Especiais

Quais jogos de PlayStation 3 pegar do programa Welcome Back

Depois da queda de proporções épicas da PlayStation Network (PSN), seu retorno e da PlayStation Store foram muito comemorados. Para compensar os fãs que tiveram seus dados pessoais comprometidos, além de ficarem uma eternidade sem poderem jogar online ou fazer compras pela Store, a Sony lançou o programa Welcome Back, que daria para todos os usuário com contas criadas antes dos ataques dois jogos de PlayStation 3 e dois de PSP, além de um mês gratuito de assinatura do serviço PlayStation Plus.

 

Não há duvidas sobre a PlayStation Plus: todos devem pegar esses 30 dias grátis e aproveitá-los enquanto podem. Ser um membro Plus oferece avatares, temas e wallpapers grátis, vários exclusivos, com preço reduzido em relação ao normal. O mesmo vale para jogos: Sonic 2, Streets of Rage 2 e Comet Crash são 3 jogos gratuitos disponíveis para os assinantes Plus durante esse mês. Todos eles contam com troféus (mas sem platina), então também deveriam ser pegos o mais rápido possível. Os jogos baixados pela Plus param de funcionar quando a sua assinatura se encerra. Também é importante lembrar que a beta de Uncharted 3 está prevista para ser lançada em 28 de junho para os assinantes Plus, então também será possível experimentar esse tão aguardado jogo alguns dias mais cedo.

 

A dúvida fica com os jogos de PlayStation 3 (os jogos de PSP não foram considerados nesse artigo): você pode pegar dois deles gratuitamente, e são oferecidos cinco para você escolher. Esses dois jogos não irão parar de funcionar quando o Welcome Back se encerrar, então eles serão seus para sempre. A maioria de vocês conhece todos os títulos daquela lista, mas para muitos ali há nomes nunca antes vistos e sobram dúvidas sobre quais pegar antes que o prazo acabe. Para isso, o PS3Brasil elaborou esse artigo com indicações sobre os jogos. Vamos fornecer vários dados sobre cada um deles, e no final caberá a você decidir quais os fatores que mais lhe importam.

 

Primeiramente, vamos aos jogos. Todos eles foram analisados pela nossa equipe ao longo do tempo (3 deles recentemente) e você pode conferir a análise de cada um deles clicando neles abaixo:

 

Os estilos dos jogos variam de corrida a plataforma, passando por aventura e tiro com visão isométrica. Cada um desses jogos têm grande valor e podem agradar a diferentes públicos, então recomendamos fortemente ler a análise deles caso esteja com dúvidas sobre qual pegar.

 

De um ponto de vista estritamente numérico, eis a classificação dos cinco jogos acima de acordo com a recomendação dada em cada análise pelo seu autor. Lembramos que os critérios de avaliação são subjetivos e que cada pessoa têm uma experiência diferente com cada jogo, então não use isso como critério principal, apenas como um indicativo:

  1. LittleBigPlanet – 96%
  2. Dead Nation – 93%
  3. inFAMOUS – 92%
  4. Wipeout HD + Fury – 90%
  5. Super Stardust HD – 87%

 

As notas confirmam que são todos bons jogos. Deve-se ressaltar que dois dos jogos dessa lista recentemente receberam continuações: LittleBigPlanet 2 saiu em 18/01/2011 (confira nossa análise dele clicando aqui) e inFamous 2 em 07/06/2011 (datas americanas de lançamento).

