Mafia: Definitive Edition

Durante uma entrevista ao site GRY-Online, o diretor do Mafia original, Daniel Vráva, comentou suas impressões com o remake do jogo lançado em 2020, desde as diferenças para o título original, as mudanças feitas e aquilo que o desagradou.

Vráva foi o criador, roteirista e diretor do primeiro jogo Mafia, lançado em 2002, e também participou do desenvolvimento de Mafia 2, mas acabou saindo do estúdio Illusion Softworks (renomeado depois para 2K Czech) por diferenças com a 2K. No fim, fundou sua própria desenvolvedora, Warhorse Studios, e lançou mais recentemente Kingdom Come: Deliverance.

De acordo com Vráva, o remake fez coisas que ele também teria feito hoje, principalmente com o roteiro. Muito realmente deveria ser reescrito, como foi feito, já que o original foi escrito por um Vráva de 23 anos e ainda inexperiente. Entretanto, não teria abordado alguns pontos como a Hangar 13 fez, incluindo as poucas aparições do antagonista Morello.

O desenvolvedor ainda elogia todo o aspecto técnico realizado, como a construção da cidade e a qualidade da mesma, além de inúmeros detalhes que incrementam a ambientação, como os efeitos pós crise de 1929 e o impacto financeiro disso no mundo do jogo.

Porém, Vráva fez duras críticas em como a jogabilidade do título mudou. Ele diz que há muito tiroteio no remake, enquanto o jogo original foi concebido para o mínimo possível de pessoas morressem. A direção dos veículos também foi criticada, dizendo que o sistema original foi feito para dar ênfase na diferença dos veículos e toda a direção ser algo difícil de masterizar. Além disso, os carros no remake não criam nenhuma interferência no jogo, sendo algo mais simples.

Completando, ele ainda comentou seus planos na época para a franquia. O intuito era lançar Mafia 2 apenas 2 anos depois do original, sendo feito na mesma engine e nas mesmas plataformas. Mafia 3 seria uma título da próxima geração (Xbox 360 e PS3) e já havia o planejamento para o jogo, mas devido aos constantes conflitos com a 2K Games, muito foi abandonado e Daniel Vráva saiu antes sequer de completar o desenvolvimento de Mafia 2, que acabou saindo somente em 2010 e o desenvolvedor se desligando em 2009.

Winz.io