Especiais

Mortal Kombat 11 – Tudo o que você precisa saber; resumo da história até o momento, personagens confirmados, modos e muito mais


O lançamento de Mortal Kombat 11 está chegando e decidimos preparar este especial com tudo o que você precisa saber sobre o jogo: um resumo da história até o momento, todo o conteúdo oferecido, o que mudou no gameplay e muito mais. Vamos lá?

Mortal Kombat 11 Especial

Ficha Técnica

  • Nome: Mortal Kombat 11
  • Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Switch e PC
  • Data de Lançamento: 23 de Abril de 2019
  • Número de Jogadores: 1-2 (online e offline)
  • Platina: Sim. Veja a lista de troféus.
  • Dublado e Legendado em Português do Brasil: Sim para ambos.

Edições Especiais

Edição Padrão

  • A edição básica do jogo. Se você fizer a pré-compra, receberá Shao Kahn como personagem jogável no lançamento.

Edição Premium

  • Edição que oferece o jogo e o Pacote de Kombate (Season Pass) com acesso a 6 personagens DLC, 1 semana antecipada de acesso aos personagens para download, 7 skins e 7 conjuntos de equipamento. No caso da edição física, há um steelbook.

Mortal Kombat 11 Premium Steelbook

Mortal Kombat 11 Premium Steelbook

Edição de Kolecionador (Kollector’s Edition)

  • Edição que oferece o jogo em sua Premium Edition (vem com o Pacote de Kombate), DLC Gold Demon Skin (Scorpion), máscara em tamanho real do Scorpion 1:1 e steelbook com ímã exclusivo.


História

Mortal Kombat (9)

Para você entender a história de Mortal Kombat 11, não é necessário estudar a fundo todos os jogos da série. Na realidade, apenas dois são essenciais: Mortal Kombat da geração passada (PS3), batizado de maneira não-oficial de Mortal Kombat 9, e Mortal Kombat X. O motivo disso é que o próprio Mortal Kombat 9 reiniciou a história do zero.

O vídeo acima contém a história completa. Caso tenha um tempinho para assistir, recomendamos que faça isso. De qualquer forma, vamos para um resumo em texto. Primeiramente, você precisa entender que a história de Mortal Kombat abrange o que chamamos de reinos. O Plano Terreno (Earthrealm) é a Terra que conhecemos e, se estivéssemos no mundo de MK, era onde nos localizaríamos. A Exoterra (Outworld) é onde estão os vilões basicamente, como Shang Tsung, Shao Kahn, Mileena, etc. O Submundo (NetherRealm) é como se fosse o inferno ou purgatório – é onde os mortos vão e quem comanda a região é o feiticeiro Quan Chi. Ainda há outros reinos, mas que de uma maneira geral não são tão importantes na história como um todo. Um exemplo é Edenia, o reino de Kitana. Por ter sido conquistado pela Exoterra, o que realmente acaba importando desse local são os personagens que sobreviveram, ou seja, Kitana, Jade e, mais tarde, Sindel (essa foi ressuscitada mesmo).

A história que você precisa entender começa no final do jogo anterior, Mortal Kombat Armageddon. Todo mundo morreu (de verdade, e não no estilo da série que ninguém morre) e apenas Raiden e Shao Kahn estão batalhando. Raiden está prestes a perder a luta e, como último recurso, envia uma mensagem para si mesmo no passado: “ele precisa vencer”.

O Raiden da época do primeiro Mortal Kombat recebe esta mensagem e, no início, acaba a ignorando. O torneio acontece normalmente e os fatos mais importantes aqui são que o Sub-Zero original é morto por Scorpion (que foi enganado por Quan Chi, dizendo que Sub-Zero matou sua família, quando na verdade foi o próprio Quan Chi) e Liu Kang vence o torneio, derrotando tanto Goro quanto Shang Tsung. Tudo parecia seguro e Raiden achou que esse “ele precisa vencer” era referente a Liu Kang mesmo.

