Especiais

No que devemos ficar de olho em 2013

Você já conferiu as nossas escolhas de melhores jogos de 2012. Acompanha o site diariamente. Mas mesmo assim não lembra tudo que receberemos em 2013? É justamente para isso que este artigo serve – informá-lo dos jogos anunciados e confirmados para 2013. Além disso, podemos ter esquecido de algum jogo e pedimos sua compreensão se algo ficou de fora. Outro fato que deve ser mencionado é que, sem dúvida, teremos mais anúncios durante o ano e que nunca poderíamos prever – repetimos que aqui só estão os jogos totalmente confirmados para os consoles Sony.

Vale ressaltar que consideramos apenas os lançamentos em disco. Jogos exclusivos da PSN como The Cave (Double Fine) e Darkstalkers Ressurection (Capcom) que prometem ser grandes lançamentos, fora os jogos indies que receberemos (Guacamelee!), não foram mencionados no artigo abaixo. Vale lembrar também que a PSN americana receberá dois jogos que são em disco no restante do mundo: Fist of the North Star 2 e Dynasty Warriors 7 Empire.

A Sony esconde o jogo com o PlayStation Vita. Só sabemos dos seguintes lançamentos de peso: Ninja Gaiden Sigma Plus 2, Dead or Alive 5, Muramasa: The Demon Blade, Ratchet & Clank: Full Frontal Assault, Sly Cooper: Thieves in Time, Guacamelee!, Rainbow Moon, Phantasy Star Online 2 e Soul Sacrifice. Poucos? Sem dúvida. Mas estamos confiantes de que anúncios virão no decorrer de 2013.
 



PLAYSTATION 3
 


Anarchy Reigns
 



 

Lançamento: 8 de janeiro de 2013
Detalhes: Anarchy Reigns é um jogo focado no multiplayer da Platinum Games (Bayonetta, Vanquish). Ele se passa em um futuro pós-apocalíptico e possui muitos elementos de combate. Personagens como Jack, de MadWorld, assim como Bayonetta (bônus de pré-venda) juntam-se a um elenco de personagens únicos. O jogo poderá não agradar a todos, mas saiba que ele será lançado com um preço reduzido: 29,99 dólares nos EUA (os lançamentos custam 59,99). Não seja enganado!


DmC: Devil May Cry
 



 

Lançamento: 15 de janeiro de 2013
Detalhes: Dante está de volta. Mas não do jeito que você esperava – possivelmente melhor. Depois da demo ter agradado muitas pessoas, DmC, que está sendo produzido pela Ninja Theory, promete trazer um novo ar à franquia. Resta saber agora se o hype será correspondido.


Sniper: Ghost Warrior 2
 


Lançamento: 15 de janeiro de 2013
Detalhes: Sniper: Ghost Warrior 2 chama a atenção por fazer uso da CryEngine 3. Mais uma vez você assumirá o papel de um sniper de operações especiais para derrotar o inimigo.


Ni no Kuni: Wrath of the White Witch
 



 

Lançamento: 22 de janeiro de 2013
Detalhes: Produzido pela Level-5 em parceria com o Studio Ghibli, este RPG conta a história de um garoto de 13 anos chamado Oliver, um residente da cidade de Hotroit cuja mãe morre repentinamente. Após esse acontecimento, o menino descobre que uma boneca que sua mãe tinha dado para ele era, na verdade, uma fada, que o concede um livro mágico que abre portais para uma realidade paralela, "o outro mundo." Lá, ele parte em busca de um suposto método para reviver sua mãe.


Hitman HD Trilogy
 



 

Lançamento: 29 de janeiro de 2013
Detalhes: Coletânea em alta definição e com troféus de três Hitman: Hitman: Contracts, Hitman 2: Silent Assassin e Hitman: Blood Money. O preço será de 39,99 dólares.


Dead Space 3
 



 

Lançamento: 5 de fevereiro de 2013
Detalhes: Dead Space 3 continua a história dos jogos anteriores e adiciona John Carver a ela. Este personagem acompanhará Isaac Clarke em um inédito modo cooperativo no mundo gelado de Tau Volantis.


Sly Cooper: Thieves in Time
 



 

Lançamento: 5 de fevereiro de 2013
Detalhes: Sly está de volta após muito tempo. Produzido pela Sanzaru Games (a mesma que fez a coletânea em HD da trilogia de PS2), Thieves in Time continua a história de Sly com seus companheiros Bentley e Murray em uma jornada para salvar o clã Cooper de sua extinção. O gameplay continuará focado em furtividade, exploração, combate e plataforma. Possuirá função cross-buy com Vita.


