Especiais

Prévia – Anthem

Tivemos no último final de semana a oportunidade de testar Anthem. Com 3 dias disponíveis para jogadores VIPs (aqueles que realizaram a pré compra do jogo ou conseguiram um código de acesso), conseguimos jogar e aproveitar bastante o conteúdo oferecido.

Podemos primeiramente fazer uma ressalva quanto ao “jogar” do parágrafo anterior. Com vários problemas técnicos, a insistência foi acima do normal. Desde servidores abarrotados a loadings infinitos, a dificuldade em se conseguir logar e adentrar ao universo de Anthem foi gigante.

Apesar de todos esses defeitos técnicos, temos que entender que Anthem é um serviço completamente online. Quando colocado em escala global, fica aceitável entender tais problemas, principalmente numa demo. O que se espera que não aconteça é exatamente os mesmos problemas no lançamento em 22 de fevereiro.

Anthem 3

A demo VIP foi uma fatia pequena de conteúdo disponibilizada aos jogadores.  No total, foram 3 missões da história, 1 fortaleza e o modo livre com o mapa bastante limitado. Independente da quantidade, foi conteúdo de sobra pra já testar os poderosos Javelins em voos combate pelo mundo.

As missões foram sobre recuperar uma relíquia para um Arcanista no jogo, Mathias. Apesar das missões seguirem o padrão de ir em um local, acionar algo, buscar alguma coisa, eliminar alguns inimigos e chegar a um objetivo final, nenhuma foi tediosa. Mesmo seguindo um design já batido para estrutura de missões, elas mostraram que a Bioware pode desenvolver personalidades mesmo em um jogo online.

Mathias vai de um Arcanista obsessivo a se transformar em três entidades da mesma pessoa totalmente afetado pela relíquia encontrada. Foi muito pouco para observar, mas já é perceptível que o toque especial da Bioware em criar seus personagens continua o mesmo.

Anthem 14

A fortaleza é uma atividade única e que pode ser feita várias vezes, diferente das missões da história. Funcionando de forma similar aos assaltos/anoitecer em Destiny, a fortaleza é uma missão direcionada a um inimigo ou objetivo final. Na demo é a procura de uma rainha que infesta o subterrâneo de ovos e escorpiões gigantes. Em dificuldade mais elevada, foi uma atividade bastante desafiadora e que exige coordenação entre equipe e bastante habilidade.

O modo livre é a exploração aberta do mapa, seja para coletar recursos ou participar dos eventos aleatórios que ocorrem. Talvez sendo a atividade mais casual, é exatamente onde é possível ver a beleza do mundo criado pela Bioware, lembrando até mesmo a Pandora do filme Avatar pela beleza única.

Anthem 2

Apesar de tudo o que foi oferecido, a maior qualidade mostrada nessa demo foi a jogabilidade fantástica que o título possui. Enquanto andar e conhecer o Fort Tarsis pode ser um pouco quieto e monótomo demais na demonstração, transitar com sua Javelin e participar das batalhas é algo completamente épico. Sistema de voo e de tiro é extremamente funcional e satisfatório, sendo difícil não se divertir e empolgar ainda mais pelo jogo final.

O combate é rápido e funcional, principalmente pelo uso do voo para transitar rapidamente pelo cenário, seja vertical quanto horizontalmente. O sistema de Combos é muito útil e divertido, já deixando o jogador sempre entusiasmado para combinar uma granada de fogo da Javelin Patrulheiro com um raio detonador da Javelin Tempestade, ocasionando numa explosão e acertando todos os inimigos ao redor.

Mesmo com os problemas técnicos que atrapalharam bastante a execução da demo nesse fim de semana e do conteúdo enxuto, tudo o que foi mostrado foi satisfatório. A jogabilidade é divertidíssima e convém deixar o alerta que esse é exatamente o ponto no qual a demo é focada. Questionar nesse momento a estrutura de missões, história do jogo, personagens e detalhes mais profundos é ser injusto, sendo que apenas uma pequena parte do jogo foi disponibilizado.

Lógico que nem todos os interessados puderam testar a demo de Anthem nesse final de semana, porém a mesma demo estará disponível para todos entre dos dias 1 a 3 de fevereiro. Várias melhorias já foram anunciadas para a demo aberta e até mesmo um patch foi disponibilizado. Uma lista com mudanças e ajustes inclusive para a versão final também foi anunciada no blog da Bioware.

O download da demo já pode ser feito e basta aguardar para testar  e aproveitar um pouco de Anthem antes de seu lançamento.