Conversando com o site Kotaku, Pete Hines, vice-presidente de marketing e relações públicas da Bethesda, revelou que a produção de Doom 4 foi reiniciada por não apresentar a qualidade desejada.

“Uma versão inicial de Doom 4 não apresentou a qualidade que a Id [Software] e a Bethesda esperavam entregar aos fãs da série. Como resultado, a empresa decidiu focar seus esforços em uma nova versão que promete entregar o que todos esperam deste game e da franquia. Iremos avisá-los quando estivermos prontos para falar sobre jogo”, explicou Hines.

Segundo uma fonte do site Kotaku, todos os funcionários da id Software foram realocados para trabalhar em Doom 4, levando outros projetos a serem adiados ou cancelados – e neste último grupo está Rage 2.

“‘Rage’ saiu e não foi o grande sucesso que todos esperavam que seria. Eventualmente o que aconteceu é que a ZeniMax [grupo que controla as operações da Bethesda] disse: ‘demos a vocês várias chances e vimos que tiveram problemas gerenciando vários projetos, então vocês terão apenas um: fazer Doom 4‘”, disse o informante.

Entrando em seu quinto ano de desenvolvimento – a produção do game foi anunciada em 2008 -, a aposta é que Doom 4 seja lançado no PlayStation 4 e no sucessor do Xbox 360, informação ainda não confirmada pela produtora.