Horizon Zero Dawn é um dos melhores títulos que pude aproveitar nesta geração de consoles. Deixei isso bastante claro no review da versão de PS4, cuja nota final foi 100% (algo raro em nosso site – cerca de apenas 30 jogos receberam essa nota em 11 anos). Agora, o game mais uma vez está sob holofotes, mas por um motivo completamente diferente.

Provavelmente pela primeira vez na história da PlayStation, um título first-party chega de forma oficial ao PC. Ou seja, um jogo que era completamente exclusivo de PS4 pode ser aproveitado via Steam ou Epic Games Store. Foi uma decisão correta? Veremos mais games da Sony no PC? Somente o futuro responderá essas duas questões e o foco do atual artigo é mencionar nossas impressões com esta versão de Horizon Zero Dawn.

Horizon Zero Dawn PC

Primeiramente, é preciso esclarecer que não somos um site dedicado ao PC. Por conta disso, este texto é uma exceção, dado o contexto explicado acima. Assim, não quis tornar este texto um “review” verdadeiro, ainda mais que não pude jogar o título inteiro no PC (e não me considero um “PC Gamer”). Explico: como eu tenho o PS4 Pro para jogar, meu PC é um simples notebook Vaio de 2013 que dá conta para todas as tarefas diárias, mas não serve para jogar títulos como este. Por conta disso, Horizon Zero Dawn foi testado de uma forma um pouco diferente.

Há algum tempo, a Sony nos questinou se desejávamos fazer a cobertura de Horizon Zero Dawn no PC. Como sou fã do jogo e sabia de sua importância, respondi que sim. Na mesma hora, combinei com um amigo meu que possui um PC de ir na casa dele e testar (não façam isso em plena pandemia – apenas em casos necessários). Joguei por três horas todo o início do título, até o momento em que a Aloy aprende a converter as máquinas e há uma quest que envolve a corrupção delas. Esse PC do meu amigo será chamado de Máquina #01 e sua configuração pode ser vista no fim da matéria.

Horizon Zero Dawn PC

No entanto, o PC do meu amigo não conseguiu rodar o jogo nas configurações máximas (Ultra). Era possível, sim, deixar tudo no Ultra, porém o game rodava com inúmeras quedas e ficava entre 20 e 30 quadros por segundo (fps). Usando a configuração padrão recomendada pelo próprio jogo, estabilizou em 30 fps. Em relação aos gráficos, porém, a sensação era de que estava jogando a versão de PS4 Pro, mas um pouco melhor apenas. Vale ressaltar que joguei a 1080p no PC e sem HDR – no PS4 Pro foi a 4K e com HDR, o que faz uma grande diferença.

Mas ao ativar o Ultra, mesmo com as quedas de fps, nota-se uma melhoria clara nos gráficos. É claro, ainda é um jogo de 2017. Naquela época era extremamente bonito, ainda mais se você jogou no PS4 Pro e uma TV com boa configuração. Apesar da versão de PC ser melhor em 2020, não espere algo absurdo como se fosse outro jogo.

Horizon Zero Dawn PC

Para poder verificar o título a 60 quadros por segundo, que seria para mim a verdadeira diferença, passei a minha conta da Steam para um redator do site (Leonardo Cidreira) que possui um PC capaz de rodá-lo no Ultra a essa taxa (é a Máquina #02 no rodapé). E aí sim, você notará claramente a melhora gráfica.

Horizon Zero Dawn a 60 quadros por segundo é muito bonito (fica aqui a torcida para que Horizon Forbidden West siga por esse caminho também). Além das melhorias técnicas já citadas, há coisas mais específicas como o “dynamic foliage” (você notará que o comportamento das plantas em que Aloy pode usar como stealth são bem mais realistas do que eram no PS4) e o suporte a Ultrawide (infelizmente não pude checar isso). O FOV (campo de visão) também pode ser ajustado, o que faz com que as paisagens em longas distâncias fiquem mais bonitas no PC também. As imagens a seguir mostram as configurações que podem ser ajustadas em seu PC.

Horizon Zero Dawn PC

Horizon Zero Dawn PC

Apesar de todas essas configurações e o título ser mais bonito no PC sem dúvida alguma, o jogo travou uma vez em nosso teste de três horas. Uma mensagem de erro apareceu e com a informação de que se desejava enviar o erro para a Guerrilla Games. É algo que o próprio PS4 também pode sofrer, então longe de dizer que o jogo não está otimizado no PC, mas é algo que precisava ser dito, infelizmente.

Vale citar ainda duas coisas simples, mas que podem afetar a sua experiência. A primeira delas é a instalação. Depois que você terminar de baixar e resolver iniciar o game, haverá um loading gigantesco de cerca de 20 a 30 minutos e sem indicação nenhuma do que está acontecendo. É bastante óbvio que o jogo está extraindo e descompactando arquivos, pois isso não acontece novamente (quando reiniciar, não haverá esse loading). Mas é no mínimo estranho e sem feedback visual algum.

