday teve sua primeira edição apenas em 2010 no dia 28 de novembro, sendo uma ação totalmente on-line e contou com aproximadamente 50 varejistas

Neste ano, a Black Friday será em 29 de novembro, mas algumas promoções podem ser encontradas mais cedo do que isso.

Quando começou a Cyber ​​Monday?

É difícil de acreditar, mas a Cyber ​​Monday remonta apenas a 2005. Naquela época, antes que fosse natural pedir tudo e qualquer coisa on-line, os compradores ainda precisavam de incentivo. As lojas on-line começaram a realizar suas próprias grandes vendas para competir com o grande mercado que era a Black Friday, tradicionalmente realizado por lojas físicas nos Estados Unidos.

Por que “Cyber ​​Monday”? Porque antigamente, a internet costumava ser chamada de “ciberespaço“. Pitoresco, não?

Por que segunda e não sábado? Porque acontece que as pessoas gostam de fazer compras enquanto estão no escritório, usando computadores rápidos e conexões de alta velocidade. (Lembre-se, uma vez, a maioria das pessoas tinham apenas internet discada em casa.) E desde os primeiros dias das compras on-line, a segunda-feira provou ser um dia lucrativo para as lojas on-line, então elas a adotaram.

Eles não são realmente a mesma coisa?

Sim e não. Black Friday nasceu no varejo; A Cyber ​​Monday foi a resposta do mundo on-line. Então, no começo, você chegaria às lojas na sexta-feira, depois chegaria ao ciberespaço na segunda-feira.

Agora, a Black Friday é tanto um evento on-line quanto tradicional. Mas sem dúvida o mundo on-line adotou completamente a Black Friday.

Já a Cyber ​​Monday continua sendo quase exclusivamente um “feriado” on-line.

Qual dia tem as melhores ofertas?

Depende do que você está procurando. Os dias de promoções mencionados acima normalmente excedem tudo o que você encontra on-line, seja na sexta ou na segunda-feira, porque as lojas estão dispostas a equilibrar ou até perder dinheiro em algum produto para conseguir um novo cliente.

Na prática o que acontece é que a Cyber Monday se tornou uma Black Friday parte 2, é verdade que até acontece de aparecer alguns descontos exclusivos e até um pouco mais vantajosos na Cyber Monday, mas no geral as melhores oportunidades costumam sim ser na Black Friday.

Então se por acaso ver alguma promoção que interesse durante a Black Friday, aproveite, não espere pela segunda-feira na esperança de um desconto maior, isso pode não acontecer.

Como aproveitar as melhores oportunidades nesses dois dias

As lojas fazem todos os esforços para que você experimente o medo de perder os:  “Melhores preços do ano!” “Esta venda não será repetida!”. Mas tenha calma, tenha algumas coisas em mente para não desperdiçar dinheiro.

  • Compre em lojas confiáveis, nessa época com o grande volume de dinheiro que é movimentado, pessoas mal intencionadas preparam diversos tipos de golpe, inclusive construir lojas inteiras fake para enganar o consumidor.
  • Prepare uma lista do que deseja comprar ou pelo menos ficar atento durante os dias de promoções, com a enxurrada de informações que recebemos durante esses dias, podemos acabar esquecendo de algo.
  • Compare bem os preços, comumente as lojas praticam preços bem distintos para o mesmo produto e na Black Friday não é diferente.
  • Saiba se o desconto é verdadeiro ou apenas a metade do dobro.

Mas tem uma maneira fácil para seguir todas essas dicas!

Aqui no PSX Brasil, nós reuniremos de maneira fácil e rápida todas as melhores promoções e cupons de desconto de todas as melhores lojas online do Brasil de produtos relacionados a games, eletrônicos, informática, celulares e mais.

Nós acompanhamos os preços constantemente e vamos mostrar o que realmente vale a pena de uma forma onde será possível comparar o preço do produto em todas as principais lojas. Muito mais prático do que ter abrir diversos sites ficar procurando pelo produto.

E tudo isso com atualizações ao vivo desde as primeiras disponibilizações de promoções para que não perca nenhuma possibilidade.

Então fique atento ao nosso site e nossas redes sociais para não perder nada da Black Friday e Cyber Monday.

Winz.io