Especiais

Renovação da campanha do APOIA.SE do PSX Brasil; novas metas, recompensas e atividades

A campanha do APOIA-SE existe há algum tempo no PSX Brasil. Muitos leitores nos ajudaram nesses últimos anos e nosso agradecimento sempre será eterno a todos eles.

Quando criei a campanha, minha experiência com crowdfunding era nulo. Dito isso, metas e recompensas acabaram ficando abertos demais e, apesar de determinados usuários terem recebido algumas coisas, ficamos devendo outras.

Dito isso, a campanha foi completamente reformulada, com metas realistas e diversas atividades. Abaixo você confere o texto que se encontra na página da campanha.


PSX Brasil existe há quase 10 anos. Durante todo esse tempo, fizemos:

  • Mais de 60 mil notícias;
  • Mais de 1.200 análises;
  • Mais de 200 guias de troféus;
  • E mais de 3 mil vídeos no YouTube.

Nós informamos inúmeros leitores de todo o mundo sobre as novidades dos consoles PlayStation de diferentes formas!

As notícias, que são o coração do site, são postadas 24h por dia e nos 7 dias da semana, inclusive feriados. Em outras palavras, não existe descanso. As análises, por sua vez, são escritas em uma frequência de cerca de uma por dia. O mesmo é válido para os vídeos do YouTube.

Outro projeto que começamos recentemente é podcast PSX+. No momento, é possível escutá-lo via YouTube e no site. Há planos para um feed em breve. A campanha do APOIA-SE é muito importante para o seguimento desse projeto.

 

Em 2018, o site passou por uma grande reformulação. Entre as diferentes coisas que aconteceram, o site foi convertido para uma plataforma mais moderna e sofreu diversas otimizações de técnicas atuais, principalmente SEO. Isso trouxe uma grande consequência: mais visitas e a necessidade de um servidor que aguentasse o tranco.

Na época do ps3brasil.com, estávamos em um servidor compartilhado. O valor da mensalidade era de apenas 40 reais. Quando ocorreu a mudança para o psxbrasil.com.br, tentamos um servidor cloud com o valor de 20 dólares mensais. Porém, ainda assim não foi o suficiente para que aguentasse o tráfego de nosso site.

Em setembro de 2018 fomos para um servidor dedicado. O valor dele é de 499 reais mensais. Com esse servidor, você, caro leitor, tem uma experiência fora de série!

Porém, isso acaba nos trazendo ao ponto do dinheiro… 500 reais mensais não é algo barato. Considerando que atualmente eu vivo do site como meu emprego (me dedico integralmente a ele!), é um gasto considerável e o dinheiro que chega por outras fontes não é exatamente suficiente para pagar as minhas outras contas mensais. As notícias patrocinadas que monto com links do Submarino ou Saraiva (que, aliás, são feitas a partir de promoções que eu mesmo vejo! Não são as lojas que nos mandam!), o AdSense do Google e outras fontes geram uma quantia significativa, mas não o suficiente para viver disso e profissionalizar o site.

E o YouTube? Bom, o YouTube tem uma boa quantidade de visualizações, de fato. No entanto, visualizações não significam necessariamente receita. O motivo disso é devido aos avisos de copyright que surgem nos vídeos. Ou seja, não recebemos um centavo em vídeos que possuam esse alerta. E isso acontece com diversos vídeos. Você sabe que um dos focos do canal é legendar trailer e, por isso, vários deles acusam conteúdo de copyright e não ganhamos nada com as suas visitas (apenas inscritos, é claro!). Não vamos parar com esse trabalho, afinal é o que nos motiva a continuar fazendo porque quase ninguém se dedica a legendar trailers dessa forma, mas é outro motivo pelo qual pedimos o seu apoio! Todo o canal do YouTube é gerenciado por mim, Ivan, também! E sim! Todas as legendas são feitas por mim atualmente.

Nos ajudando, você primeiramente terá a nossa imensa gratidão, além de participar de nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Uma das vantagens de participar desse grupo é ter acesso imediato a todas as postagens e novidades do site, interagir com a equipe e quem sabe, saber algumas histórias da industria que não saem na mídia em geral.

Se alcançarmos determinadas metas, faremos sorteios entre os apoiadores, com brindes extremamente exclusivos, códigos de cartão de PSN e até mesmo jogos! Também veremos de falar com as publishers para conseguirmos códigos para sortearmos com os nossos apoiadores. É cedo dizer, mas também é bastante provável que os nossos apoiadores terão acesso a um cupom exclusivo na Saraiva!

