Especiais

Grandes torneios esportivos que fizeram sucesso com jogos nos consoles

Competições esportivas de alta magnitude foram grandes responsáveis pela popularização do gênero nos consoles e computadores. Nos dias atuais, ligas como NBA, NHL, NFL e tantas outras são atrações para a criação de jogos que movimentam uma indústria anual que chega na casa dos bilhões de reais.

A correlação entre ligas esportivas e jogos de videogame não vem de hoje. Na última década, alguns casos de muito sucesso marcaram época no universo dos games.

Roland Garros 2002

Já imaginou jogar um jogo com gráficos legais e com jogadores licenciados como Gustavo Kuerten e Sebastien Grosjean? Isso é possível com Roland Garros em sua série de sucesso no início dos anos 2000.

Uma das edições que mais se destacaram foi o game de 2002. Além do brasileiro Guga e do francês Grosjean, o jogo conta com nomes como Tim Henman, Elena Dementieva e vários outros personagens de destaque no tênis mundial.

Além dos jogadores disponíveis no game, Roland Garros também fez sucesso pelo seu gameplay desafiador. Ao contrário da maioria dos jogos da época que priorizavam o estilo arcade, esse título tinha como uma de suas essências o realismo — dentro das limitações de um game do início da era PlayStation 2.

Nos dias atuais é bem complicado encontrar um exemplar de Roland Garros 2002, no entanto, é fato que o game marcou época e foi bem popular durante sua época de lançamento.

World Series of Poker 2008: Battle for the Bracelets

Não existe nada mais cativante e desafiador para um jogador de poker, seja ele profissional ou amador, do que tentar vencer um título no World Series of Poker (WSOP). Maior competição de cartas do planeta, todos os anos em Las Vegas milhares de jogadores se reúnem para disputar premiações milionárias e muito prestígio no cenário internacional.

Foi pensando em todo esse glamour envolvendo o poker que em 2007 o estúdio Activision lançou o World Series of Poker 2008: Battle for the Bracelets. Disponível para PlayStation 3, PlayStation Portable, Xbox 360, PlayStation 2, Wii, Nintendo DS e Microsoft Windows, o game é um dos mais aclamados de todos os tempos na modalidade.

A grande atração do game é a corrida pelo título do Main Event, que é a grande competição do WSOP e com premiação que geralmente ultrapassa os US$ 5 milhões. O jogo do World Series também conta com outros formatos de jogos que são famosos no poker. Isso faz com que o game seja apelativo até mesmo para os fãs hardcore da modalidade.

Assim como Roland Garros, o jogo do World Series of Poker se destaca pelo seu realismo e por contar com muitos jogadores que são totalmente licenciados. Entre eles, vale citar campeões como Scotty Nguyen, Phil Hellmuth, Chris Ferguson e Johnny Chan.

Vancouver 2010

As Olimpíadas de Inverno sempre são bem atrativas e interessantes para o público geral. No ano em que houve a edição dos Jogos realizadas em Vancouver, a empresa Eurocom, em parceria com a Sega, lançou o game oficial da competição.

Para Microsoft Windows, PlayStation 3, Xbox 360 e iOS, o jogo conta com competições como esqui alpino, slalom gigante, bobsled, snowboarding e vários outros.

Vancouver 2010 também conta com 30 desafios diferentes para apimentar ainda mais o game no que diz respeito a variedade.

A recepção do jogo recebeu críticas variadas, mas o game teve boa popularidade e foi vendido no mundo todo. O gamer tem a opção de jogar com atletas de 24 diferentes países, sendo todos eles do hemisfério norte.

London 2012

Com reviews mais positivos do que Vancouver 2010, o game dos Jogos Olímpicos de 2012 foi o último oficialmente lançado da competição. Outro está nos horizontes e será lançado mundialmente no ano que vem — referente aos Jogos de Tóquio (2020).

Esse game conta com 31 eventos diferentes dos mais variados que vão de ginástica até natação. Bem completo em termos de compatibilidade, ele foi lançado para Microsoft Windows, PlayStation 3, Xbox 360, Android e iOS.

O review do site Digital Fix elogiou bastante a versão de PlayStation 3 e deu a nota total de 7 em 10 ao dizer: “Bom exemplo de um jogo tipo de Olimpíada. A apresentação é excelente, os eventos são mais variados do que você imagina e as sutilezas dos controles significam que você passará momentos maravilhosos ao começar qualquer experiência com o jogo.”

A expectativa é que a próxima versão com Tóquio 2020 traga de volta a magia de um game que fez sucesso no início da década.

Tiger Woods PGA Tour 2012 — Masters

Um dos maiores golfistas de todos os tempos, Tiger Woods segue na ativa e chegou a ganhar um Major neste ano. Em 2012, quando ainda era capa do então maior game de golfe do mundo, a edição contou com uma novidade bem especial.

A chegada do torneio Masters, um dos mais tradicionais do mundo, foi uma ótima adição para o game. Um prólogo de quase 10 minutos é o início do jogo em que o jogador tem a possibilidade de jogar o último buraco do torneio de Masters com Tiger Woods.

Também muito compatível com diversas plataformas, o jogo está aberto para PlayStation 3, Wii, Xbox 360, Microsoft Windows e Mac OS X.