De forma surpreendente, o modo multiplayer de Grand Theft Auto V, chamado de GTA Online, apesar de vir com o jogo, só estará disponível a partir do dia 1º de outubro, duas semanas após o lançamento de GTA V em 17 de setembro.

Leslie Benzies, presidente da Rockstar North, explicou o motivo disso. Inicialmente, você poderá criar corridas e partidas "deathmatch" – o que provavelmente são as coisas mais simples. Mais tarde, com o passar do tempo, a Rockstar disponibilizará novas ferramentas e novos conteúdos. Ela não quer saturar as pessoas com tudo de uma só vez, dizendo que é um sistema complexo. Dito isso, a Rockstar quer que as pessoas aproveitem o single-player antes de se aprofundarem no online, pois há muitas mudanças em relação aos jogos anteriores da série (muitas coisas a serem aprendidas).

Apesar da Rockstar lançar as duas coisas juntas (GTA V e GTA Online), ela quer que sejam duas coisas distintas. "Nós queremos que seja conhecida como uma entidade diferente, uma coisa separada, que crescerá por si só. Será GTA Online; não faz parte de GTA V. Obviamente se passa na engine de GTA V, mas crescerá e evoluirá como algo único", diz Leslie.

GTA Online acontece "pouco antes" dos eventos de GTA V. Segundo a Rockstar, nada do single-player será transferido para o online. Ela quer que você pense que terá um "quarto" personagem à sua disposição.

GTA Online será lançado com "centenas e centenas e centenas de missões", mas o futuro conteúdo já está agendado em relação às missões, novos conteúdos, roupas, apartamentos e outros. Além disso, a Rockstar verá onde as pessoas gastam mais de seu tempo para justamente investir naquele ponto.

Por fim, a Rockstar diz que terá um pequeno download no dia 1º de outubro para que as pessoas tenham acesso ao modo online, mas o tamanho do arquivo ainda não está decidido.

Caso ainda não tenha visto o trailer de revelação de Grand Theft Auto Online, confira abaixo:

Atualização: mais alguns pequenos detalhes são que não há planos para lançar GTA Online de forma separada de GTA V e que GTA V não terá um Online Pass.