O CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, disse que os jogos que aproveitam totalmente as vantagens do novo hardware devem ser lançados por volta de 2022.

Ryan disse ao site russo TASS que, historicamente falando, é no segundo ou terceiro ano do ciclo de vida de um console que os desenvolvedores entendem e utilizam totalmente o novo hardware e fazem jogos que não podem ser executados na geração anterior de consoles.

“A história dirá que é no segundo ou terceiro ano que os desenvolvedores realmente atingem seu ritmo”, disse Ryan. “Os desenvolvedores normalmente precisam de um pouco de tempo para se familiarizarem. Mas provavelmente é 2022 que você verá algumas coisas maravilhosas da mesma forma que foi em 2015, 2016 para a geração anterior, quando os jogos que definiram a geração começaram a ser publicados”.

Em resposta a uma pergunta separada, Ryan acrescentou que a comunidade do PlayStation 4 “vai permanecer incrivelmente importante” até 2022, sugerindo que ele acredita que 2022 será quando começaremos a ver jogos que não serão possíveis no PS4.

“Toda a história indica que o grupo inicial, desde o lançamento até o Natal, cerca de três quartos vieram do PS4”, continuou Ryan. “E os 25% restantes virão de outro console ou de fora do ecossistema do console. Portanto, a grande maioria dos que compram um PS5 terá um PS4. Existem cerca de 114 milhões de PS4s no mundo, e o número daqueles que transferem, se você manter isso em mente, é pequeno”.

Ryan disse anteriormente que a Sony continuará a oferecer suporte a jogos de várias gerações no futuro próximo. No entanto, as versões PS5 serão construídas a partir do zero.