Teasers no último fim de semana indicaram que segunda seria um grande dia, já que streamers de Call of Duty e membros da mídia de jogos começaram a receber caixas pretas com instruções para enviar uma mensagem de texto para um código especial para abrir o cadeado na manhã de segunda. Agora que as caixas estão abertas, um jogo de realidade alternativa (ARG) foi descoberto com um enorme quebra-cabeça para a comunidade resolver juntos que, em teoria, revelará o próximo jogo Call of Duty. A primeira parte desse quebra-cabeça foi resolvida, levando a um site que potencialmente desbloqueará as próximas etapas ainda nesta semana.

Depois de anos de Call of Duty fazendo a mesma coisa de sempre com revelar e lançar ano após ano, a Activision decidiu tentar algo um pouco novo e diferente em 2020. Seja devido à pandemia, o lançamento de Warzone, ou um pouco de ambos, Call of Duty 2020 não foi anunciado até hoje. Como é tradição, uma série de vazamentos e rumores apontaram que o próximo jogo será Black Ops Cold War.

Ao lado das caixas pretas que foram enviadas para os streamers, havia projetores legítimos da década de 1950, cheios de poeira, letras desbotadas e descascadas e aquele cheiro de “antiguidade” – e vários slides. Os slides eram diferentes para cada pessoa que recebia uma caixa.

O streamer NoahJ456 assumiu a liderança no quebra-cabeça enquanto a comunidade se reunia em torno dele e de outros influenciadores para descobrir como resolvê-lo. Ele detalhou brevemente as etapas executadas para descobrir a solução:

Basicamente, os slides levaram os jogadores de volta ao Black Ops 4, onde um dos mapas do jogo, Summit, foi recentemente atualizado com imagens semelhantes às dos slides. O uso de imagens de slides e cifras de letras deu aos jogadores a mensagem “Bish, you were here”, o nome de uma famosa partida de xadrez da época da Guerra Fria de 1972 que ocorreu entre Boris Spassky (Rússia) e Robert James Fischer (EUA). Analisando os movimentos dessa partida junto com as pistas de um story da Treyarch no Instagram, surgiu o site PawnTakesPawn.com, que é onde o ARG está no momento.

PawnTakesPawn apresenta uma velha TV, telefone, peça de xadrez de peão e algum tipo de equipamento eletrônico (videocassete ou iteração anterior da tecnologia) que pisca “08-14”, provavelmente significando 14 de agosto, que é nesta sexta-feira. Em seguida, pisca 12:00, que se presume significar meio-dia naquele dia (13h no horário de Brasília), correspondendo a quando os destinatários das caixas pretas podiam enviar mensagens de texto para as combinações de cadeado hoje mais cedo. Portanto, no dia 14 de agosto esperamos que algo aconteça no PawnTakesPawn, provavelmente um vídeo, dado o player de vídeo incorporado encontrado no site.

No entanto, não espere o trailer completo de Call of Duty: Black Ops Cold War na sexta-feira. NoahJ456 confirmou com a Activision que esta é apenas a primeira etapa do quebra-cabeça e o vídeo que o site PawnTakesPawn mostrará deve dar início às próximas etapas do ARG, portanto, talvez seja necessário usar esses projetores novamente.