PUBLICIDADE

Com o passar do tempo, a tecnologia evolui e com isso, a indústria de jogos também passa por transformações. Quanto mais elementos que se aproximem da realidade, mais imersiva será a experiência do jogador. Uma das apostas que as desenvolvedoras vem fazendo é a de colocar pessoas famosas como personagens de seus jogos, investindo cada vez mais em tecnologia e fazendo parecer que aquele personagem realmente existe.

A seguir, fizemos uma lista de pessoas famosas que interpretam personagens em alguns jogos. Lembrando que para essa lista selecionamos apenas aqueles que além de dar a voz, também participaram do processo de captura de imagem e movimento do jogo; resultando em personagens com fisionomia idêntica ou muito semelhante à dos atores.

Ellen Page (Beyond: Two Souls)

Beyond Two Souls

Beyond: Two Souls foi  produzido pela Quantic Dream e lançado para PS3 no ano de 2013. O jogo é um drama interativo que consegue misturar perfeitamente elementos como drama, mistério e ação, além de acrescentar uma pegada sobrenatural.

PUBLICIDADE

Aqui, a atriz Ellen Page, conhecida por trabalhos como Juno e The Umbrella Academy dá a vida à protagonista Jodie Holmes: uma jovem mulher que nasceu com um dom inexplicável e busca respostas para acontecimentos estranhos que ocorrem à sua volta. A personagem tem traços muito fiéis aos da atriz, e até mesmo sua personalidade tem inspiração em Page. O próprio diretor do jogo, David Cage disse que desde que começou a idealizar o projeto, enxergava a personagem com alguém que fosse muito forte e corajosa, e ao mesmo tempo tivesse uma aparência mais frágil; e claro, Page se encaixou perfeitamente para o papel de Jodie.

Willem Dafoe (Beyond: Two Souls)

Beyond Two Souls

Provavelmente lembrado por muitos pela sua atuação como o icônico vilão Duende Verde no filme Homem-Aranha de 2002, Willem também fez uma participação em Beyond: Two Souls. No jogo ele interpreta Nathan Dawkins: um cientista que trabalha para o governo e busca ajudar Jodie a entender a natureza de seus dons sobrenaturais.

Rami Malek (Until Dawn)

Until Dawn

Until Dawn é um jogo estilo aventura interativa com uma temática de horror/suspense e que foi lançado para PS4 em 2015. O enredo do jogo é bem interessante: um grupo de amigos vai passar alguns dias num chalé no meio das montanhas, um ano após um trágico acontecimento quando coisas estranhas começam a acontecer. O jogador pode controlar vários personagens e fazer escolhas que influenciam o rumo da história. Aqui, Malek que é bastante conhecido pelo seu papel como protagonista de Mr. Robot, dá vida a Josh: o irmão mais velho das personagens Hannah e Beth, e também é ele quem convida os amigos para retornar à cabana.

Hayden Panettiere (Until Dawn)

Until Dawn

Eternamente lembrada pelo seu papel como a líder de torcida Claire na série Heroes, Hayden também aparece no jogo Until Dawn. Ela interpreta Samantha (Sam), que é uma das principais personagens e a mais carismática do jogo. A atriz deu uma declaração dizendo ter algumas coisas em comum com a personagem como ser apaixonada por animais e ser uma pessoa pacifista, que evita conflitos e busca resolver as questões por meio do diálogo.

Jesse Williams (Detroit: Become Human)

Detroit

O ator é bastante lembrado pelo seu papel como o Dr. Jackson Avery na série televisiva Grey’s Anatomy. Em Detroit: Become Human, um jogo eletrônico produzido pela Quantic Dream a trama se passa em um futuro alternativo, onde androides estão presentes em todos os lugares e apesar de existirem para servir os humanos, eles começam a tomar decisões próprias e enfrentar dilemas morais. No jogo, ele interpreta o androide Markus: um androide rebelde que vem a se tornar o líder na luta pela liberdade dos chamados “divergentes”.