 

Para os caçadores de troféus, a escolha também pode ser difícil. Dos 5 jogos, 4 possuem um conjunto completo incluindo a Platina e vários deles possuem conteúdos adicionais (DLCs) que adicionam ainda mais troféus. Contudo, também deve-se mencionar que todos possuem troféus difíceis de serem pegos, e alguns até podem ser considerados desumanos, dada a dificuldade extrema para obtê-los. Vamos então à classificação dos jogos por número de troféus:

  1. LittleBigPlanet – 48 troféus + 22 de DLCs (não inclusos) = 70 total
  2. Wipeout HD + Fury – 38 troféus + 13 de DLC (incluso) = 51 total
  3. inFamous – 50 troféus no total
  4. Dead Nation – 35 troféus no total
  5. Super Stardust HD – 12 troféus + 5 de DLCs (não inclusos) = 17 total (é o único sem platina da lista)

 

Em valores totais, LittleBigPlanet possui a maior quantidade de troféus, mas isso é às custas de vários DLCs que adicionam um custo razoável. A platina dele depende de interação online extensa com outros jogadores, além de muita criatividade na criação de fases. Wipeout HD possui um dos conjuntos de troféus mais difíceis de toda a PlayStation Network, com uma dificuldade de 9,5/10 em pesquisas feitas pela Internet. Pelo lado bom, a excelente expansão Fury vem de forma gratuita com o jogo, e ela adiciona alguns troféus razoavelmente fáceis de serem pegos. inFamous e Dead Nation não possuem DLC e suas platinas são muito mais fáceis do que a dos outros dois, mas ainda assim levam um bom tempo para serem obtidas. Super Stardust HD fica muito atrás dos outros nesse quesito, possuindo apenas 12 troféus básicos (alguns desses bem difíceis) e outros que necessitam da compra de 2 DLCs diferentes.

 

Um critério mais subjetivo, mas que pode influenciar na decisão, é o tempo de duração de cada jogo. Esse é um valor totalmente arbitrário, pois cada pessoa pode levar mais ou menos tempo para completar um jogo, pode jogá-lo repetidamente se gostar muito dele e pode se engajar nos modos online se isso lhe agradar, e pode gastar muito tempo buscando os troféus. Dados esses fatores, eu estimei o tempo de duração de cada jogo para mim e elaborei a seguinte lista, do jogo de mais duração para o de menos duração:

  1. LittleBigPlanet
  2. Wipeout HD + Fury
  3. inFamous
  4. Dead Nation
  5. Super Stardust HD

 

LittleBigPlanet possui uma comunidade muito forte, que criou milhões de fases para o jogo mesmo antes de sua continuação ser lançada, então o jogo pode durar eternamente, ou até que desliguem os servidores. Wipeout é muito divertido e possui muitas corridas diferentes no modo campanha, e há vários níveis de dificuldade para enfrentar. O modo online é muito competente, sendo fácil encontrar adversários a qualquer momento, e as corridas rodam sem travamentos no geral. inFamous é um jogo longo e deveria ser terminado duas vezes, uma em cada alinhamento, duplicando sua longevidade. Dead Nation possui 10 missões e pode ser jogado sozinho ou em co-op online e em vários níveis de dificuldade, mas eu não vejo graça em jogar sozinho. Por fim, Super Stardust HD é bastante curto e, mesmo sendo muito divertido, sua duração é muito inferior à dos outros.

 

São muitos critérios, não é? Mesmo com tantas considerações, para alguns ainda pode ser difícil fazer a escolha mais bem embasada. Para dar mais algumas ideias para os indecisos, pedi à equipe do PS3Brasil que respondesse a duas perguntas sobre os jogos do programa Welcome Back. São duas perguntas simples sobre os 5 jogos do Welcome Back e as suas respostas são curtas e grossas:

 

  • Quais jogos você pegaria se não tivesse nenhum?
  • Quais jogos você pegou no final?

 

 

Bruno Ferreira Machado

Quais jogos você pegaria se não tivesse nenhum?

Eu pegaria inFamous e Wipeout HD + Fury. inFamous é um jogo sensacional, com uma história legal, uma jogabilidade fantástica e uma liberdade de exploração pouco vista nos videogames. Wipeout HD = Fury é um jogo muito bonito, um dos poucos que roda em 1080p verdadeiros e a 60 frames por segundo no PS3. É um jogo muito desafiador e que me força a ser sempre melhor pra ir escalando nos níveis de dificuldade. Os modos de jogo Zone pra mim são a estrela do jogo, com visuais psicodélicos e objetivos mais divertidos do que simplesmente chegar ao final da corrida. Sem contar que a trilha sonora é maravilhosa.

