Especiais

Death Stranding – Easter Eggs, Referências e Participações Especiais


A série Metal Gear sempre escondeu uma variedade absurda de homenagens a jogos, filmes, livros e outros elementos da cultura pop. Com Death Stranding não foi diferente e Hideo Kojima colocou uma boa quantidade de referências em seu mais novo título. Neste artigo, nós da equipe do PSX Brasil reunimos alguns dos easter eggs mais interessantes e trouxemos diretamente pra você.

VALE LEMBRAR QUE ESTE ARTIGO POSSUI ALGUNS SPOILERS DA CAMPANHA PRINCIPAL, ENTÃO LEIA POR SUA CONTA E RISCO!

AKIRA

É possível alterar o padrão de cores dos veículos em Death Stranding e com isso o jogador pode deixar seu triciclo invertido praticamente idêntico à lendária motocicleta pertencente a Shotaro Kaneda na animação Akira.

Metal Gear Solid

Em uma das cutscentes iniciais é possível ver uma tela de Game Over ao fundo de Deadman que possui um design extremamente semelhante à tela de Game Over que vemos no primeiro Metal Gear Solid, lançado para o PlayStation em 1998. Uma singela homenagem à franquia que passou anos sob o cuidado de Hideo Kojima.

P.T.

Death Stranding possui paralelos interessantes com P.T. sendo o primeiro deles a presença de Lisa, esposa de Cliff (personagem interpretado por Mads Milkkelsen) que em Death Stranding se encontra em estado de coma. Ela compartilha seu nome com a entidade fantasmagórica que nos assombra pelos corredores da casa em P.T..

O que torna tudo interessante é que a Lisa em P.T. tem um olho faltando, enquanto que a Lisa em Death Stranding é morta por Cliff em um ato de compaixão para livrar sua mulher do sofrimento, justamente com um tiro direcionado em seu olho direito. Graças ao universo criado em Death Stranding, podemos teorizar que os eventos de P.T. talvez se passem em uma praia, uma realidade paralela para onde vão os espíritos daqueles que morrem. Com isso, existe a possibilidade de que tudo que vemos na demo seja na realidade uma viagem feita por Sam a essa praia através de seus sonhos em algum momento antes dos eventos do game.

Moby Dick Studios

Para quem não sabe, Moby Dick Studio foi um estúdio de desenvolvimento de jogos criado em 2012 como golpe de marketing por Hideo Kojima como forma de gerar interesse em seu futuro título, Metal Gear Solid V:The Phantom Pain. Na época, o estúdio divulgou que trabalhava em um jogo chamado “The Phantom Pain”, que muitos acreditaram ser um título de terror por conta dos trailers divulgados.

Entretanto, na GDC de 2013, Kojima revelou que se tratava do próximo Metal Gear Solid, levando fãs à loucura com tamanha conspiração. Em Death Stranding há diversos momentos em que observamos a imagem de baleias, mas talvez a referência mais próxima ao estúdio fictício seja o logo estampado em uma das garrafas de whisky que Cliff está segurando durante um dos flashbacks de BB que podemos observamos em um momento do jogo.

Horizon Zero Dawn

Ao maximizar a taxa de sincronização com “o artífice”, um dos NPCs presentes no game, o jogador desbloqueará hologramas de Aloy e outras criaturas de Horizon Zero Dawn, como o Pescoçudo e o Vigia, podendo utilizá-los em suas construções para saudar outros jogadores.

Ride with Norman Reedus

Existem propagandas e menções ao programa de TV Ride with Norman Reedus que, como o próprio nome já indica, é estrelado por Norman Reedus, ator que dá vida a Sam em Death Stranding. Há inclusive a possibilidade de desbloquearmos um triciclo tematizado com o logo da série.

Feliz Aniversário!

Ao iniciar o game, devemos inserir a nossa data de aniversário e, ao entrar em Death Stranding nesse dia, o jogador receberá um e-mail da Bridges parabenizando-o. Quando estiver em seu quarto privado, o jogador poderá ver um bolo de aniversário que será comido por Sam enquanto transitamos pelos menus do lugar.

Ao sair do quarto, receberemos uma cutscene secreta na qual Cliff dá os parabéns ao jogador e o presenteia com um buquê de flores. Vale lembrar que Hideo Kojima tornou esse tipo de celebração comum da série Metal Gear, após Metal Gear Solid 2:Sons of Liberty.

Filmes

No jogo podemos encontrar diversos chips de memória que funcionam como coletáveis. Alguns deles carregam as capas de filmes clássicos como Godzilla, Conta Comigo, Christine: O Carro Assassino, A Travessia, entre outros.

Trilha sonora de God of War (2018)

Assim como os filmes, outros coletáveis que podem ser encontrados no mapa do jogo são capas de trilhas sonoras de diversos artistas como Low Roar e Silent Poets. Entretanto, uma dessas trilhas pertence justamente a God of War de 2018, dirigido por Cory Barlog.