Aliens: Colonial Marines
 



 

Lançamento: 12 de fevereiro de 2013
Detalhes: Produzido pela Gearbox Software (Borderlands), Aliens: Colonial Marines coloca você contra os Aliens da franquia clássica dos cinemas em um jogo de tiro em primeira pessoa.


Metal Gear Rising: Revengeance
 



 

Lançamento: 19 de fevereiro de 2013
Detalhes: Produzido pela Platinum Games (Vanquish, Bayonetta), Metal Gear Rising: Revengeance coloca você em um jogo focado na ação com o personagem Raiden, introduzido em MGS2. A história do jogo se passa após MGS4. Poderemos controlar Raiden e lutar como ele fazia nas batalhas de MGS4? Saberemos em fevereiro.


Crysis 3
 



 

Lançamento: 19 de fevereiro de 2013
Detalhes: É inegável: a série Crysis nasceu para impressionar pelos gráficos que a CryEngine podia fazer. E agora, com sua terceira versão, são prometidos gráficos bonitos como nunca em uma New York transformada em selva, juntando, portanto, elementos dos dois primeiros jogos.


Tomb Raider
 



 

Lançamento: 5 de março de 2013
Detalhes: Lara Croft está de volta em uma história que recontará suas origens. Perdida em uma ilha após sofrer um naufrágio, Lara deve fazer de tudo para sobreviver – inclusive matar se for necessário. Recentemente, um multiplayer foi confirmado para o título.


South Park: The Stick of Truth
 



 

Lançamento: 5 de março de 2013
Detalhes: South Park dispensa apresentações. Mas um RPG com a série? É isso que a Obsidian pretende lançar em 2013. O jogo deve manter o visual característico do desenho.


God of War: Ascension
 



 



 

Lançamento: 12 de março de 2013
Detalhes: Kratos mais uma vez matará tudo que ver pela frente em uma história que explicará como ele se tornou o fantasma de Esparta. Algo inédito na série é um modo multiplayer e que está sendo mais destacado pelos desenvolvedores do que a campanha single-player.


Hyperdimension Neptunia Victory
 



 

Lançamento: 12 de março de 2013
Detalhes: Continuação do RPG japonês que faz paralelo com a indústria de jogos (cada personagem representa uma plataforma).


BioShock Infinite
 



 

Lançamento: 26 de março de 2013
Detalhes: Saindo de Rapture e agora em Columbia, BioShock Infinite promete ser o melhor jogo da série com todos os elementos que a tornou famosa – conspirações, uma cidade que se encontra no caos, seres bizarros e protetores, e assim por diante. Desta vez temos Elizabeth, que apesar de ser a garota que devemos proteger, poderá ser uma experiência única nesse sentido e diferente de tudo que já vimos.


Army of Two: The Devil's Cartel
 



 

Lançamento: 26 de março de 2013
Detalhes: É o terceiro jogo da franquia e está sendo desenvolvido pela Visceral Games (de Dead Space) e rodará na engine Frostbite 2. O jogo ainda será focado no cooperativo com Alpha e Bravo nas ruas do México trabalhando para a Tactical Worldwide Operations (T.W.O.) no meio de uma guerra por causa das drogas. Com cooperativo online e offline, Army of Two: The Devil's Cartel permitirá um sistema de upgrade e customização mais avançado e profundo, a fim de diferenciar mais você de seus amigos.


Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3
 



 

Lançamento: 31 de março de 2013
Detalhes: A Namco Bandai continua com sua sub-série "Ultimate Ninja Storm" de Naruto. Novidades devem agradar os fãs.


Metro: Last Light
 



 

Lançamento: 31 de março de 2013
Detalhes: Metro 2033 foi um jogo lançado em 2011 para o Xbox 360 e PC. Basicamente, era um FPS com elementos de Survival Horror que se passava na Rússia pós-apocalipse. Havia soviéticos, nazistas e mutantes durante o jogo. O game foi baseado na obra do autor russo Dmitry Glukhovsky e desenvolvido pela 4A Games da Ucrânia. Apesar de tudo, a THQ, publisher do game, admite que havia problemas com o original e espera que sua sequência, Metro: Last Light, possa corrigir tudo e também apresentar a franquia aos donos de PlayStation 3.