 

– Quais jogos você pegou no final?

Eu já tinha inFamous, LittleBigPlanet e Super Stardust HD, além de ter o Wipeout HD original. Peguei Dead Nation (do qual gostei muito, por sinal) e o Wipeout HD pela expansão Fury, que me trouxe uma surpresa grata: ela adicionou o modo de corrida Detonator, que desde a primeira vez que joguei se tornou o meu favorito de todo o jogo.

 

 

Ivan Nikolai Barkow Castilho (Soul Zonik)

Quais jogos você pegaria se não tivesse nenhum?

LittleBigPlanet e inFamous. O primeiro por ser, praticamente, infinito e o segundo por ser um ótimo jogo. Não precisa de mais descrição que isso.

 

– Quais jogos você pegou no final?

Único jogo que eu não tinha era Dead Nation, portanto acabei pegando ele. A outra opção, WipEout HD, acabou sendo escolhida por causa do DLC "Fury" que eu não possuía.

 

 

Pedro Henrique Lutti Lippe (Shiggy)

Quais jogos você pegaria se não tivesse nenhum?

WipEout HD, por possuir conteúdo suficiente para manter um jogador ocupado por meses, e Super Stardust HD, por ser uma das melhores experiências disponíveis na PSN.

 

– Quais jogos você pegou no final?

Nenhum, pois já tinha todos os títulos oferecidos na promoção.

 

  

Allan Rafael Bandini (Neo_Fowl)

Quais jogos você pegaria se não tivesse nenhum?

WipeoutHD e inFamous.

 

– Quais jogos você pegou no final?

Dead Nation e Super Stardust HD, que eu não possuo (já tive LBP e não gostei).

 

 

Matheus Falqueiro Bertolasi (Doofie)

Quais jogos você pegaria se não tivesse nenhum?

Não tinha nenhum dos citados, então queria e peguei LittleBigPlanet e inFamous.

 

– Quais jogos você pegou no final?

LittleBigPlanet e inFamous. LBP eu já havia jogado na casa de amigos, tanto o primeiro quanto o segundo. A proposta e ideia do jogo me chamam muita a atenção, no entanto, fiquei em dúvida se pegaria este mesmo pois os controles me afastavam um pouco. Mas como todos os meus amigos que ainda não tinham acabaram pegando o jogo agora, peguei também para partidas multiplayer.

inFamous foi minha primeira opção, sempre tive interesse no título e ia comprar em mídia, então com o Welcome Back acabei economizando uma grana.

 

 

Patrick Seabra (Machine_God)

Quais jogos você pegaria se não tivesse nenhum?

Pensando em Custo x Benefício, eu descartaria logo de cara Super Stardust HD e Dead Nation. São 2 jogos excelentes, mas que você consegue por um preço bem módico na PSN. Dos 3 restantes, eu recomendaria inFAMOUS e Wipeout HD + Fury. Little Big Planet é um tremendo jogo, mas com LBP2 já lançado, eu não pegaria o primeiro a menos que possuísse todos os outros jogos do pacote.

 

– Quais jogos você pegou no final?

Eu tinha todos os jogos do pacote, então acabei pegando apenas o Wipeout HD + Fury, por causa da expansão. Dos outros, peguei inFAMOUS na conta apenas por pegar.

 

Essas são as nossas opiniões. Caso não conheça os autores, pode acessar a página de análises do site e ler algumas para ver se concorda com o estilo de cada um. Esperamos que esse artigo ajude aqueles que ainda estão indecisos, e também esperamos que vocês aproveitem bastante esses jogos grátis. Só não se esqueçam de baixá-los antes que o prazo acabe (no começo de julho)!