Cary-Hiroyuki Tagawa (Mortal Kombat 11)

Mortal Kombat

Mortal Kombat se consagrou como uma franquia de sucesso no gênero de jogos de luta. A saga surgiu em 1992 sendo desenvolvida e publicada pela Midway. O sucesso da franquia é tamanho que já foram lançados filmes, séries de TV, além de maid de 20 jogos lançados entre o ano de sua gênese e julho de 2020. Além da experiência de jogabilidade que inclui diversas maneiras de golpes e finalizações, com lutas sangrentas e uma boa história de fundo; com certeza um fator crucial para a popularização da saga é a singularidade e carisma de seus personagens.

Shang Tsung é um personagem que está presente desde o primeiro jogo arcade de Mortal Kombat e é um feiticeiro e ladrão de almas e considerado um dos grandes vilões da franquia. O ator Cary-Hiroyuki Tagawa foi o responsável por viver o personagem em Mortal Kombat: O Filme, e passou a ser sempre lembrado por muitos como a representação do vilão. Para a alegria daqueles que gostam do ator, ele foi o escolhido para reviver o icônico personagem em Mortal Kombat 11 o capítulo final dessa nova saga de Mortal Kombat, que foi muito elogiado pelos fãs da franquia.

Cameron Monaghan (Star Wars Jedi: Fallen Order)

Star Wars Jedi Fallen Order

Cameron Monaghan é um ator norte-americano que ficou conhecido por sua interpretação de Jerome Valeska/Jeremiah Valeska na série de televisão Gotham. Aqui em Star Wars Jedi: Fallen Order ele interpreta o protagonista Cal Kestis, um padawan que é um dos poucos sobreviventes do expurgo que eliminou a Ordem 66. Ele vive sua vida escondido, como um simples mecânico, até que começa a ser caçado pelos Inquisidores e se vê obrigado a tomar outros rumos. O jogo de ação e aventura teve grande aceitação pelo público tendo mais de 10 milhões de usuários únicos desde o seu lançamento, de acordo com dados da Electronic Arts, mas ainda não há uma confirmação de data para uma possível sequência.

Mads Mikkelsen (Death Stranding)

Death Stranding

Death Stranding é um jogo eletrônico de ação, do brilhante diretor Hideo Kojima e que conta com um elenco de peso tendo participação de vários atores famosos, principalmente Norman Reedus que é o protagonista. A história se passa numa América durante o fim dos tempos, com um ecossistema destruído e um mundo completamente transformado, onde as leis de vida e morte foram totalmente mudadas.

O ator Mads Mikkelsen é conhecido por seu papel como o serial killer Hannibal Lecter na série de TV Hannibal. Aqui no jogo ele interpreta o antagonista Cliff Unger, um soldado veterano que tem um passado misterioso e tem um papel fundamental no desenvolvimento da trama.

Léa Seydoux (Death Stranding)

Death Stranding

A atriz francesa que coleciona papéis de destaque em filmes como Azul é a Cor Mais Quente, O Grande Hotel Budapeste e O Lagosta, além dos dois filmes mais recentes de 007 (Spectre e Sem Tempo para Morrer); aqui é a personagem Fragile, uma jovem mulher que é líder e filha do fundador da Fragile Express.

Guillermo del Toro (Death Stranding) 

Death Stranding

Apesar de não dar à voz ao personagem e ter feito apenas uma participação especial, não há como negar a importância do cineasta, roteirista e produtor mexicano para o projeto junto de Hideo Kojima, com quem já havia trabalhado em Silent Hills. Del Toro emprestou sua fisionomia para o personagem Deadman, um humano artifical que tem esse nome pois partes de seu corpo é constituído de pessoas já mortas. Ele é um dos poucos cidadãos residentes nas Cidades Unidas da América.

O design de animação contribui muito para que o jogador consiga sentir empatia e se emocionar com os personagens retratados no jogo, e a ideia de usar atores e atrizes conhecidos é relevante não apenas para a popularização, mas com certeza também possibilita ainda mais essa identificação do público.

Não se esqueça de deixar aqui nos comentários qual desses personagens você achou mais fiel ao retratar as feições do ator ou atriz, e se você gosta ou desgosta dessa tendência de se ter jogos cada vez mais realistas.