The Last of Us
 



 

Lançamento: 7 de maio de 2013
Detalhes: The Last of Us é mais um título exclusivo do PlayStation 3 produzido pela Naughty Dog (Uncharted). O jogador controlará Joel em um mundo pós-apocalíptico que devastou a humanidade e contará com a ajuda da pequena Ellie. A dupla deve evitar os infectados, os sobreviventes que saqueiam tudo que podem e principalmente os militares, que querem capturar Ellie.


Injustice: Gods Among Us
 



 

Lançamento: Primeiro semestre de 2013 Detalhes: Produzido pela equipe de Mortal Kombat, Injustice une diversos personagens da DC em um jogo de luta. Seguindo os passos de MK, e não os de MK vs DC, Injustice terá um foco em uma jogabilidade 2D mas com elementos únicos como a interação com o cenário e um modo história original.


Lost Planet 3
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: Sequência da franquia da Capcom e que retorna ao gelo. Produzido pela produtora ocidental Spark Unlimited.


Deadly Premonition: The Director's Cut
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: Game lançado em 2010 para o Xbox 360 (e apenas no Japão para o PS3) e foi "amado ou odiado". O jogo é focado na história do agente especial do FBI Francis York Morgan, enquanto investiga o assassinato de uma jovem na cidade de Greenvale. Nessa pequena cidade, os jogadores precisam sobreviver ao assassino e a criaturas sobrenaturais, enquanto tentam solucionar o mistério. O pacote inclui a história original e seu gameplay, além de novas características, como gráficos em HD, um sistema de controle atualizado, um novo cenário do diretor do jogo e DLCs.


Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: Anteriormente conhecido como a "versão 2.0", esse MMORPG foi totalmente refeito e construído do zero, segundo a Square Enix. O game possui um novo mundo a ser explorado, além de uma história também nova. Prometido para o PlayStation 3 e Windows PC para 2013, é dito também que o jogo terá gráficos estonteantes e um game design que agrade os jogadores das duas plataformas.


Fuse
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: Fuse é o antigo Overstrike. Trata-se de um projeto de tiro em primeira pessoa da Insomniac Games (Resistance) em parceria com a EA.


Dead Island: Riptide
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: O game segue a história do grupo de sobreviventes do primeiro game, pensando que acharam um lugar a salvo do apocalipse de zumbi. Novos elementos, elementos revigorantes e outras novidades estarão no jogo. Um novo personagem que possui uma nova skillset estará no título. Riptide também terá missões de defesa no hub nas quais os jogadores precisam colocar armadilhas, cercas e metralhadoras para se proteger dos zumbis.


Remember Me
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: Remember Me é da Dontnod Entertainment e publicado pela Capcom. O jogo se passa em "Neo-Paris" de 2084, onde as memórias pessoais podem ser digitalizadas, compradas, vendidas e trocadas. O game segue a história de Nilin, uma "incrivelmente atlética" e treinada com artes marciais caçadora de elite de memórias, possuindo inclusive a habilidade especial de entrar nas mentes das pessoas e roubar ou trocar suas memórias. Entretanto, tudo muda quando as memórias de Nilin são apagadas, começando a sua jornada para "conseguir sua identidade de volta" e "descobrir como ela pode mudar o mundo".


Splinter Cell: Blacklist
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: Seguindo os eventos de Conviction, Blacklist coloca Sam Fisher de volta à ativa.


Beyond: Two Souls
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: Produzido pela Quantic Dream (Heavy Rain), Beyond: Two Souls é centralizado nas questões de o que acontece após a nossa morte. Controlaremos Jodie Holmes (Ellen Page) durante 15 anos de sua vida (8 aos 23) em uma jornada para descobrir a entidade, Idan, que a acompanha.


GRID 2
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: Sequência de GRID, aclamado jogo de corrida que mistura elementos de simulador e arcade para o PS3, produzido pela Codemasters.


Grand Theft Auto V
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: Dispensa apresentações. Popular franquia da Rockstar retorna em 2013 no PS3 de forma única e com três protagonistas diferentes.


Puppeteer
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: Produzido pela SCE Japan Studio. É um game de plataforma que você joga como um garoto que se tornou boneco e deve sair de um teatro mágico que se move, conforme você também se move.


Rain
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: Rain é um jogo da SCE Japan Studio para a PSN (abrimos uma exceção desta vez – veja o texto introdutório do artigo). O game segue a história de um garoto invisível que é revelado pela chuva, depois que ele acorda em um mundo perdido e se torna visível. Ao que parece, é um jogo de plataforma 3D, mas ainda não se sabe.