No entanto, Shang Tsung, mesmo derrotado, sugere que Shao Kahn, o imperador de Outworld, faça um torneio em Outworld, acreditando que teria vantagem e eliminaria facilmente os terráqueos de Raiden. Após uma pequena invasão, Raiden e seus pupilos acabam indo a Outworld. Kitana acaba surgindo na história, assim como Mileena (um clone de Kitana criado por Shang Tsung e misturado com sangue Tartaka – a raça de Baraka), Ermac remove os braços de Jax e, não menos importante, é que Raiden, analisando as mensagens que recebeu do futuro, salva Smoke de se tornar um robô. Porém, a consequência é que Sub-Zero acaba sofrendo esse destino. Mas Sub-Zero não morreu? Sim, este é o irmão mais novo. Ele está em busca de Scorpion para tirar satisfação. Após vencê-lo, acaba o poupando (talvez sabendo que seu irmão não prestava mesmo) e é capturado pelo seu clã Lin Kuei para se tornar um robô.

O torneio avança e, mais uma vez, só restam Kintaro e Shao Kahn no caminho. Raiden, ainda encucado com a sua mensagem, decide concordar em enviar Kung Lao para a batalha (pensando que talvez seja ele “quem deve vencer”). Kung Lao derrota Kintaro, mas Shao Kahn o mata. Isso enfurece Liu Kang, o qual derrota Shao Kahn, mas não o mata.

Furioso com a sua derrota, Shao Kahn decide invadir o Plano Terreno. Para que isso seja possível, Shang Tsung, juntamente com Quan Chi, ressuscitou Sindel, a rainha de Edênia e mãe de Kitana. Para tornar Sindel extremamente poderosa, Shao Kahn coloca todas as almas de Shang Tsung em seu corpo (até hoje não sabemos se isso causou a morte de Shang Tsung). De importante ainda, você precisa saber que o Sub-Zero original retornou dos mortos como Noob Saibot e servo de Quan Chi (ao lado de Scorpion).

Desesperado, Raiden vai atrás dos Deuses Ancestrais (Elder Gods) juntamente com Liu Kang para saber como eles permitiram que Shao Kahn invadisse o Plano Terreno, mesmo eles vencendo os torneios. Os Deuses, por sua vez, argumentam que não há nada de errado na invasão. Frustrado, Raiden volta para o Plano Terreno e descobre que Sindel matou quase todos os seus aliados: Sub-Zero, Smoke, Jade, Kitana, Stryker, Jax e Kabal. Nightwolf se suicidou matando Sindel no processo.

Sem saber o que fazer, Raiden tenta barganhar a alma desses lutadores mortos com Quan Chi no Submundo, mas também não tem sucesso. No entanto, no fim dessa parte, Raiden entende a mensagem que sua versão futura enviou: “ele deve vencer” se refere a Shao Kahn. Ou seja, o imperador precisa dominar a Terra para que os Deuses Ancestrais possam agir – é apenas nesse ponto que Shao Kahn terá cometido uma infração, por assim dizer. Ao chegar no Plano Terreno novamente, Raiden tenta impedir que Liu Kang derrote Shao Kahn, mas “sem querer” acaba matando ele.

No fim, Raiden estava correto com sua teoria: quando Shao Kahn pisou no Plano Terreno, Raiden recebeu o poder dos Deuses Ancestrais para eliminá-lo. Assim, o imperador morre e o Plano Terreno está, finalmente, a salvo. No entanto, apenas Johnny Cage e Sonya Blade sobreviveram, basicamente. A história termina com um teaser de Quan Chi conversando com Shinnok sobre os seus planos de invasão.


Mortal Kombat X

Mortal Kombat X começa dois anos após Mortal Kombat 9. Shinnok invade o Plano Terreno com os demônios do Submundo, assim como os lutadores que foram mortos (Smoke, Jax, etc). Johnny Cage, Kenshi e Sonya Blade acabam chegando ao Templo do Céu de Raiden, onde está a Câmara Jinsei, local que é a força da vida do Plano Terreno. Lá, Raiden e Fujin estão enfrentando Shinnok e o seu exército.

Quando Shinnok tenta atacar Sonya, Johnny Cage fica no caminho e acaba despertando um poder antigo que desconhecia que possuía. Usando esse poder, Johnny derrota Shinnok e Raiden rouba o amuleto dele, aprisionando-o dentro dele. Quan Chi, porém, escapa. Mais tarde, Johnny, Raiden e Sonya encontram Quan Chi no Submundo e, além de derrotá-lo, conseguem ressuscitar Scorpion, Sub-Zero e Jax. Quan Chi, porém, escapa mais uma vez.

