Durante uma entrevista para o site alemão GameStar, o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, comentou sobre os serviços da Microsoft chegarem em outras plataformas, como o Xbox Game Pass ou Project xCloud sendo disponibilizados em consoles da Sony ou Nintendo.

De acordo Spencer, “não há como levar toda a experiência do Xbox para outras plataformas” e completou dizendo que “outras plataformas concorrentes não possuem do desejo de ter essa experiência completa em seus hardwares junto com um ecossistema criado pela Microsoft, mas nós queremos estar onde os jogadores querem estar e é nesse caminho que iremos seguir.”

Spencer ainda comentou que ao trazer esses serviços para o PC e plataformas mobile, eles querem disponibilizar a mesma estrutura que um usuário do Xbox possa ter, como achievements, Xbox Live e mais. No caso, não seria possível e não há o interesse em levar isso para outras redes.

Apesar de ser uma decisão óbvia, a questão foi levantada pelas especulações ao redor do serviço Xbox Game Pass chegar ao Nintendo Switch e, talvez, chegar num futuro para os consoles da Sony.