Until Dawn
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: Quando o aniversário do desaparecimento de um grupo de amigos acontece, sete adolescentes decidem visitar o lugar cheio de mistério para "enterrar os fantasmas do passado e esclarecer as coisas". Não há energia elétrica, os celulares não funcionam e é seu trabalho mantê-los vivos "até o amanhecer" ("Until Dawn"). O game usa o Move de "uma forma natural", segundo a desenvolvedora Supermassive Games (de Tumble, da PSN). Será uma lanterna quando estiver escuro, será uma arma, facas e mais.


Deadpool
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: O personagem mais desbocado da Marvel receberá um jogo próprio em 2013. Detalhes ainda são escassos.


The Walking Dead: Survival Instinct
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: Desenvolvido pela Terminal Reality, The Walking Dead: Survival Instinct girará em torno de Daryl Dixon e seu irmão Merle em uma jornada rumo à suposta segurança da cidade de Atlanta. Daryl será o personagem controlado pelo jogador, que deverá tentar não ser detectado pelos zumbis ou então enfrentá-los de frente.


XCOM
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: Anunciado há bastante tempo, XCOM em sua versão de tiro em primeira pessoa ainda não viu a luz do dia. Tivemos o anúncio de Enemy Unknown mais tarde e já vimos o seu lançamento. Mas a versão FPS ainda não se tem notícia e segundo as últimas informações, seu lançamento acontecerá em 2013.


Tales of Xillia
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: RPG da Namco Bandai que finalmente será lançado no Ocidente em 2013.


Lightning Returns: Final Fantasy XIII
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: Lightning encerrará a trilogia FF XIII com este título que trará diversas novidades, como o fato de que o mundo acabará em 13 dias e um sistema de party completamente reformulado – além das batalhas e outros mecanismos.


Castlevania: Lords of Shadow 2
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: Gabriel será o próprio Drácula nesta sequência produzida pela MercurySteam.


Kingdom Hearts HD 1.5 ReMIX
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: Coletânea com Kingdom Hearts (PS2) em sua versão "Final Mix" e Kingdom Hearts Re: Chain of Memories (PS2). Os dois jogos terão troféus. Além disso, Kingdom Hearts 358/2 Days (DS) estará presente no formato de um "Theater Mode", não sendo possível jogá-lo, apenas assistir às cutscenes e semelhantes. Ainda não foi confirmado para o Ocidente.


Star Trek
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: Jogo que será lançado em conjunto com o novo filme, mas será original. Publicado pela Namco Bandai.


Dark Souls II
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: De acordo com a revista EDGE, graficamente Dark Souls II é um grande avanço. Miyazaki não está trabalhando no desenvolvimento. Ele não é o diretor e nem produtor, mas um mero supervisor. Mesmo sendo apenas um supervisor, não está tomando nenhuma decisão de desenvolvimento, apenas está tentando reforçar o compromisso da equipe em lançar as coisas a tempo e evitar uma experiência ruim que aconteceu com Dark Souls e seus patches. Ele também recomenda coisas como o retorno do uso de servidores à lá Demon's Souls. Os novos diretores, Tomohiro Shibuya e Yui Tanimura, são da From Software e que dirigiram Another Century. A decisão dos dois substituírem Miyazaki foi feita pela própria Namco Bandai e pela From Software para que o jogo tivesse um ar de novo. Dark Souls II será uma sequência direta e terá um mundo aberto do mesmo tamanho, mas mais denso com relação ao conteúdo.


Watch Dogs
 



 

Lançamento: 2013
Detalhes: Desde a revelação na E3 2012, a Ubisoft manteve-se quieta sobre Watch Dogs, mas é esperado que o game seja lançado para o PS3.


Rainbow 6: Patriots
 



 

Lançamento: ????
Detalhes: Desde seu anúncio em 2011, a Ubisoft manteve-se em silêncio sobre este título. Não sabemos sua data exata e existe a possibilidade dele ser lançado somente na próxima geração.


Metal Gear Solid: Ground Zeroes
 



 

Lançamento: ????
Detalhes: Big Boss está de volta no PS3. Mas em 2013? Ainda não sabemos.


Dragon Age III: Inquisition
 



 

Lançamento: ????
Detalhes: Dragon Age III: Inquisition será o terceiro jogo da série de RPGs e não possui plataformas determinadas. Segundo o comunicado da BioWare, o mesmo time de Dragon Age: Origins e Dragon Age II trabalhará no título, que rodará em uma nova engine baseada na tecnologia Frostbite 2 da DICE. É possível que só seja lançado na próxima geração.