25 anos se passam depois disso. Nesse meio tempo, Johnny se casa com Sonya e têm uma filha chamada Cassie, porém logo se divorciam. Scorpion, agora em sua forma humana de Hanzo Hasahi, reconstrói o clã Shirai Ryu e treina o filho de Kenshi, Takeda. Sub-Zero se torna o novo mestre do clã Lin Kuei após matar Sektor. Usando os dados presentes em Sektor, Sub-Zero mostra que Scorpion foi enganado por Quan Chi, o que põe um fim definitivo na briga dos dois.

Johnny forma uma nova equipe de lutadores com Cassie, Takeda, Jacqui (filha de Jax) e Kung Jin (primo de Kung Lao). Após realizar uma missão de treinamento com Sub-Zero, os quatro vão para a Exoterra para solucionar uma guerra civil que está ocorrendo entre Mileena, que se julga filha de Shao Kahn (já que Kitana era a sua filha adotiva) e verdadeira herdeira do trono, e Kotal Kahn, atual imperador e que possui um tratado de paz com o Plano Terreno. Mileena conseguiu o amuleto de Shinnok através de Kano, porém com a ajuda dessa equipe de novatos, Kotal Kahn captura Mileena e ordena a sua execução.

Não acreditando que o plano Terreno possa cuidar do amuleto de Shinnok, Kotal decide mantê-lo na Exoterra e ordena a captura de Cassie e seus amigos. D’Vorah, comandante de Kotal e que executou Mileena, é uma agente dupla que trabalha para Quan Chi e acaba roubando o amuleto. Cassie e os seus amigos conseguem escapar e informam o Plano Terreno sobre os planos de D’Vorah.

Na esperança de impedir que Quan Chi coloque as mãos no amuleto, Jax, Kenshi e Sareena atacam o Submundo. Jax consegue capturar Quan Chi, porém Hanzo (Scorpion) chega ao local com o objetivo de matá-lo. Hanzo nocauteia todos e corta a cabeça de Quan Chi. Porém, antes de morrer, o feiticeiro conseguiu concluir a sua magia e o amuleto, que estava com D’Vorah, libera Shinnok novamente.

Enfraquecido pelo ataque de Hanzo, Johnny é levado como refém por Shinnok e D’Vorah. Os dois invadem o Templo do Céu e também nocauteiam Raiden e Bo’ Rai Cho. Por fim, Shinnok entra no Jinsei e o corrompe, se transformando em um demônio poderoso no processo. A equipe de Cassie persegue Shinnok, mas acaba sendo interceptada por Kotal Kahn. Ela informa sobre o que está acontecendo e Kotal decide eliminá-los, na esperança que isso agrade Shinnok e dê mais tempo à Exoterra se preparar contra ele. Para sorte de Cassie, Sub-Zero aparece com o clã Lin Kuei para enfrentar Kotal.

No Templo do Céu, Jacqui e Takeda lidam com os lutadores do Submundo que ainda restaram enquanto que Cassie e Kung Jin entram na Jinsei. Cassie derrota D’Vorah e, depois que vê Shinnok torturando seu pai, acaba despertando os mesmos poderes que ele possuiu quando derrotou Shinnok há 25 anos. Após o combate e com Shinnok derrotado, Raiden, que está muito machucado, tenta purificar o Jinsei. Sonya e seus soldados aparecem e capturam D’Vorah e Shinnok.

Algum tempo depois, em uma espécie de cena pós-créditos, é revelado que Liu Kang e Kitana são os novos líderes do Submundo. Raiden, usando o amuleto de Shinnok e corrompido devido ao processo de purificação do Jinsei, avisa os dois que eles enfrentarão um destino pior que a morte se ameaçaram o Plano Terreno. Antes de sair, Raiden deixa a cabeça de Shinnok (que ainda está vivo) com eles como uma forma de aviso.


Mortal Kombat 11

A história de Mortal Kombat 11 acontecerá logo após o fim de Mortal Kombat X. O trailer acima, que mostra o prólogo, é justamente a cena de Raiden decepando a cabeça de Shinnok para entregá-la a Liu Kang e Kitana no Submundo. Porém, somos introduzidos a uma personagem inédita: Kronica.

Kronica é uma guardiã do tempo e ainda mais poderosa que os Deuses Ancestrais. Ela é, basicamente, a mãe de Shinnok. Incomodada com a falta de equilíbrio no mundo com a corrupção de Raiden, Kronica deseja reiniciar tudo mais uma vez. Para isso, ela invocará os guerreiros do passado, como Shao Kahn e seu exército e os trará para os tempos atuais.

