Assassin's Creed: Valhalla

Em mais uma análise da Digital Foundry, o jogo da vez e um dos mais pedidos para esse trabalho é Assassin’s Creed Valhalla nos novos consoles. Na busca pelos 60fps e melhor qualidade, PS5 e Xbox Series X encontram alguns problemas, mas aparentemente o PS5 larga na frente.

Antes de tudo, a análise deixa claro que o desenvolvimento do jogo pode ter sofrido durante a pandemia e se encontra distante de um estado perfeito. Bugs, problemas técnicos, falta de polimento e performance irregular está presente em todas as versões. Patchs e consertos devem chegar em breve, mas também podem demorar devido ainda aos problemas com o trabalho via homeoffice e com várias versões do jogo para polir (PS4, Xbox One, PS4 Pro, Xbox One X, PS5, Xbox Series, Luna, Stadia, PC).

Quanto a resolução e taxa de quadros, a análise começa destacando o Xbox Series S. Em todas as versões do jogo há uma resolução dinâmica, onde no Series S fica entre 1188p a 1656p, mais comum em 1296p. A taxa de quadros é no máximo 30fps e se mantém estável na maior parte do tempo. Ocasionalmente, isso também em todas as versões, acontece screentearing (cortes na tela quando um frame não é formado a tempo para se juntar com o próximo frame) em cutscenes outros momentos do jogo. Menos notável no Series S.

Nos consoles de maior poderio, ambos trabalham com resolução entre 1440p a 1728p, variando principalmente do stress do jogo, como quando há vários personagens em tela. PS5 e Xbox Series X buscam 60fps e conseguem se manter nisso na maior parte do tempo. Mesmo problema com screentearing acontece aqui, mas muito mais notável no Xbox Series X. Quedas de frames em cutscenes e movimentação rápida de câmera acontecem em ambos os consoles, mas também mais frequente no Xbox Series X. Avaliando um desempenho geral em situações de alto stress, o PS5 é 15% melhor em manter números mais estáveis na taxa de quadros por segundo. Algo destacado também é que o efeito de blur na câmera não funciona perfeitamente no Xbox Series X, quase sempre em cutscenes, e que o console da Microsoft também apresentou uma quantidade maior de bug durante os testes.

Quanto a parte visual do jogo, a Ubisoft buscou e conseguiu uma paridade impressionante, com nenhum console tendo diferenças notáveis. Sombras, iluminação, tesselation, qualidade de personagens, árvores, terreno, texturas e mais são praticamente idênticos.

Confira abaixo a vídeo análise técnica do jogo pela Digital Foundry.

Winz.io