Confira todos os detalhes (como metas e recompensas) na página do APOIA-SE.


Gostaria apenas de ressaltar duas coisas importantes:

1) GRUPO DO WHATSAPP

Anteriormente, o site tinha um grupo oficial do WhatsApp. No entanto, soltamos esse comunicado para quem o frequentava:

Olá pessoal, tudo bem?

Este grupo do WhatsApp foi criado há mais ou menos 1 ano. A intenção quando eu o criei era para divulgar as notícias do site em um novo formato, ou seja, para “viralizar” as notícias através do aplicativo de mensagens. Ou, ao menos discutir as notícias do site de outra forma (por isso o nome “PSX Brasil – Notícias”). A única regra, além de não permitir nudez/sexo, era não publicar conteúdo que existisse no site e fosse um link de outro site, não importando qual fosse.

Vários dias depois, o grupo se tornou algo que apenas me gerou dor de cabeça. São inúmeras pessoas me enviando mensagem no privado porque fulano ou cicrano fez algo no grupo, são inúmeras as vezes que eu vi links de outros sites postados no grupo (sendo que existia o conteúdo no site), outras inúmeras vezes de links patrocinados gerando dinheiro para outros sites que não o PSX Brasil.

Mas há ainda dois outros pontos muito ressaltados que, sinceramente, levaram ao meu limite: o grupo fala de Nintendo em 90% do tempo (e há infinitas reclamações sobre esse aspecto) e discussões constantes que necessitam um intermediador.

Como eu já tenho inúmeras tarefas a serem executadas todos os dias no site (e que aumentam mais e mais), cuidar do grupo se tornou algo secundário, já que o retorno era zero e apenas me causava stress.

Portanto, tomei a difícil decisão de encerrá-lo. Sei que muitos ficarão tristes com essa notícia, mas não há mais como levar adiante.

Em contrapartida, como uma fênix, surgirá um novo grupo no WhatsApp e que será para os que apoiam o site através do APOIA-SE: https://apoia.se/psxbrasilcombr

Aqueles que apoiarem com, pelo menos, 7 reais ao mês (apenas para os 100 primeiros, os que chegarem após esse número deverão apoiar com 17 reais para obter acesso) serão convidados a participar do grupo fechado e oficial do PSX Brasil. O APOIA-SE conta com outras coisas, além do grupo do WhatsApp, e que recomendo a leitura. Todas as informações serão divulgadas amanhã no nosso site.

Esse novo grupo contará com uma maior presença de minha parte, dado o fato de que agora saberei que a pessoa realmente apoia o nosso site. Além de mim, haverá outros membros da equipe (que também atuarão como moderadores) para que as conversas não saiam do controle. O grupo também terá todas as postagens feitas em nosso site em tempo real.

Como comentário final, agradeço aqueles que tornaram esse grupo possível de ser mantido até hoje. Aos que tiverem alguma dúvida, peço que leia a campanha do APOIA-SE e fique de olho em nosso site.

Obrigado!
Ivan

O novo grupo do WhatsApp já existe e basta você apoiar o nosso site que terá acesso!


2) DESAFIOS DO PSX BRASIL.

Os desafios consistem, basicamente, dos leitores nos enfrentarem em determinados jogos. Se vencerem, receberão prêmios por isso. A ideia é que aconteçam a cada duas semanas, muito provavelmente em uma sexta, sábado ou domingo (a definir).

Na prática, as regras mudarão de jogo para jogo, mas vamos exemplificar com o regulamento geral para os jogos de luta.

Serão 16 participantes, sendo que 8 destinados aos apoiadores e 8 para os leitores. Os apoiadores serão alertados quanto à data de inscrição e será por ordem de chegada. Caso não atinja o número de 8 pessoas (lembrando que outros jogos podem ter números maiores), abriremos essas vagas para os leitores.

Os 16 participantes devem enfrentar dois membros da equipe do site. Os que vencerem os dois membros serão classificados para uma segunda fase. Os que perderem serão eliminados. Essa segunda fase colocará os que venceram em uma chave e vencedor desse torneio ganhará o grande prêmio.

As inscrições serão gratuitas e todas as partidas serão transmitidas ao vivo pelo YouTube ou Twitch. Por ser gratuito é que precisamos do seu apoio para que esse projeto aconteça!

Faremos testes desse projeto com brindes mais simples. Por exemplo, o primeiro deles será um avatar da PSN do Homem-Aranha. Mas nossa ideia, caso a meta seja atingida, é oferecer um jogo de PS4 ao vencedor, por exemplo.

Qualquer dúvida ficamos à disposição!