Especiais

Entrevista exclusiva – SideQuest Studios fala sobre Rainbow Moon (PSN)

A eastasiasoft lançará em breve o jogo Rainbow Moon para o PlayStation 3 via PSN. Se você não a conhece, talvez se lembre dos dois Söldner-X lançados na PlayStation Store americana, também para o PlayStation 3. O desenvolvimento está nas mãos da SideQuest Studios.

O PS3 Brasil teve a oportunidade exclusiva de entrevistar os desenvolvedores e saber mais sobre o game. Confira agora mesmo!

PS3 Brasil: Como a ideia de desenvolver Rainbow Moon nasceu?

SideQuest Studios: A ideia nasceu bem cedo, logo depois de completarmos o primeiro Söldner-X para o PS3. Nós até mesmo já tínhamos trabalhado no conceito e tivemos algumas ideias de design. Então, por causa da boa recepção de Söldner-X, o projeto foi colocado de lado e Söldner-X 2 foi desenvolvido em seu lugar.

Finalmente, nossa ideia sempre foi de trabalhar em diferentes projetos, algo que é possível, por ser uma equipe pequena e independente. Então, nós voltamos para Rainbow Moon.

PS3 Brasil: Por que “Rainbow Moon”? Qual a origem do nome?

SideQuest Studios: Com Rainbow Moon queríamos criar um mundo que fosse bonito, cheio de cores e inspirado. Rainbow Moon foi a nossa primeira sugestão para um nome e todos na equipe apoiaram.

PS3 Brasil: Explique, se possível e de uma maneira simples, a história de Rainbow Moon.

SideQuest Studios: Com Rainbow Moon, estamos fazendo algo semelhante a jogos populares da Nintendo, como a série Zelda. Nós estamos fornecendo apenas uma história curta, para dar ao jogador uma introdução ao game. O foco de Rainbow Moon é no gameplay.

Quando o game começar, você verá um pequeno clipe que explica como Baldren (o herói do jogo) foi amaldiçoado pelo seu rival Namoris e teletransportado para um lugar desconhecido chamado Rainbow Moon.

A tarefa de Baldren é descobrir mais sobre o planeta e como poderá deixar o lugar e voltar para casa. Durante sua jornada, ele encontrará vários amigos e inimigos, e é como a história se desenvolve.

PS3 Brasil: No anúncio original, é dito que você pode controlar seis personagens. Nos diga mais sobre esses personagens e a relação entre eles.

SideQuest Studios: Durante sua jornada, Baldren encontrará várias pessoas. Eventualmente, até outros cinco personagens poderão juntar-se à party de Baldren. O mais importante não é a relação entre eles, mas como eles se complementam.

Cada personagem possui uma arma única e pode aprender diferentes habilidades. Há também personagens que são fortes (ou fracos) contra certos tipos de inimigos. Caberá ao jogador decidir quais personagens devem se unir ao grupo de batalha e descobrir as combinações certas para as batalhas certas.

PS3 Brasil: O game precisará mais de 100 horas para completar 100%. Isso é devido às side-quests ou aos colecionáveis? Se é ao menos um deles, quantos podemos esperar?

SideQuest Studios: Há muita coisa para se fazer em Rainbow Moon que são opcionais. Se você jogar apenas a história principal, provavelmente levará cerca de 40 a 60 horas. Mas o game oferece muito mais, como dungeons opcionais, side-quests, diferentes finais e envolvimento do personagem.

Se você aproveitar ao máximo de Rainbow Moon, esteja preparado para pelo menos 100 horas.

PS3 Brasil: Rainbow Moon promete ser enorme. Há quanto tempo ele está em desenvolvimento?

SideQuest Studios: Rainbow Moon está em desenvolvimento há quase dois anos. Nosso objetivo inicial era criar um game bem menor, mas, para concretizar todas as nossas ideias, o game se tornou muito maior. Entretanto, estamos bastante contentes e satisfeitos com o produto final.

PS3 Brasil: Rainbow Moon receberá algum DLC no futuro?

SideQuest Studios: Sim, diversos itens serão lançados via DLC durante o mês de lançamento. Nós anunciaremos mais detalhes nas próximas semanas.

PS3 Brasil: Rainbow Moon é um “RPG Estratégico”. Fãs de quais games devem ficar ansiosos? Final Fantasy Tactics (Square Enix)? Fire Emblem (Nintendo)?

SideQuest Studios: Rainbow Moon é um jogo único. Você achará inspirações de jogos como Final Fantasy, Dragon Quest, Disgaea e outros jogos da NIS, mas no geral é diferente e não será parecido com nenhum outro game do gênero.

Comparado à maioria dos outros SRPGs, Rainbow Moon oferece muito mais exploração, algo que vai mais para a direção dos games clássicos de RPG. O sistema de batalha, entretanto, é uma mistura de ambos. O sistema de grind oferece mais profundidade comparado aos RPGs clássicos. Mas ao mesmo tempo é mais rápido e menos complexo quando comparado aos SRPGs, como Final Fantasy Tactics ou até mesmo Disgaea.

Quando você pegar Rainbow Moon, você verá que é realmente único.

PS3 Brasil: Nos diga mais sobre o desenvolvimento de um jogo no PlayStation 3. Quais são as dificuldades? Há alguma limitação por ser um jogo da PSN?

SideQuest Studios: Nós estamos bastante familiarizados com o hardware do PlayStation 3, então não encontramos grandes dificuldades. A tarefa mais desafiadora sempre é completar o produto. Há tantas coisas pequenas e pedaços que se unem e tudo deve funcionar. Nós gastamos muito tempo ajeitando, balanceando e testando o game para garantir um produto com uma qualidade sem falhas ou bugs.

PS3 Brasil: Vocês consideraram a possibilidade de lançar Rainbow Moon em blu-ray?

SideQuest Studios: No momento, não há planos de lançar em disco.


Söldner-X 2: Final Prototype

PS3 Brasil: Vocês desenvolveram os dois excelentes Söldner-X. Alguma chance para um terceiro?

SideQuest Studios: Se houver bastante suporte dos fãs, um outro Söldner-X (ou ao menos um outro jogo de shooter) é possível. Entretanto, no momento, não há planos.

PS3 Brasil: Vocês possuem planos para o PlayStation Vita?

SideQuest Studios: O PS Vita é um hardware muito interessante e estamos considerando ele para um de nossos próximos projetos. Entretanto, é muito cedo para confirmar algo no momento.

PS3 Brasil: Qual será o próximo passo de vocês, agora que Rainbow Moon está concluído?

SideQuest Studios: No momento, nosso foco principal ainda permanece em Rainbow Moon. Há várias tarefas pequenas que devem ser feitas até o lançamento do game. Depois disso, decidiremos sobre o nosso próximo passo, o qual depende de como Rainbow Moon será recebido.

Também estamos trabalhando em dois pequenons games para iPhone/Android, um deles será anunciado nas próximas semanas.

PS3 Brasil: Obrigado pelas respostas e sucesso a vocês!

SideQuest Studios: Muito obrigado pela oportunidade da entrevista!