A história teve poucos detalhes revelados até o momento, porém Ed Boon confirmou que as suas cutscenes somadas durarão cerca de 2h30min. Além disso, Boon também disse que teremos “finais múltiplos”. Não sabemos se isso será como ocorreu em Injustice 2 (em que há um final com Batman vencendo e o outro com Superman se dando bem), ou algo ainda mais desenvolvido. Ou ainda, se ele estava se referindo a apenas os finais do modo Arcade (as Torres).

Todas as respostas e, obviamente, o enredo completo serão revelados no dia 23 de abril. Caso sua curiosidade seja gigantesca, não se preocupe: traremos o modo história completo em nosso canal do YouTube (se ainda tinha alguma dúvida quanto a isso). Por isso, inscreva-se!


Personagens de Mortal Kombat 11

Mortal Kombat 11 terá cerca de “30 e poucos” personagens quando consideramos os DLCs também. Ainda não sabemos se existirão destraváveis. Veja abaixo todos os personagens confirmados, os rumores e os DLCs.

Mortal Kombat 11 Scorpion

Scorpion

Grão-mestre Scorpion dos Shirai Ryu. Guiado pela fúria, Hanzo Hasashi passou por enormes dificuldades para vingar sua família e seu clã, sem descansar até acabar com o assassino Quan Chi. Ele agora lidera um novo clã Shirai Ryu, vingando aqueles que não podem se vingar.

Sub-Zero

Sub-Zero

Grão-mestre do clã Lin Kuei. Kuai Liang venceu a morte para redimir seu clã do mal cometido por Sektor e pelos Lin Kuei cibernéticos. Ele reconstruiu os Lin Kuei e negociou a paz com os rivais Shirai Ryu. Agora, ele espera finalmente encerrar o capítulo pecaminoso do passado dos Lin Kuei.

Mortal Kombat 11 Skarlet

Skarlet

Maga do sangue e guarda-costas imperial. Skarlet não era ninguém até ser ungida com sangue por Shao Kahn. Renascida com uma crueldade insaciável, ela anseia tanto por violência quanto pela aprovação de Shao Kahn. É a criação mais mortal e mais fiel do feiticeiro.

Sonya Blade (voz em inglês por Ronda Rousey)

Oficial condecorada das Forças Especiais. Sonya enfrentou o torneio Mortal Kombat, defendeu o Plano Terreno e resgatou seu parceiro, Jax Briggs. Séria até demais, ela não descansa, preferindo manter a vigilância até que todos os planos estejam em segurança.

Johnny Cage

Celebridade de segundo escalão que nunca recebeu qualquer prêmio como ator. Após uma série de continuações de baixo orçamento do filme Escolinha de Ninjas, Johnny Cage atingiu o auge da carreira aos 28 anos. Agora, ele luta contra todas as probabilidades para salvar o Plano Terreno e provar que é um herói ainda mais corajoso na vida real que nas telas.

Cassie Cage

A filha dos lendários Johnny Cage e Sonya Blade deu uma surra em Shinnok alguns anos atrás, mas nem isso foi o suficiente para que conseguisse sair da sombra de seus pais. Quando não está lutando para defender o Plano Terreno, Cassie luta para provar que está à altura de sua linhagem.

Mortal Kombat 11 Jax

Jax Briggs

Oficial das Forças Especiais aprimorado ciberneticamente. Jax Briggs perdeu os dois braços no cumprimento do dever, mas voltou ao campo de batalha duas vezes mais forte graças a melhorias cibernéticas. Mesmo com todo esse poder, Jax sente o peso de seus sacrifícios. Ele segue em frente em sua missão de proteger o Plano Terreno.

Jacqui Briggs

Jacqui Briggs

A filha de Jax Briggs. Jacqui desafiou o pai ao se juntar às Forças Especiais. Em vez de assustá-la, os sacrifícios que o pai precisou fazer como soldado apenas estimulavam nela o desejo de proteger sua família e sua terra natal. Ela é determinada e mais forte do que parece, dando continuidade com orgulho ao legado da família Briggs.

Kano

Kano

Traficante de armas e líder do Dragão Negro. Kano se orgulha em ser o melhor negociante, com uma rede de contrabando que abrange todos os planos, mas nunca está satisfeito. Até seus seguidores mais leais sabem que, pelo preço certo, ele venderia a própria mãe.

