PUBLICIDADE

A 2K Games anunciou há alguns meses uma parceria com a NFL para novos de futebol americano. Agora, a distribuidora anunciou nesta quinta-feira que os seus jogos contarão com os jogadores reais da NFL além dos times da liga, graças a um acordo firmado entre ela e a Associação de Jogadores da NFL (NFLPA no acrônimo americano).

Graças a esse acordo, a 2K Sports poderá usar os nomes, números, imagens e aparência de mais de 2.000 jogadores atuais da NFL nos seus próximos jogos. Os valores e duração do acordo não foram anunciados até o presente momento.

É importante lembrar que, caso esse acordo não fosse firmado, a 2K poderia usar os nomes, uniformes e logomarcas dos times, mas precisaria dar nomes genéricos aos jogadores, de forma similar ao que a EA fazia com os jogos da série NCAA Football.

Além disso, poucos detalhes foram dados até o momento sobre oque a 2K Sports planeja fazer com a licença além do fato de que os jogos serão “focados em experiências divertidas, intuitivas e sociais”, segundo o seu presidente David Ismailer. Isso se dá pelo fato do contrato da 2K com a NFL expressamente se referir a “experiências virtuais de jogos não-simuladores de futebol americano”, uma vez que a EA possui a licença exclusiva para jogos de simulação do esporte, a qual foi renovada recentemente até 2026.

PUBLICIDADE

A 2K tem dito apenas que múltiplos títulos estão “nos estágios iniciais de desenvolvimento” e que eles estão previstos para serem lançados a partir de 2021, algo corroborado pelo fato da Take-Two Interactive, empresa dona da 2K Games, listar os títulos como parte dos seus lançamentos para o ano fiscal de 2022 (que começa em abril de 2021 e vai até março de 2022).

Considerando que a 2K teve o cuidado de firmar contrato para licença de todos os jogadores da lista, das suas estrelas principais até mesmo membros dos times especiais, é possível que os planos envolvam algo similar ao que a série Super Mega Baseball faz, com estilo mais cartunesco, mas ainda entregando uma experiência surpreendentemente fidedigna.

A outra opção seria algo similar ao que a própria 2K Sports tem feito em sua parceria com a Saber Interactive para o lançamento do NBA 2K Playgrounds 2 e o vindouro WWE 2K Battlegrounds, oferecendo uma experiência mais arcade em linha com o que jogos como NFL Blitz e NFL Street entregaram no passado.

Por fim, o presidente da 2K disse que “nós estamos empolgados de estar trabalhando com a NFLPA e OneTeam – empresa que representa a NFLPA em acordos de licenciamento de imagem – para trazer as maiores e melhores estrelas do futebol americano para os jogos nos quais estamos trabalhando. Ele continuou dizendo que “nós queremos dar aos fãs experiências que são autênticas, memoráveis e divertidas, e ter um elenco de heróis reais do esporte através da Associação de Jogadores e do OneTeam é uma grande parte de cumprir essa promessa.”

Essa última declaração dá a entender que, apesar do acordo englobar todos os jogadores da liga, o interesse da 2K realmente está nas estrelas da NFL, o que dá a entender que os jogos deverão realmente ser experiências mais arcades na mesma veia do NBA 2K Playgrounds. Isso não quer dizer, no entanto, que não poderemos ver alguma variante do MyTeam ou outro jogo de coleção de cartas que explore mais os elencos dos times da liga.