Especiais

Análise – Wireless Stereo Headset

Em maio, a Sony anunciou que o PlayStation 3 receberia um headset estéreo e wireless. No último dia 6 de setembro, finalmente este acessório foi lançado.


Ele é um acessório oficial da Sony, portanto foi desenvolvido pensando no PlayStation 3. Pelo nome, “headset”, sempre aparece em sua cabeça que ele é usado apenas para conversação. Essa concepção está errada. O headset funciona para conversa, obviamente, mas todo o som do jogo é reproduzido em seus ouvidos.

O acessório custa 99,99 dólares lá fora. Como sua caixa é relativamente grande, as chances de você ser taxado em sua importação são altas, dado o fato que o produto é difícil de ser encontrado à venda no Brasil.

Mas ele funciona? É para isso que este texto está aqui.


O headset necessita do firmware 3.70 (o mais atual é o 3.73) para funcionar. Não é necessário configuração alguma – basta conectar a entrada USB no console que, automaticamente, o acessório será detectado pelo seu PS3.

É possível controlar o volume do som no próprio headset. Um ícone aparecerá no PS3 indicando o quão alto está volume, assim como a quantidade de bateria restante e se o som está em estéreo ou surround (“virtual surround” como a Sony chama, e que pode chegar a 7.1, mas o efeito está mais para 5.1). Quando o som do jogo está saindo no headset, sua televisão ficará muda automaticamente.

Se você deixar completamente sem som, escutará apenas a conversação via headset. É possível, também, deixar o som na TV e usar o headset apenas para conversa – basta selecionar a opção nas configurações da XMB.

A bateria do headset é recarregável como a do Dual Shock 3 – inclusive deve-se usar o mesmo cabo mini-USB. O carregamento demora bastante: considerando uma bateria quase vazia, serão quase 3h de recarga. Porém, a bateria dura algo em torno de 7 a 8 horas ligada, ou menos, se a conversação estiver sendo usada frequentemente. Uma luz azul localizada no microfone (que se torna vermelha quando está carregando) indica se o headset está ligado.

Quando à conversa, o microfone é retrátil. A conversa é bastante limpa e há poucos ruídos.

O headset pode ser desligado e ligado a qualquer momento. Ele possui um botão na parte superior de um dos lados, bem visível e próximo ao controle do volume.

Quanto ao headset em sua cabeça: ele é bastante confortável e pode ser configurado conforme o formato dela, sem maiores problemas. O headset isola bastante os seus ouvidos do meio em que se encontra, proporcionando um som à lá cinema em seus ouvidos, principalmente em jogos que utilizam o Dolby Surround como Killzone 3. Portanto, caso você necessite conversar com pessoas ao seu redor, tenha em mente que o headset deixará você “surdo” no ambiente.

Filmes em blu-ray e DVD também podem ser usados com o headset. Arquivos de de áudio e vídeo rodados na XMB não possuem problemas. O headset pode ser usado em computadores graças à sua saída USB, mas a Sony não garante que funcione em todos computadores.

Como ponto negativo podemos citar a possibilidade de se usar apenas um headset por console. E, apesar de 7 a 8 horas ser algo de boa duração, uma recarga de quase 3 horas (se estiver vazio) é algo demorado demais.

Se você procura um headset para conversar com seus amigos online e não se importa muito com o preço que deseja gastar, ou ainda, gostaria de jogar seus games de PlayStation 3 com o som em fones de ouvido com uma tecnologia de ponta, o headset wireless estéreo é a sua melhor opção de compra, de longe. Porém, se você não se importa muito e acha que o som de seu televisor já é o ideal e deseja um headset APENAS para conversar com amigos, sua melhor opção continuará sendo aqueles simples que se encaixam em apenas uma orelha – há, inclusive, oficiais da Sony que são assim.

Este headset estéreo wireless é voltado para as pessoas que desejam jogar sem pertubar alguém, desejam ter o som do jogo aproveitado ao máximo sem exagerar (como um home theater) ou estão em busca de um headset e não se sentem confortáveis com os “simples de uma orelha só”.

O produto está caro, mas a faixa de preço de headsets desse tipo são encontrados ao redor disso, infelizmente. O autor desta análise não se arrepende da compra, pois se encaixava nas ocasiões acima. Se você, leitor, não se enquadra, pense melhor a respeito. Caso contrário, não pense duas vezes.