Raiden

Raiden

Deus Imortal do Trovão, Protetor do Plano Terreno. Raiden salvou o Plano Terreno inúmeras vezes, convocando os guerreiros mais fortes e valentes da época para defendê-lo. Após séculos de kombate e carnificina, ele teme que haja consequências indesejadas para a humanidade e para si mesmo.

Mortal Kombat 11 Liu Kang

Liu Kang

Monge Shaolin e campeão do Plano Terreno. O órfão Liu Kang foi adotado e treinado nas artes do kombate pela ordem Shaolin. Ele honrou seus guardiões derrotando Shang Tsung no Mortal Kombat e salvando o Plano Terreno como o “Escolhido”, um título que é também um fardo.

Mortal Kombat 11 Kung Lao

Kung Lao

Monge Shaolin e descendente do Grande Kung Lao. O Kung Lao mais jovem conquistou a grandeza ao vencer a aliança mortal de Shang Tsung e Quan Chi no Mortal Kombat. Imprudente e rebelde, porém corajoso e indomável, Kung Lao luta para provar que é digno de seus gloriosos ancestrais.

Kotal Kahn

Guerreiro de Osh-Tekk e Imperador da Exoterra. Anos atrás, Kotal salvou o império do caos e reivindicou o trono de Kahn. Agora, seu reinado é ameaçado pelo clima de tensão dentro e fora do território. Determinado a manter a ordem, Kotal resiste à tentação de aplicar as mesmas táticas brutais que seus antecessores.

Noob Saibot

Sombra do Submundo. Quando vivo, Noob Saibot era conhecido como Sub-Zero. Injustamente assassinado por Scorpion, ele foi ressuscitado por Quan Chi e agraciado com o poder sobre a escuridão, mas na qualidade de seu escravo. Agora, Quan Chi está morto. Noob Saibot está finalmente livre para reconquistar a honra que lhe foi roubada.

Geras

Um construto artificial criado por Kronika, ele serve fielmente aos objetivos dela de reiniciar o tempo e reescrever a história. Projetado por Kronika, Geras existe como um ponto fixo no tempo. Cada vez que Geras é morto, ele renasce e se torna ainda mais resiliente contra a forma pela qual morreu.

Dvorah

D’Vorah

Uma entre muitos Kytinn, um enxame de insetos sencientes com consciência coletiva. D’vorah serviu a Shao Kahn, Kotal Kahn e Shinnok, mas sua verdadeira lealdade é para com o enxame. Ela mente, trapaceia e apunhala pelas costas para que os Kytinn sobrevivam depois de todos os outros perecerem.

Erron Black

Erron Black

O melhor pistoleiro do Texas partiu em busca de aventura e emoção na Exoterra com Kano e o Dragão Negro. A Exoterra acabou por se revelar o cenário perfeito para os sonhos ultraviolentos de Erron. Ele decidiu morar ali, tornando-se o forasteiro mais mortal da Exoterra.

Jade

Assassina furtiva e guarda-costas imperial. Foi vendida a Shao Kahn pela própria família quando criança. Embora ele tenha sido seu mestre e única figura paterna, Jade se recusou a seguir as ordens de assassinar sua melhor amiga, Kitana. O imperador se voltou contra Jade. Ela agora jura acabar com o reinado dele.

Kabal

Agente superveloz do Dragão Negro. A velocidade de Kabal é superada apenas por sua ganância. Era um policial novato até ser convencido por Kano a trair o departamento por dinheiro e uma vaga no Dragão Negro. Desde então, Kabal atropela todos que desafiam Kano.

Mortal Kombat 11 Baraka

Baraka

Chefe da tribo nômade Tarkatânea, um povo carnívoro considerado sub-humano pelo Império da Exoterra. Baraka serve obedientemente a Shao Kahn para preservar o estilo de vida da tribo, que vagueia pelas áridas Terras Desoladas empurrando carros de carne, consumindo tudo e todos que cruzam seu caminho.

Kollector

Personagem inédito na série Mortal Kombat, Kollector é leal a Shao Kahn e viciado em ouro e outras pedras preciosas.

Cetrion

Uma Deusa Ancestral, filha de Kronica e irmã de Shinnok. Cetrion usa os quatro elementos da natureza (fogo, água, ar e terra) em seus movimentos especiais.

