Especiais

A evolução dos games e o papel do poker

A indústria dos jogos já representa o maior mercado do mundo dentro do universo do entretenimento quando se considera tanto lucro como investimento. Trata-se de um dos segmentos que apresenta maior velocidade de crescimento. Se traçado um panorama dos dias de hoje em relação a 30 anos atrás, é possível notar uma enorme ascensão do setor de jogos eletrônicos. Por isso, uma simples projeção pode confirmar que esta área é profundamente promissora. Mais empregos, novos tipos de profissões, movimentação da economia, transformação da tecnologia, soluções para novos mercados. Inúmeras vantagens poderão surgir diante das inovações propostas pelo mundo dos jogos. Sendo assim, alguns dos pontos mais relevantes que compõem a evolução dos games serão citados a seguir.

O universo dos jogos tende a ser cada vez mais imersivo em termos de experiência do usuário. O objetivo é entreter cada vez mais os jogadores, de uma forma altamente personalizada. Isto explica o sucesso de jogos como o GTA V (Grand Theft Auto), The Witcher 3 e Read Dead Redemption 2. Estes games proporcionam que os usuários tenham contato com minigames, que neste caso são considerados jogos provenientes dos games principais.

Assim como jogos de renome como o GTA V, The Witcher e Red Dead Redemption, o modelo de jogos eletrônicos tem avançado para diversos outros setores. É o caso do poker, em que os usuários podem ter uma vivência virtual. O poker online de 888 por exemplo, propicia aos internautas uma experiência repleta de desafios e emoções bem semelhantes à uma mesa de poker convencional. A evolução da tecnologia tem oportunizado a atividades como o poker uma progressão incrível. Afinal, jogar poker online atualmente exige apenas uma conexão com a internet e um simples smartphone. Para quem não abre mão de uma tela maior, laptops e PCs ainda podem ser utilizados.

Não é uma surpresa que o mercado de trabalho ligado aos games tem apresentado um crescimento surreal. Por se tratar da indústria que mais cresce no âmbito do entretenimento, existem vagas para este setor em diversos países. O poker tem acompanhado este crescimento. Por isso, desenvolvedores de jogos tendem a incluir o poker dentro da variedade de games que vai obter novas versões nos próximos anos. Tecnologia e inovação compõem um novo momento nos negócios ligados aos games. Novas profissões passam a surgir baseadas nesta evolução. Programador, tester, animador, designer, produtor executivo. Todas estas funções fazem parte do mundo do games. Muitas outras profissões ainda irão surgir para suprir as necessidades que estão por vir dentro do universo dos jogos eletrônicos.

A evolução dos games passa pelo uso de tecnologia de ponta. Big data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Realidade Aumentada. A lista vai bem além destas especialidades citadas. Quando em integração tais especialidades proporcionam resultados espetaculares. Uma prova disso tem sido a Realidade Virtual aplicada ao poker. Algumas marcas têm explorado este campo. Tudo para oferecer uma prática diferente de tudo que um jogador virtual havia experimentado antes. É que através do poker online com Realidade Virtual, o internauta tem a chance de sentar à mesa na mesma proporção de seus adversários. A partir do uso de óculos especiais, o jogador pode optar por acessórios personalizados, pode escolher locais diferentes e até solicitar determinado cardápio durante as partidas. Trata-se de um cenário que imita bastante situações presenciais de jogos. A diferença é que não é preciso sair de casa para participar de uma mesa com demais pessoas.

Para entender o caminho que o poker está trilhando é preciso resgatar um pouco da história desta atividade conhecida e praticada em inúmeros países. Do surgimento do poker, por volta de 1830 em New Orleans, nos Estados Unidos, até os dias de hoje, muito tem se transformado. A evolução do jogo em torno de 1925, e sua profissionalização a partir de 1970, com o surgimento da World Series of Poker (WSOP) fazem parte da construção da história do poker moderno. Embora essas datas tenham sido extremamente relevantes para o desenvolvimento do esporte da mente, ainda é possível citar o poker online e o poker com Realidade Virtual como outros dois marcos na história do esporte.

Em tempos de geração de dados em uma escala estrondosa, entregar games que se encaixem perfeitamente no gosto dos internautas tem sido quase que uma obrigação. É o momento que empresas de jogos contam com toda uma equipe para levantar informações de consumo, muito a partir de pesquisas de mercado. O desafio fica por conta dos desenvolvedores que devem entender as tendências e transformá-las em um produto que seja personalizável e ao mesmo tempo consumido em larga escala. Diante disso, é possível dizer que as novas perspectivas tecnológicas como a Realidade Virtual e a internet 5G apontam um futuro brilhante não só para o poker online mas para todo o universo de jogos eletrônicos.