Em entrevista com o site IGN, Hideo Kojima comentou sobre os projetos da série Metal Gear.

Primeiramente, Kojima comenta que Ground Zeroes será um game da série em sua forma convencional, enquanto que Rising: Revengeance será um spin-off para "variar" e expandir o público da franquia.

Sobre Rising, Kojima disse que sua equipe que teve a ideia e insistiu em fazer o jogo com Raiden. Ele pensou "ok, isso é legal, eu respeito isso". Mas em sua opinião pessoal, Kojima queria fazer um jogo com Frank Jaegar/Gray Fox. Mas se ele fizesse isso, teria que escrever o roteiro e estaria realmente envolvido na produção, algo que ele queria evitar para que uma geração mais jovem fizesse isso.

Kojima também comentou brevemente sobre a FOX Engine, dizendo que não é apenas qualidade visual, mas sim novas experiências, interface do usuário, etc.

Por fim, o site perguntou a Kojima sobre The Phantom Pain, se ele viu o trailer. Kojima riu e diz que "sim, sim, eu vi. Eu realmente gostei". "E o que você tem a dizer sobre ele?", disse o entrevistador. "Era muito bom visualmente. A luz era muito boa", respondeu Kojima. "O trailer parecia muito familiar, especialmente o personagem, seu cabelo… nós vimos isso em algum lugar antes…", comenta o site IGN. O tradutor de Kojima diz "Snake?", "sim!", diz o site e Kojima encerra com "Oh! [risos], deve ter sido uma inspiração…". "É claro… inspiração!", brinca o site IGN.

Você pode ler a entrevista na íntegra clicando aqui.