Kitana

Kitana é uma princesa de 10 mil anos de Edenia que cresceu acreditando que era a filha biológica de Shao Kahn e o serviu como sendo uma de suas guerreiras mais mortais. Quando descobriu a verdade, ela lutou contra a conquista do Plano Terreno de Shao Kahn e acabou morrendo em batalha. Após ressuscitar como um espectro, Kitana agora comanda o Submundo junto com Liu Kang e é dedicada à destruição de todos os reinos.


Personagens confirmados, mas ainda não anunciados

Através da lista de troféus e outros vazamentos, sabemos que Frost estará no jogo, mas ainda não tivemos o seu anúncio.

Além disso, talvez haja três personagens destraváveis, sendo eles Shinnok, Mileena e mais um.


Personagens DLC

Shao Kahn (bônus de pré-venda)

Mortal Kombat 11 Shao Kahn

Imperador da Exoterra. Durante milênios, Shao Kahn dominou os planos dimensionais, expandido rapidamente seu império por meio da violência. Quando tentou conquistar o Plano Terreno, porém, foi impedido pelas regras do Mortal Kombat. Dissuadido, porém determinado, Shao Kahn exige a vitória absoluta.

Shang Tsung

Feiticeiro da Exoterra e que guiará o jogador pelo modo Krypta. Interpretado por Cary-Hiroyuki Tagawa, mesmo ator do filme de 1995 de Mortal Kombat.


Mais 5 Personagens DLC

O Pacote de Kombate garante que receberemos 6 personagens DLC (desconsiderando Shao Kahn). Ou seja, há ainda outros 5 personagens a serem revelados.


Mecânicas do Gameplay

Primeiramente, recomendamos que assista ao vídeo acima. É a demonstração feita no evento de revelação de Mortal Kombat 11 em janeiro de 2019 e conta com o próprio Ed Boon dando uma noção básica do que esperar do jogo. A única coisa dita no vídeo e que mudou é a maneira que os golpes aprimorados (EX) são feitos. Na época, a equipe pretendia fornecer um comando específico para cada golpe aprimorado, mas acabaram voltando atrás para um simples apertar de botão.

Em seguida, caso queira ver uma demonstração de diversos personagens diretamente pela NetherRealm Studios, assista ao Kombat Kast:

Em nosso artigo de impressões da beta stress test, destrinchamos completamente o gameplay. Também soltamos um guia com todos os golpes de Scorpion, Baraka, Skarlet, Jade e Kabal na beta fechada (e que provavelmente ainda serão os mesmos no jogo final).

Como previsto desde o seu anúncio, Mortal Kombat 11 terá um grande foco na customização. O sistema lembra bastante o que vimos em Injustice 2, porém sem o sistema de níveis e estatísticas. Ainda assim há elementos que precisam ser explicados.

Vamos analisar Scorpion, por exemplo. Você pode escolher diferentes máscaras, katanas ou a ponta de sua famosa cordinha (trocar a lança). Fora esses três, é possível escolher diferentes skins, que alteram bastante a cor do personagem. No entanto, ao menos nesse teste, não era possível uma verdadeira customização, ou seja, escolher determinadas cores em determinadas partes do lutador. São coisas mais pré-definidas, bem similares ao que foi visto em Injustice 2, como já ressaltamos. Os itens mencionados para Scorpion, como a sua máscara, permitem que melhorias sejam instaladas.

MK11 Kustomization

Por um lado, não há um foco em níveis/atributos. Mas por outro, há nas habilidades. O grande diferencial em MK11 é permitir que você use os golpes que quiser em seu personagem. Para saber como isso funcionará em campeonatos, veja a seção mais abaixo.

Explicando melhor e exemplificando com o Scorpion: a cordinha e o teleport são duas habilidades que sempre estarão no personagem, independente do que você escolher. O restante dos golpes ocupam os chamados “slots” (espaços). Quanto melhor um golpe, mais espaço ele ocupa. Na beta, Scorpion tinha 3 slots, então você poderia equipar 3 golpes de 1 slot ou 1 golpe com 2 slots e outro com 1 slot. Por exemplo, o movimento novo de Scorpion à la “Beto Carrero” ocupa 2 slots.

Em outras palavras, o seu personagem customizado terá no máximo três outros golpes além da cordinha e teleport.

Definido o seu personagem, vamos falar de uma vez sobre o gameplay. A primeira coisa que você notará em Mortal Kombat 11 é a sua velocidade. O jogo é muito mais lento que o seu antecessor (MKX) e passa uma impressão forte de algo truncado. Mas depois de algumas partidas, você encontra o tempo de jogo e ficará bem mais natural.

