A Ubisoft mostrou dois novos vídeos de Watch Dogs na PAX East, mas a portas fechadas. Em outras palavras, apenas a imprensa teve acesso.

O primeiro vídeo era uma mensagem do diretor de criação do título, Jonathan Morin. O segundo era o mesmo vídeo do game revelado na conferência da Sony para o PlayStation 4, mas sob a perspectiva do sistema de segurança ctOS.
 


Jonathan Morin, Creative Director

Watch Dogs é uma nova experiência de jogo focada na realidade. Nós estamos todos limitados a um mundo hiper-conectado. Tudo que foi inventado que envolve a internet nos últimos 20 anos começou lentamente a definir o jeito que vivemos o nosso dia-a-dia. Começou com computadores e celulares, e então tivemos os smartphones.

O próximo passo é o conceito de cidades "smart" (inteligentes): um sistema que une a cidade inteira para solucionar problemas complexos. Engarrafamentos, guerra contra o crime, controle do poder – esse conceito é real. No nosso game, chamamos isso de programa "CityOS". Você transformará uma cidade inteira em uma arma contra ela mesma.

Você controlará Aiden Pearce, um homem moldado pela violência e sua obsessão com vigilância. Um homem que monitora sua família 24h sem eles saberem para protegê-los de algo que aconteceu no passado. Infelizmente para Aiden, sua família estará em perigo novamente, levando ele ao limite: fazer justiça com as próprias mãos e levar suas obsessões ao limite. O que você descobrirá por trás da história de Aiden Pearce mostrará que vai além de uma simples pessoa e envolve a cidade inteira de Chicago.

Quando você controla Aiden Pearce, pode andar pelas ruas e acessar qualquer celular, qualquer laptop, qualquer computador. Se alguém tem um segredo, você descobrirá. Você pode controlar tudo ao seu redor, desde os faróis do trânsito até toda a luz da cidade. Considerando isso, Watch Dogs simula absolutamente tudo. Todo o realismo que nossa Chicago virtual oferecerá é simplesmente sem precendentes.

Mas o que é mais importante para nós são as dinâmicas do game. Cada sistema de nosso game fala um com o outro. Quando você anda na rua e pressiona um botão para causar um acidente, esse acidente será real e as pessoas atrás do volante estarão em perigo – elas podem morrer. Então se você deseja arrumar o problema, então terá que intervir.

Tudo que você pretende fazer e como fazer será reportado pela mídia – a população vai escutar. No final, em Watch Dogs, você sentirá a gravidade de cada situação conforme joga.

Em outros games, os jogadores tendem a seguir o pequeno ícone. Isso é porque o ícone diz o que acontecerá a seguir. Não em Watch Dogs. Mas nós também temos eventos aleatórios. Você terá acesso à vida e às informações de qualquer pessoa. Você pode acessar as contas bancárias delas, financiar seu progresso e descobrir todos os tipos de dicas para o seu gameplay.

Quando você pode acessar a vida de pessoas que você nem conhece, não tem nem ideia de onde isso o levará. Espere o inesperado em Watch Dogs. Quando você anda ao redor no mundo aberto, as possibilidades que oferecemos são ilimitadas. Se tudo está conectado, então todos estão conectados, também. Se você acha que está sozinho, pense novamente, não está. Alguém está observando. Outros jogadores cruzarão seu caminho. Em Watch Dogs, todos estão observando. Até mesmo pessoas em celulares. Você poderá jogar em qualquer plataforma, onde quiser, a qualquer momento.

Você já tem uma ideia do que é Watch Dogs. Mas acredite em mim quando eu digo que há mais por vir.

Perspectiva ctOS

ctOS Threat Monitoring Report #193A
Subject: Aiden Pearce
No dia 26 de outubro, às 16:13 Central Time, a rede de segurança ctOS detectou múltiplas brechas em nosso sistema. Foi um intruso de nível 3 na rede. Câmeras de vigilância locais e testemunhas oculares confirmaram que Aiden Pearce estava no local da invasão. Nós temos confirmação sólida que Pearce pode invadir o banco de dados da ctOS quando desejar. Isso garante a ele acesso a nomes, salários, ocupações e inúmeros clusters de informação privada.

Tentativas de rastrear e bloquear seus pontos de acesso não tiveram sucesso. Os hacks ilegais usados por Pearce deram a ele acesso a contas bancárias seguras. Neste caso, ele usa informação provada para roubar fundos de uma ATM próxima.

Momentos mais tarde, nós detectamos um novo intruso desconhecido. Parece que nós não somos as únicas pessoas que estão rastreando e monitorando Pearce. Anote isso pois voltaremos a esse assunto mais tarde. Começando às 16:32 Central Time, uma série de eventos deu início.

Pearce acessa dados de Sandy Higgins, uma professora com uma ordem de restrição contra seu ex-marido Bobby Sawicki. A prevenção de crimes do sistema ctOS detecta Higgins como uma vítima em potencial. Após ver a notificação do crime, Pearce decide seguir a Sra. Higgins. Esse fluxo de ações foi anotado por um criminologista e será adicionado ao próximo relatório psicológico.

Aqui nós vemos Pearce intervindo, salvando Higgins. Quando a pessoa que estava atacando foge, a prevenção de crime ctOS sugere que Pearce capture-o. Deve ser notado que esse indicador é parte de um sistema beta que será usado pela polícia de Chicago. Nós não sabemos como Pearce teve acesso a isso. E está claro que essa brecha é mais profunda do que imaginamos.

Próximo é um hack que nós estávamos completamente despercebidos. Pearce, de alguma maneira, sobrecarregou uma caixa de fusíveis elétricos. A implicação disso é óbvia, mas o que acontece a seguir é pior. A polícia de Chicago responde a esse distúrbio, mas Pearce alude os oficiais usando nosso sistema contra eles. E quando o ctOS não está disponível imediatamente, Pearce não hesita em usar ferramentas mais convencionais. Nosso sistema de reconhecimento de imagens confirma que Pearce estava armado com uma pistola de .9 mm.

A lição é: não se engane que Pearce é somente outro hacker. Ele é mais do que isso. Apesar da polícia de Chicago mostrar uma força considerável contra ele, Pearce conseguiu escapar a área através do distúrbio causado no sistema de trânsito da ctOS. Uma de nossas prioridades máximas é sermos capazes de acharmos a brecha que ele usou e fechá-la.

Enquanto Pearce faz sua fuga, nós podemos ver claramente evidência de desconhecidos que estavam monitorando suas ações. Nós precisamos perseguir esse indivíduo e determinar se ele ou ela está tentando pará-lo, ou pior, ajudá-lo. Nós devemos proteger nosso sistema, e isso significa impedir Pearce. Qualquer brecha do ctOS é um perigo para todos.

Watch Dogs será lançado para o PlayStation 4, PlayStation 3, Wii U, Xbox 360 (possivelmente para o próximo Xbox também) e PC.