Apocalypse Now

Em certo momento do jogo, somos enviados à uma praia onde os soldados que morreram durante a guerra do Vietnã passam a eternidade se enfrentando, como uma espécie de purgatório. Nessa parte do game, Cliff emerge do fundo de um lago da mesma forma que Benjamin Willard, personagem principal da obra cinematográfica Apocalypse Now, dirigido por Francis Ford Copolla. Curiosamente, o filme retrata justamente a guerra do Vietnã e como a mesma impactou nos soldados americanos na época.

Reações de Sam

Ao repousar no quarto seguro, o jogador pode ativar reações únicas e divertidas do sam ao ampliar o zoom da câmera em diferentes partes do personagem apertando o botão R3.

Die-Hardman (John)

O personagem Die-Hardman é uma referência direta ao filme Die Hard (Duro de Matar no Brasil) e inclusive o nome verdadeiro do personagem é John Mcclane, mesmo nome do protagonista do filme, interpretado por Bruce Willis.

Hermen Hulst

Hermen Hulst é um co-fundador e antigo diretor geral da Guerrilla Games e, mais recentemente, foi nomeado como presidente da Sony Worldwide Studios. Vale lembrar que foi Hermen que entregou pessoalmente o código-fonte da Decima Engine para Hideo Kojima para que Death Stranding fosse produzido. Hermen pode ser encontrado na região central sob o nome de “O Artífice”.

Conan O’Brien

Conan o Brien é um comediante e apresentador de TV dos EUA, que ganhou fama por ter trabalhado como roteirista de diversas esquetes em Saturday Night Live e diversos episódios da série animada The Simpsons. Conan pode ser encontrado na região central sob o nome de “O Cosplayer”.

Edgar Wright

Edgar Wright é um famoso diretor, roteirista e ator britânico, conhecido por ter dirigido filmes como Em Ritmo de Fuga (Baby Driver) e Scott Pilgrim Contra o Mundo, além de ter escrito o roteiro do primeiro Homem-Formiga. Entretanto, nada supera a sua parceria com o ator Simon Pegg na produção da trilogia do Sangue e Sorvete composta por Todo Mundo Quase Morto, Chumbo Grosso e O Fim do Mundo, três excelentes filmes que combinam ação, ficção científica e o melhor do humor britânico. Edgar Wright pode ser encontrado na região central, em South Knot City.

Daichi Miura

Daichi Miura é um é um famoso cantor, compositor e dançarino japonês que já trabalhou na trilha sonora de diversas séries e animes do país como Kamen Rider e Parasyte, e mais recentemente foi o responsável pela música tema do filme Dragon Ball Super:Broly. Ele pode ser encontrado na região leste sob o nome de “O Músico”.

Geoff Keighley

Conhecido por muitos como principal apresentador do The Game Awards, Geoff keighley é um jornalista de jogos de videogame e um dos produtores executivos do TGA desde 2014. Ele pode ser encontrado na região leste sob o nome de “O Fã de Ludens”.

Jordan Charles Vogt-Roberts

Jordan Charles Vogt-Roberts  é um diretor de cinema que nutre uma imensa paixão por jogos de videogame. A maior prova disso é o que vemos em Kong: A Ilha da Caveira, que possui diversos easter eggs e referências a The Legend of Zelda, Shadow of the Colossus e Metal Gear. Curiosamente, Jordan também é o responsável pela direção da adaptação cinematográfica de Metal Gear, que atualmente se encontra em pré-produção. Seu próprio entreposto guarda uma singela referência ao trabalho anterior do diretor em Kong. Jordan pode ser encontrado na parte leste da região central do jogo sob o nome de “O Diretor de Cinema”.

Tommy Wirkola

Outro diretor que faz aparição em Death Stranding é Tommy Wirkola, conhecido por obras como João e Maria: Caçadores de Bruxas e Zumbis na Neve. Ele aparece como o responsável pelo centro de distribuição ao norte de Mountain Knot City na região central.

Errolson Hugh

Errolson Hugh é um designer de moda canadense, co-fundador da marca ACRONYM e um dos designers responsáveis pela subsidiária da Nike, ACG Line. Errolson foi o criador de alguns produtos licenciados de Death Stranding como camisetas e óculos, sendo que no jogo pode ser encontrado na estação meteorológica na região central.

Hirokazu Hanamura

Hirokazu hanamura é o ex-editor chefe da Weekly Famitsu, e atual presidente da Enterbrain, além de ser o diretor da Kadokawa Group Holdings, Kadokawa Group Publishing, Kadokawa Games e da Walker Books. No jogo, ele pode ser encontrado na região central, sob o nome de “O Coletor”.

Junji Ito

Junji Ito é considerado por muitos o mestre dos mangás e histórias de horror no Japão, com obras perturbadoras e horripilantes e que desafiam tudo que conhecemos como Uzumaki, Gyo e Tomie. O autor possuía envolvimento no desenvolvimento de P.T. como o responsável pelo design das criaturas do game. Muitas das criaturas e conceitos encontrados em Death Stranding possuem forte inspiração no trabalho de Ito. Junji Ito pode ser encontrado na região central sob o nome de “O Engenheiro”.

Sam Lake

Sam Lake é um dos membros fundadores da Remedy Entertainment e uma das mentes por trás de jogos como Max Payne e Alan Wake. No game, ele pode ser encontrado na região central sob o nome de “O Portador Veterano”.