A ativação do golpe EX (que agora é novamente por um botão, ao contrário do que foi anunciado inicialmente) é feita via R1, e não R2 (que é o botão de defesa). Você levará um tempo para se acostumar a apertar outro botão para ativar os golpes EX, considerando que os dois MK anteriores eram com o de defesa.

Mortal Kombat 11 possui os comandos que você espera. Nada alterou nesse sentido: há ainda dois socos, dois chutes, defesa, etc (e sim, o “trocar de lado” ainda existe). O que mudou bastante foram as mecânicas.

Esqueça tudo o que você sabe além dos movimentos especiais. MK11 ainda apresenta coisas similares, mas tudo com um toque de novidade. Por exemplo, os X-Rays não existem mais, mas temos os Fatal Blows. O Fatal Blow é realizado apertando L2+R2 quando você está com pouca vida. Além disso, só pode ser feito uma única vez na luta. Isso, é claro, se você acertá-lo. Se errar, há até mesmo um tempo de recuperação e você pode tentar usá-lo novamente no mesmo round.

Não existem mais barras para os golpes aprimorados do jeito antigo. Existem uma barra ofensiva e uma barra defensiva, ambas com duas unidades cada. Além disso, as duas se recuperam com o tempo. Não há nada que você possa fazer a não ser esperar.

A barra ofensiva permite realizar os golpes aprimorados, basicamente. Como dito, faça o comando do golpe e acrescente o R1 ao input. O golpe aprimorado é o que você já está familiarizado: oferece uma sequência adicional ao golpe, permitindo mais combos.

A barra defensiva permite duas coisas, principalmente: o wake-up attack, ou seja, você levantar com um ataque, e escapar de combos. O ataque de levantamento possui duas opções (para cima e triângulo ou para cima e X), sendo que um é invencível e o outro é anti-aéreo. Você também pode simplesmente rolar pressionando esquerda ou direita e L2.

Para escapar de combos, você pressiona para baixo e R2 e seu personagem cairá como uma pedra no chão, tomando um dano de armadura. MK11 ainda conta com outra mecânica inédita: o Flawless Block. Esse sistema seria defender no momento exato em que você tomaria o golpe, permitindo revidar em seu oponente. Já que estamos falando de combos, MK11 continua do jeito clássico nesse sentido. Ou seja, aperte uma sequência de botões, faça um movimento especial, aperte outra sequência e assim por diante. Isso existe basicamente desde MK3 e continua aqui.

“Ué, e não há novidades nesse sistema?”. Obviamente há, afinal a NetherRealm Studios parece querer mexer em tudo sempre. A novidade aqui é o chamado Krushing Blow. Sabe aquela aproximação da câmera em determinados golpes que mostram os ossos quebrando? Isso é o Krushing Blow.

O Krushing Blow só pode ser realizado uma vez por luta (e não por round) e cada personagem tem uma quantidade ainda não revelada oficialmente. Scorpion, por exemplo, pode fazer um de seus Krushing Blow com sua sequência de frente, X, O. Ao acertar o Krushing Blow, Scorpion pode cancelar essa sequência logo em seguida para um movimento especial, como a sua cordinha. Se o efeito do Krushing Blow não ocorrer, o cancelamento não é possível. Além disso, o golpe acertado em Krushing Blow causa mais dano do que o normal. Cada Krushing Blow possui um pré-requisito para ser ativado. Por exemplo, o “gancho” (baixo + triângulo) só ocorre com o efeito quando é um contra-ataque.

Vale ressaltar que nas opções de configuração dos controles, você pode escolher se quer que o Krushing Blow seja automático ou ao apertar um botão ao atingir o requerimento. Ou seja, você não é obrigado a concordar que todo gancho em contra-ataque seja Krushing Blow na primeira vez que acertar.


Modos de Jogo

Mortal Kombat 11 não pretende inovar muito nesse sentido. O que foi revelado até o momento é o que esperamos de um jogo Mortal Kombat.

A beta nos deu um gostinho do que haverá no jogo final. Há quatro menus: Konquer, Fight, Kustomize e Learn. Ao clicar em cada um deles você é levado a outras opções.