Horizon Zero Dawn PC

O outro ponto é algo inusitado e que o meu amigo que costuma jogar bastante no PC disse que nunca viu antes. Horizon Zero Dawn no PC possui um suporte completo ao DualShock 4, inclusive na interface. E quando digo completo, é que você pode jogar de forma idêntica, como se fosse a mesma experiência do PS4. O que é diferente dos outros jogos de PC é que os botões de PS4 aparecem na tela. Ou seja, ao invés de você ver botões do Xbox (como A ou Y), o jogo mostra triângulo, bola e até o Touch Pad. Obviamente, o único botão que não funciona ao ser pressionado é o Share.

No entanto, se você usar o teclado ou o controle do Xbox, o jogo mostrará esses botões de acordo também. Ou seja, é um ponto bastante positivo. Aliás, como não sou um jogador de PC, não testei o gameplay no teclado, mas meu amigo elogiou e disse que é bastante funcional. Veja as três imagens a seguir para você entender meu ponto.

Em relação ao jogo em si, Horizon Zero Dawn no PC é basicamente o mesmo que sua versão no PS4. Não há nenhum conteúdo exclusivo, nem mesmo uma “skin” da Aloy por exemplo. A única diferença real é, de fato, toda essa parte técnica discutida até aqui. Dito isso, se você não conhece Horizon Zero Dawn e quer saber mais sobre o básico do título, recomendo que leia o meu review da versão original de PS4. É claro, o Photo Mode, apesar de idêntico em suas funções, mostrará ser superior devido aos gráficos aprimorados. Mas em relação ao conteúdo, não há nada inédito mesmo, a princípio.

Horizon Zero Dawn PC

Para finalizar, gostaria de deixar claro que a versão da Steam de Horizon Zero Dawn: Complete Edition foi jogada para escrever estas impressões. O título também está disponível na Epic Games Store e supõe-se que seja idêntico, porém para fins de esclarecimento, jogamos a de Steam.

Uma dica no fim disso tudo: olhe a pasta onde o jogo for instalado. Há um PDF com o livro de artes digital!

Veredito

Horizon Zero Dawn: Complete Edition no PC é a edição defintiva de um dos melhores títulos de PS4. A parte técnica é indiscutivelmente superior e o título da Guerrilla Games está mais bonito do que nunca.

Porém, há uma coisa que precisa ser levada em conta: se você já jogou no PS4, ainda mais se foi no PS4 Pro e com uma TV com HDR/4K, não há uma razão específica para jogá-lo novamente aqui, a não ser para ver os gráficos ainda mais bonitos (principalmente a 60 fps e no Ultra), pois o jogo é idêntico em seu conteúdo.

Considerando exatamente esse ponto, a versão de PS4 e principalmente a de PS4 Pro ainda oferecem uma excelente experiência, então jogar no PC dependerá exclusivamente se você possui uma boa máquina para rodá-lo ou se tem ou não um PS4.


Configurações dos PCs Utilizados

Máquina #01

Placa-Mãe: ASUS TUF B360M-PLUS GAMING/BR
CPU: Intel i5-9400F 2.9ghz
GPU: GeForce GTX 970 4gb
RAM: 16gb DDR4

Máquina #02

Placa-Mãe: ASRock H310CM-HG4
CPU: Intel i5-9400F 2.9ghz
GPU: Radeon RX 580 Armor 8gb
RAM: 8gb DDR4

Configurações Mínima e Recomendada

Mínima

  • Sistema operacional e processador de 64 bits
  • OS: Windows 10 64-bits
  • Processador: Intel Core [email protected] ou AMD FX [email protected]
  • Memória: 8 GB RAM
  • Gráficos: Nvidia GeForce GTX 780 (3 GB) ou AMD Radeon R9 290 (4GB)
  • DirectX: Version 12
  • Armazenamento: 100 GB

Recomendada

  • Sistema operacional e processador de 64 bits
  • OS: Windows 10 64-bits
  • Processador: Intel Core [email protected] ou Ryzen 5 [email protected]
  • Memória: 16 GB RAM
  • Gráficos: Nvidia GeForce GTX 1060 (6 GB) ou AMD Radeon RX 580 (8GB)
  • DirectX: Version 12
  • Armazenamento: 100 GB

Onde Comprar

Horizon Zero Dawn: Complete Edition estará disponível em 7 de agosto para o PC. Seu tamanho é de cerca de 67 GB. Este artigo de impressões foi possível graças a uma cópia digital da Steam gentilmente cedida pela Sony Interactive Entertainment.