Anthem

Após uma longa espera, alguns atrasos e testes antecipados nem tão bem sucedidos, Anthem está quase entre nós. O novo jogo da Bioware será lançado nessa sexta feira, dia 22, com algumas ressalvas e várias expectativas.

No intuito de adiantar algumas informações e esclarecer dúvidas, vamos mostrar nesse especial algumas dicas úteis na sua jornada como freelancer.

anthem tarsis

Lançamento

Anthem estará disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC no dia 22 de fevereiro de 2019. Essa é a data oficial, mas alguns jogadores já puderam aproveitar o jogo completo desde o dia 15 de fevereiro, como aqueles que possuem a assinatura do EA Access Premier. Jogadores de PC e XBox One que possui acesso ao EA Access padrão, tiveram 10 horas de teste desde esse período.

Infelizmente, a assinatura do plano EA Access não está disponível para os usuários do PlayStation 4. Todos os interessados no jogo e que possuem apenas o PS4, vão ter que esperar o lançamento oficial do jogo no dia 22 para adquirir a versão normal ou a edição Legion of Dawn, que possui itens cosméticos e bônus especiais.

anthem-lod-armor

Anthem, o que é?

Anthem é um jogo de tiro em terceira pessoa com um foco no cooperativo online, onde o jogador utiliza exoesqueletos chamados Javelins (Lanças, em português) para enfrentar vários inimigos em um planeta repleto de perigos. No papel de um freelancer do Fort Tarsis (cidade onde ficam os humanos no planeta de Anthem), o jogador deve enfrentar o perigo dos Dominions, que são os grandes inimigos da campanha principal.

Se você jogou algum jogo com sistema de loot e componente online, já tem uma ideia inicial do que é ó jogo. Assim como Diablo 3, Destiny ou The Division, Anthem é um jogo baseado em loot, onde o jogador participa de atividades disponíveis para obter recompensas. Essas recompensas são equipamentos para aprimorar seu Javelin, com novas armas, habilidades e demais componentes que vão possibilitar enfrentar missões e desafios mais avançados.

Anthem 14

Conteúdo disponível

Com todo o histórico de jogos da Bioware, muito se espera da história e narrativa da campanha principal. Para um estúdio que criou obras memoráveis, mais recentemente como Dragon Age Inquisiton e a franquia Mass Effect, é normal ter uma expectativa alta quanto ao que Anthem pode oferecer. De acordo com a desenvolvedora, a campanha principal terá uma duração de mais de 20 horas e com várias cutscenes.

Além da campanha principal, haverá outras atividades a se fazer no jogo. O modo free play dará a oportunidade de explorar o mundo de Anthem de forma livre, fazendo atividades aleatórias e participando de eventos com outros jogadores.

Além disso, haverá os Strongholds (Fortalezas), que serão os maiores desafios do jogo durante seu lançamento. São missões que vão lembrar os assaltos de Destiny, com objetivos diversos e um chefe no final, sendo a atividade mais recompensadora do jogo.

anthem_screen_10

Boa parte de um jogo baseado em loot se encontra no seu endgame, ou seja, após o jogador completar a história principal. Dentro desse período, o foco é do jogo passa a ser um loop de procurar melhores equipamentos para realizar atividades ainda mais difíceis, como os Strongholds na dificuldade máxima.

Jogabilidade

Sendo um jogo de tiro em terceira pessoa, a visão e jogabilidade é similar a vários jogos do gênero, como Uncharted e demais títulos de ação. A movimentação é quase totalmente baseada no sistema de voo de sua Javelin, usado para transcender o mapa de Anthem e abusando da verticalidade no jogo.

Além do tiroteio, há ainda o uso de várias habilidades e um sistema de combos. Se você jogou Mass Effect Andromeda, vai notar várias similaridades com o sistema de combate. As habilidades são divididas em categorias, que podem iniciar um combo ou aplicar danos elementais nos inimigos. Abaixo é possível ver as habilidades e como funcionam com combos.

anthem combo

O jogo possui várias dificuldades e algumas delas só serão liberadas após completar a campanha principal e ao alcançar nível máximo. Ao liberar as dificuldades GrandMaster, o jogo promete ser ainda mais desafiador.

Microtransações

Logo que novas informações foram disponibilizadas sobre o jogo, a Bioware afirmou que o jogo possuiria microtransações. Vários itens cosméticos e visuais poderão ser adquiridos usando dinheiro real, mas nenhum deles irá influenciar na jogabilidade.

De acordo com as informações conseguidas pelos que jogaram Anthem no Early Access, os itens mais caros são os sets de armaduras dos Javelins, que custam em média 8 dólares. Mesmo que seja disponível adquirir esses itens com dinheiro real, todos podem ser comprados usando apenas a moeda ingame do jogo, que pode ser conseguida apenar jogando normalmente, cumprindo contratos e desafios no jogo.

anthem MTX

Pós-lançamento

Anthem já foi descrito como um serviço que irá evoluir com o tempo, agregando novos conteúdos e opções aos jogadores. Todo esse conteúdo que será disponibilizado após o lançamento e será totalmente gratuito, sendo de certa forma financiado pelos itens cosméticos vendidos.

Alguns eventos já foram anunciados e as primeiras atividades ficarão disponíveis logo no mês de março. A tendência é o jogo receber novos itens e missões constantemente, assim como melhorias para os aspectos técnicos.

A Bioware tem sido bastante comunicativa e transparente quanto ao futuro do jogo, antecipando vários eventos e prometendo as correções necessárias.

Problemas

Várias defeitos já foram apontados por todos que testaram o jogo antecipadamente no PC e alguns ainda são recorrentes desde a demo disponibilizada anteriormente. Problemas como loadings extensos, quedas constantes, bugs em missões, inimigos que desaparecem e vários outros. Como um jogo 100% online, alguns problemas são compreensíveis, desde que isso não atrapalhe a experiência.

Várias melhorias já foram realizadas desde a demo liberada no final de janeiro e um patch já foi disponibilizado antes do lançamento.  A previsão é de que o jogo receba mais reparos do que conteúdo em seus primeiros meses, principalmente com a quantidade enorme de problemas já reportados.


De tudo que já foi mostrado e até testado de Anthem nas demos disponibilizadas, o jogo deixa claro um potencial imenso para ser explorado. A Bioware pode ter feito um jogo para competir com Destiny ou The Division, mas só saberemos no lançamento oficial em 22 de fevereiro de 2019.

Compre Anthem no Submarino.

Winz.io