Konquer

  • História
    É o modo em que você confere o enredo do jogo em forma de cutscenes, conforme foi bastante detalhado mais acima;
  • Torres Klássicas
    É o modo Arcade, basicamente. A ideia é que os desafios oferecidos aqui lembrem os jogos anteriores, como por exemplo enfrentar oponentes que estejam em um MK específico, por exemplo;
  • Torres do Tempo
    São torres com diferentes objetivos e modificadores. Há também torres que ficarão disponíveis por tempo limitado. Jogadores de MKX e Injustice 2 já conhecem esse conceito. Porém, uma das principais novidades prometidas é que haverá torres com o modo Tag Team (em duplas, como existia em MK9). Não há planos de oferecer esse modo separadamente;
  • Krypt
    É a kripta, ou seja, o local onde você interagirá com Shang Tsung e destravará diversos itens como artes conceituais, músicas e possivelmente itens cosméticos para os jogadores. Ainda não sabemos como ela funcionará em detalhes;

Fight

  • Local
    É o Versus padrão. Jogue offline com seus amigos ou contra um oponente definido por você e controlado pela CPU;
  • Tournament
    Ainda não há detalhes, mas imaginamos que seja o modo onde estão as regras do campeonato (veja mais abaixo a discussão sobre isso);
  • Online
    Jogue online em partidas rankeadas, casuais e rei da colina. Talvez existam mais modos;
  • A.I. Battle
    Não confuda com o Versus com a CPU. Nesse modo, você provavelmente vai definir um personagem ou uma equipe para lutar automaticamente contra outros personagens de outros jogadores. É exatamente igual ao que existia em Injustice 2, porém sem estatísticas por conta dos equipamentos e níveis dos personagens. Você ajeitará na parte de customização como deseja que a CPU atue em combate;

Kustomize

  • Characters
    É onde você passará um bom tempo customizando seus personagens, criando loadouts com golpes, visuais diferentes, poses de vitória e assim por diante;
  • Kollection
    É provavelmente o local onde você poderá conferir o que destravou na Krypt, mas é um chute nosso isso;

Learn

  • Practice
    É o modo de treino do jogo e, caso você seja um jogador competitivo, será o local em que mais passará tempo analisando as melhores estratégias em combate;
  • Tutorial
    Aprenda o básico do jogo em uma série de lições. Provavelmente cobrirá apenas o básico, de forma similar a que vimos no lançamento de Injustice 2, por exemplo. Porém, com sorte, será um modo realmente completo, da mesma forma que o de Injustice 2 ficou quando recebeu a Legendary Edition;
  • Fatality Training
    É uma opção simples que permite você treinar os comandos e entender melhor como fazer os Fatalities dos personagens. Isso já existia em Mortal Kombat X.

Campeonatos

Por fim, os campeonatos e eSports que envolverão Mortal Kombat 11. Como todo jogo de luta atual, MK11 terá um foco nesse lado.

Considerando que temos a mecânica de customização dos personagens e, principalmente, seus golpes, a NetherRealm Studios confirmou que haverá dois sets criados especificamente para cada lutador e que poderão ser usados nos torneios.

Esse anúncio gerou um pouco de crítica quanto aos jogadores. Embora por um lado seja muito bom você saber o que o seu oponente possui de golpes a serem usados nas batalhas, muitos atletas eSports querem que a customização seja liberada. Como argumentação para que os torneios não atrasem, eles desejam que os movimentos possam ser escolhidos na tela de seleção de personagens.

No Kombat Kast do dia 5 de abril, a NetherRealm Studios disse que não pretende mudar isso por enquanto. Porém, é a comunidade que define o jogo e, caso haja muita demanda, a desenvolvedora está aberta a trocar as regras.

No lançamento, no entanto, veremos dois sets pré-definidos para cada personagem. Esses comentários também são válidos para o modo de partidas rankeadas do online.


YOU’RE NEXT

Mortal Kombat 11 é um dos games mais aguardados de 2019 por muitos jogadores. Se ainda restou alguma dúvida a respeito do título, basta perguntar na seção de comentários que responderemos.

Em relação à cobertura do PSX Brasil, você pode aguardar pelas notícias fresquinhas que teremos até o lançamento no dia 23 de abril, a nossa análise e um futuro guia de troféus. Obviamente, em nosso canal no YouTube haverá todo tipo de vídeo: a história completa (com ou sem as lutas), todos os Fatalities, todos os Fatal Blows, todos os finais do modo Torre e assim por diante.